Para celebrar o Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, a Marinha do Brasil (MB) focou sua estratégia de comunicação no diálogo direto e instantâneo com o público. Em ações de mídia integradas entre o on-line e off-line, a Instituição conseguiu se aproximar ainda mais da sociedade e mostrar a fundo o trabalho de militares de todas as graduações e postos nos campos de defesa, segurança marítima e apoio às ações do Estado.

Com o slogan “Ah, se você fosse Marinheiro!”, a campanha convidou o público a refletir sobre essa profissão como uma opção de carreira, além das diferentes possibilidades de atuação dentro da MB e suas especificidades regionais. O lançamento foi marcado pela veiculação simultânea do vídeo institucional nas mídias sociais da Marinha e no telão instalado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), durante a tradicional Cerimônia de Substituição do Pavilhão Nacional.

A película, que pode ser assistida no canal da Marinha no YouTube, tem como trilha sonora a canção “Maresia”, na voz da cantora Adriana Calcanhotto, e mostra a rotina dos militares em missões humanitárias e em exercícios de guerra naval, alternando momentos de tensão e de descontração a bordo de navios, aeronaves e viaturas anfíbias. As imagens foram captadas em Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), em um esforço para garantir que a diversidade sociocultural do País estivesse representada.

Ao revelar o lado humanizado daqueles que trabalham diariamente na defesa da Pátria pelo mar, o vídeo reforça a ideia de que a MB é formada por brasileiros que cuidam e protegem outros brasileiros e seu patrimônio marítimo. “A relação do brasileiro com o mar vem melhorando a partir da nova e da novíssima geração e acho que a Marinha é muito importante nesse sentido de educar os brasileiros”, avalia a cantora Adriana Calcanhotto.

“O que mais me chamou atenção foi o storytelling criado, conectando a música com os momentos do dia a dia de trabalho da Marinha, trazendo um pouco dos valores culturais da corporação e aproximação emocional com qualquer brasileiro que vê o vídeo, independente de ser da Marinha ou não”, analisa a gerente de Marketing Agata Lago, que acumula 18 anos de experiência em branding, trade marketing, digital e visual merchandising, com atuação em empresas dos segmentos de varejo, bebidas, tecnologia, publicidade e propaganda e telefonia.

 

Conexão com o público


A própria Adriana Calcanhotto compartilhou o vídeo institucional do Dia do Marinheiro nos stories de seu perfil no Instagram, no dia 13 de dezembro. Na plataforma, a Marinha divulgou, ao longo daquela semana, imagens de militares em ação, ilustrando trechos de “Maresia”. No período, foram exibidos depoimentos de celebridades e personalidades nos stories, em que enalteciam o trabalho de Marinheiros e de Fuzileiros Navais, e vídeos curtos de atividades desenvolvidas pela Marinha em alusão à data, em todo o território nacional.


A divulgação nas mídias sociais rendeu mais de 3 milhões de visualizações do vídeo institucional nos perfis oficiais da MB no Instagram e no Facebook. Ao longo da campanha, os perfis oficiais da Marinha atraíram cerca de 22 mil novos seguidores. O reel mais assistido até então concentrava 1,2 milhão de reproduções. Nos stories, os números também chamaram atenção: foram 611 mil engajamentos com o conteúdo. Já no YouTube, a peça audiovisual foi a mais assistida de todo o canal em um intervalo de 20 dias, com 670,5 mil reproduções.


Para Agata Lago, campanhas como essa fortalecem a imagem e a reputação de uma organização. “Ao comunicar de maneira eficaz os valores, realizações e propósitos da instituição, a campanha contribui significativamente para a percepção positiva e respeitável perante a sociedade”, analisa ela, acrescentando que tais iniciativas provocam o reconhecimento não apenas do público interno, mas de quem não tem envolvimento direto com o meio militar.

A programação da Rádio Marinha também esteve alinhada às demais ações nas mídias eletrônicas. A música interpretada por Calcanhotto ganhou mais espaço na grade diária, transmitida para a internet e para as seis cidades onde existem Frequência Modulada (FM): Belém (PA), Ladário (MS), Manaus (AM), Natal (RN), Rio Grande (RS) e São Pedro da Aldeia (RJ). A MB produziu, ainda, um episódio especial para o podcast “A Todo Pano”, onde expõe a rotina de um Marinheiro, a partir da experiência do Suboficial Wagner Luiz de Souza, que acumula 2.570 dias de mar.

Em outra iniciativa em comemoração ao Dia do Marinheiro, a Marinha criou um hotsite exclusivo, onde é possível assistir ao vídeo institucional, ler a Mensagem do Ministro da Defesa, a Ordem do Dia do Comandante da Marinha e as principais notícias relacionadas à data, conhecer mais a história do Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, e realizar o download das artes gráficas e produtos audiovisuais. O ambiente pode ser acessado em www.mar.mil.br/hotsites/dia-do-marinheiro.


“Leste, oeste, norte, sul”


A estratégia de comunicação não se resumiu ao espaço virtual, mas foi integrada com ações presenciais em todas as regiões do Brasil. Uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu uma projeção especial em homenagem ao Dia do Marinheiro. Em Salvador (BA), o Farol da Barra, o mais antigo das Américas, recebeu iluminação diferenciada. Já na capital paulista, o dia foi lembrado com uma projeção na maior roda-gigante da América Latina, cuja altura chega a 91 metros. Na capital federal, a arte da campanha foi exibida no painel de LED de 4.000 m², do Centro Comercial Boulevard (Conic), o maior da América Latina.


As artes gráficas foram reproduzidas em busdoors, outdoors e painéis de LED e expostas em pontos turísticos de diversas cidades: Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Ladário (MS), Macapá (AP), Maceió (AL), Natal (RN), Mocajuba (PA), Parnaíba (PI), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Santana (AP), São Francisco do Sul (SC), São Luís (MA), São Paulo (SP), Vila Velha (ES) e Vitória (ES).

Marinha do Brasil e dos brasileiros


O mês também foi marcado pela promoção de eventos sociais, culturais e esportivos, a fim de aproximar o público da Força Naval. A principal Cerimônia Militar alusiva ao Dia do Marinheiro, que aconteceu a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, na Baía da Guanabara (RJ), teve trechos transmitidos no Instagram e no Facebook, com registro das presenças do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

A MB promoveu, ainda, uma Parada Naval, com o Navio-Auxiliar "Pará", os Navios-Patrulha (NPa) "Pampeiro" e "Bracuí", o Aviso-Auxiliar “Soure” e Lanchas de Ação Rápida e de Operações Ribeirinhas, que pôde ser conferida pelo público às margens da Baía do Guajará, na capital paraense. Ali perto, no Cais da Escadinha, os NPa “Bocaina”, “Guarujá” e "Pampeiro", e o Navio-Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, responsável pelo transporte da imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio Fluvial, estiveram abertos à visitação, em dezembro.


Além daquelas, outras embarcações estiveram acessíveis aos brasileiros, que puderam visitar seus conveses e conhecer o dia a dia dos homens e mulheres do mar: o Navio-Veleiro “Cisne Branco” e o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, no Rio de Janeiro (RJ); a Fragata “Independência” e o NPaOc “Apa”, em Vitória (ES); o NPa “Goiana”, em Maceió (AL); o Monitor “Parnaíba”, em Corumbá (MS); o NPa “Guaratuba” e o Navio-Varredor “Araçatuba”, em Salvador (BA); e o Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, em São Francisco do Sul (SC).

Os fãs de meios navais puderam ver de perto não apenas os navios, mas a aeronave UH-15 Super Cougar, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, e blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, em exposição em shoppings de Belém (PA) e do Rio de Janeiro (RJ), respectivamente. Outra alternativa cultural disponível ao público paraense foi a visitação ao monumento do Patrono da Marinha, inaugurado naquele mês, no Parque Mangal das Garças, na capital.


Dentre as competições esportivas, a tradicional Regata do Dia do Marinheiro foi realizada no Lago Paranoá (DF), na Lagoa de Araruama (RJ), na Lagoa dos Patos (RS) e na Baía da Babitonga (SC), com cerca de 350 atletas, se somadas as quatro edições. O litoral catarinense também foi palco de uma competição de natação livre, com mais de 250 participantes. A famosa Corrida Rústica do Marinheiro aconteceu no Centro da capital paraense, com mais de 1.200 competidores, e na orla de São Francisco do Sul (SC), com mais de 350 participantes.


Concertos musicais completaram a agenda em homenagem aos Marinheiros. A Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), recebeu, pela primeira vez, uma apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, que executou de canções eruditas a populares, com destaque para a música-tema da campanha. Em Belém (PA), Ladário (MS), Natal (RN) e Petrópolis (RJ), a Força Naval também presenteou o público com espetáculos das bandas dos respectivos Distritos Navais.

Desafio superado

Os eventos presenciais foram oportunidades para a exposição da arte da campanha em banners, backdrops (fundos de palco) e demais peças gráficas, padronizando a comunicação on e off-line alusiva ao Dia do Marinheiro e contribuindo para difundir o conceito, desenvolvido exclusivamente pela equipe de publicitários do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM). O Centro também foi responsável por toda a produção gráfica e audiovisual, além do planejamento e execução das ações nas mídias sociais.


Assista ao vídeo institucional:

youtube[https://www.youtube.com/embed/mdALdKJLTjU?si=4BDuddKX1uLBGKey]

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.