Integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) embarcaram no maior navio da Esquadra, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, no Porto de Recife (PE). O grupo, que representa vários estados do Nordeste, conheceu as instalações do navio Capitânia da Esquadra, que atracou pela primeira vez em Cabedelo (PB), na manhã desta quinta-feira (14).
A presença dos dez Soamarinos reforça a parceria da Marinha com a sociedade civil, difundindo a mentalidade marítima. Para o Vice-Presidente da SOAMAR-Brasil, Jorge Eduardo Pessoa de Aragão, esse momento demonstra a importância do estreitamento de laços entre a população brasileira e a Força. “Tivemos a oportunidade de participar da pernada entre Recife e Cabedelo e muito nos orgulha ver a Marinha com um meio desse porte. A iniciativa estreita, ainda mais, a necessária relação entre a população brasileira, nós civis, e a Marinha do Brasil”.
O Vice-Presidente ainda comentou sobre a necessidade de um Poder Naval crível para o aprimoramento da Defesa. “Em um contexto de aumento das disputas globais, o aprestamento dos meios operativos da Marinha do Brasil vem atender à necessidade cada vez mais premente de aprimoramento da Defesa Nacional. A PEC 55/23, conhecida como a PEC da Defesa, é uma ótima iniciativa e contribui para um fluxo orçamentário previsível nos investimentos em Defesa Nacional”, reforçou.
A visita contou, ainda, com os presidentes regionais: Paulo Hansen (AL); Jamiro Dias de Oliveira Júnior (CE); Marcos Souto Maior Filho (PB); José Carlos Guerra (PE) e Paulo Cesar Dantas (RN). Também estiverem presentes os Soamarinos Antônio Veríssimo; José Luiz Spencer; Roberto Cavalcanti Ribeiro; Sidney da Costa Rosa, e o Primeiro-Diretor Secretário da Fecomércio Paraíba, Guilherme Coutinho de Souza.

O grupo acompanhou as manobras da atracação inédita do NAM “Atlântico” em Cabedelo. Para o Presidente da Instituição no estado paraibano, Marcos Souto Maior Filho, a chegada ao Porto representa um marco para a região. “Tivemos o privilégio de acompanhar a vinda inédita do navio Capitânia ao Porto de Cabedelo. O navio mais importante da Marinha está em nossa terra e isso é um marco importantíssimo para o Porto, pois vai facilitar a chegada de outras embarcações por aqui”.
Os Soamarinos percorreram as instalações do navio, como o “ConVoo”, área de pousos e decolagens das aeronaves; o Centro de Operações de Combate; o “Passadiço”, onde são realizadas as manobras do navio, e as áreas externas.
SOAMAR
Fundada no ano de 1979, pelo Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) é uma instituição sem fins lucrativos composta por civis que atuam no desenvolvimento e integração da Marinha junto à sociedade. Presente em mais de 54 cidades do país, a SOAMAR também conta com sede internacional, em Portugal.
PEC da Defesa
A PEC 55/23, conhecida como a “PEC da Defesa”, de autoria do Senador Carlos Portinho, tramita, atualmente, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e aguarda definição de relatoria. Após aprovada na CCJ, segue para a Câmara dos Deputados, para votação em dois turnos.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/ZLNS7hZt7jY?si=OHKnUjOzwsd7nCmP]
Comentar