Para aqueles que têm curiosidade de conhecer veículos e equipamentos das Forças Armadas, a “Exposição da Independência” é uma oportunidade. O evento teve início hoje (1º) e se encerra no domingo (3), no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade “Dona Sarah Kubitschek”, em Brasília (DF). A Marinha do Brasil (MB) coordena a atividade e apresenta, em seu estande, diversas viaturas como o Carro Lagarta Anfíbio, a Viatura Blindada Especial sobre Rodas “Piranha”, a Viatura Blindada Especial “ASTROS” e a mais recente aquisição da Força Naval, o Veículo Tático Leve - “JLTV”, além do SnowMobile, veículo utilizado na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

Os visitantes também terão acesso a viaturas blindadas, uma lancha de inspeção naval blindada e armamentos como o Obuseiro Light Gun, o Míssil Mistral, roupas e equipamentos de mergulho, maquetes de importantes navios da Marinha, como a Fragata Classe “Tamandaré”, e também da EACF, onde trabalham militares e pesquisadores civis que atuam no continente gelado. No local, é possível interagir, ainda, com simuladores de paraquedas, de periscópio (instrumento utilizado para observação em submarino) e de passadiço (ponte de comando de um navio). Além disso, o público poderá obter informações sobre as formas de ingresso na Força.

Um dos responsáveis pelo simulador de periscópio, o Capitão de Corveta Thiago Maciel Santos, explica que o equipamento é um sensor que permite ter uma visão de fora do submarino, sem que ele suba à superfície. “É uma lente que sobe cerca de 10 a 30 centímetros, com o qual a gente consegue enxergar o exterior e ter uma compilação do quadro tático. E aqui, na exposição, trouxemos o simulador de periscópio, para o visitante ter a sensação de estar dentro de um submarino”, disse.

Para a nutricionista Andrea Cerqueira, o que mais chamou atenção foi ver os carros de combate da Marinha. “O que mais impressionou foi subir no tanque de guerra. Meu filho Pedro, de 5 anos, subiu no veículo e nós olhamos do lado de fora. Fizemos um registro que ficou incrível”, relatou. Outra visitante foi a dentista Luciana Veloso, que já foi Tenente da Marinha, para quem foi um orgulho rever o ambiente militar, e ainda mostrá-lo para suas filhas. “Foi muito bom vir aqui relembrar e, hoje, trouxe minhas filhas para conhecerem um pouquinho do que já vivi. Elas adoraram os pinguins [exibidos ao lado da maquete da EACF] e se divertiram bastante”, destacou.

O público também conferiu uma apresentação da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB). No último dia da exposição (3), será a vez da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O repertório de ambas as bandas inclui canções militares e sucessos nacionais e internacionais. “As favoritas do público e mais pedidas são a canção do marinheiro, a canção Cisne Branco e músicas populares brasileiras”, disse o Regente Titular da Banda Sinfônica do GptFNB, Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Ivair Gomes da Silva.

Também estão na Exposição da Independência, os veículos e equipamentos operativos do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares e de Segurança.

Os eventos da Semana da Pátria têm o propósito de resgatar os valores cívicos da sociedade brasileira e exaltar o sentimento de patriotismo, reforçando a identidade nacional e a construção de uma nação soberana. Também visam convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros. A MB, que teve intensa participação na consolidação do processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força Naval.

 

Confira os eventos programados:

 

Veja o álbum completo da exposição no Flickr da MB.

https://www.flickr.com/photos/mboficial/albums/72177720310900503

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.