A Marinha do Brasil celebrou a entrega da embarcação “Sargento Barnabé”, um novo meio de transporte, destinada a atender os moradores da Ilha da Marambaia. A cerimônia de entrega, realizada no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), contou com a presença de autoridades militares e civis. Além do uso pelos moradores, a embarcação também será utilizada por militares do CADIM.
A embarcação “Sargento Barnabé”, a primeira de uma nova classe, tem capacidade para 200 passageiros e 4 tripulantes. Com um comprimento de 27,80 metros e casco de aço, é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 12 nós e uma velocidade de cruzeiro de 8 nós.
A nova embarcação, que iniciou hoje a navegação nas águas abrigadas da Baía de Sepetiba, também inclui comodidades como ar-condicionado, sistema de TV, som ambiente e banheiros, além de atender aos requisitos de acessibilidade com rampas, banheiros para pessoas com necessidades especiais, bancos para obesos e espaços dedicados a cadeirantes.
A cerimônia foi marcada pela assinatura do termo de recebimento pelo CADIM e pela Diretoria de Engenharia Naval (DEN), formalizando a entrega da embarcação.

“Nós da Diretoria Geral visamos a atividade fim do setor operativo, mas também toda a parte de apoio, ou seja, nós estamos entregando essa embarcação para facilitar a formação do nosso pessoal que vai mobiliar o setor operativo e também facilitar o transporte para a sociedade que vive aqui. Então, acho que vai ser um ganho imenso para a nossa Marinha, imenso pra a nossa sociedade. Esperamos que essa embarcação seja muito bem utilizada”, afirmou o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
Homenagem a um veterano campeão
Ao nomear a embarcação como Sargento Barnabé, o Corpo de Fuzileiros Navais presta uma homenagem ao veterano Barnabé Santos Souza, que ingressou na Marinha em 1956. Além de suas habilidades profissionais, destacou-se internacionalmente no pentatlo militar. Foi campeão brasileiro de 1960 a 1969, campeão sul-americano em 1968 e 1969, e campeão mundial por equipes em 1960 e 1965. Além disso, foi sete vezes vice-campeão mundial por equipes e conquistou o terceiro lugar em três ocasiões. Em 1961, foi campeão sul-americano destacado, reafirmando seu legado de excelência e dedicação.
O filho do homenageado, Carlos Barnabé Santos Souza, marcou presença na cerimônia e agradeceu a Marinha pelo carinho com seu pai. “Estou muito agradecido, porque meu pai foi, realmente, uma pessoa muito especial. Toda vez que eu falo meu nome, que também é Barnabé, perguntam se é o Fuzileiro. O pessoal tem muito carinho por ele. O meu pai sempre gostou de ajudar, não só os militares, como todo mundo, e aqui não vai ser diferente. Essa embarcação, além de atender aos militares, irá atender ao pessoal da comunidade aqui da Marambaia”, afirmou.

Compromisso com a Indústria Naval
A construção da “Sargento Barnabé” é resultado de um contrato assinado em 15 de julho de 2013 entre a DEN e o Estaleiro B3 Boat, localizado em Salvador, na Bahia.
Durante as diversas fases de construção, o projeto gerou, aproximadamente, 50 empregos diretos e 150 empregos indiretos, contribuindo para o desenvolvimento da economia local. A embarcação possui um conteúdo nacional estimado em mais de 95%, reforçando o empenho da Marinha em promover o desenvolvimento industrial interno.
Comentários
Parabéns à nossa marinha, pela atitude e, pela bela homenagem ao Sargento Barnabé.
Parabéns pela iniciativa!! Bravo Zulu!!
Que honra ver essa homenagem linda ao meu segundo pai de coração .
A quem tive a honra de conviver por anos .. cresci vendo um homem solidário ,empático ,amava servir as pessoas com seus dona e talentos . Emocionada . Filha Sg Sobrinho veterano
É com muita honra, essa linda homenagem, há um verdadeiro lutador pela nossa Marinha de Guerra ,grande amigo, irmão ,sempre honrou essa farda ,ao qual fiz parte ,parabéns Adsumus .
Parabéns pela iniciativa, pelo Almirante de Esquadra Edgar.👏👏👏
Boa tarde,
E a embarcacao atual ( Sgt Borges vai para reserva?
Essa é a Marinha do Brasil, fazendo valer o seu lema:
"MARINHA DO BRASIL - protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente"
Muito orgulho de participar desse processo. A Marinha sempre supera as dificuldades e mostra seu trabalho em prol do Brasil.
Comentar