A pesca é uma atividade milenar, que começou de forma artesanal e de subsistência e, atualmente, tem capacidade industrial e é desenvolvida até para áreas científicas e esportiva/amadora. É da Amazônia Azul que são extraídos 45% do pescado produzido no País. Com o incremento de políticas públicas para o segmento, o consumo da proteína está mais acessível e atrativo para milhares de brasileiros. O mar tornou-se, também, uma nova fonte de segurança alimentar.

A atividade pesqueira é uma potência em expansão, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico — como geração de emprego e renda, e fornecimento de alimentos —, e deve ser realizada de forma consciente para conservar o meio ambiente. Alinhada às necessidades da sociedade, a Marinha do Brasil (MB) oferece cursos para pescadores — tripulantes de embarcações de pesca — no que se refere à operação da embarcação.

Formados pela MB, os pescadores precisam estar licenciados ou registrados no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para receber a carteira de pescador profissional e poder exercer a atividade legalmente, com garantia de direitos trabalhistas e sociais. De acordo com o MPA, são 1.202.591 pescadores registrados no Brasil, sendo os estados do Maranhão e do Pará os que apresentam os maiores números: 350 mil e 213 mil profissionais, respectivamente.

O Dia do Pescador, comemorado em 29 de junho, reconhece a importância do exercício da profissão daquele que vive no mar e do mar. A Marinha do Brasil, com o compromisso de contribuir para uma navegação segura e para a preservação do ambiente marinho, promove cursos de formação de aquaviários. Conheça alguns deles que estão disponíveis nas Capitanias, Delegacias e Agências da MB, em todo o País:


   • Pescador Profissional Nível 1

O Curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional Nível 1 tem como objetivo preparar profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo - Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas. As inscrições podem ser feitas na categoria Pescador Profissional (POP) e/ou Motorista de Pesca (MOP), no nível de habilitação 1.

O curso não possui custos e, para se inscrever, é necessário atender aos seguintes requisitos: ter no mínimo 18 anos; possuir escolaridade inferior ao 6º ano do ensino fundamental; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; e possuir indicação de empresa de pesca ou de entidades representativas dos pescadores.

Durante três semanas, os alunos estudam sobre a atividade da pesca; a condução e operação de embarcação de pesca; o sistema de propulsão a motor diesel; conhecimentos de primeiros socorros; técnicas de sobrevivência pessoal; prevenção e combate a incêndio; e segurança em operações de embarcação de pesca.

   • Pescador Profissional Especializado

O curso tem quatro meses de duração e visa capacitar profissionais para Marinha Mercante como Aquaviários do 3º Grupo - Pescadores, Seção de Convés, com inscrição na categoria Pescador Profissional Especializado, no nível de habilitação 3. Há um custo de inscrição no valor de R$ 8,00.

Quem deseja se matricular, deve cumprir estes critérios: ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a); ter no mínimo 18 anos e o ensino fundamental completo; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; possuir indicação de empresa de navegação (exceto para POP e para MOP, desde que possuam mais de um ano de embarque, comprovado por meio da apresentação da Carteira de Inscrição e Registro).

Caberá à empresa de navegação o compromisso de garantir vagas para a realização do Programa de Instrução no Mar (PIM) a bordo de embarcações de pesca. O POP e o MOP estão dispensados de realizar o PIM e de atender às demais condições estabelecidas no edital do processo seletivo.

As aulas abordam temas como manuseio e conservação do pescado;  informática básica; navegação costeira; manobra de embarcação de pesca; meteorologia e oceanografia; arquitetura naval; manuseio e estivagem de carga em embarcações de pesca; legislação marítima e ambiental; conscientização sobre proteção de navio; relações interpessoais e responsabilidades sociais; segurança no trabalho; procedimentos de emergências; prevenção e controle da poluição no meio ambiente aquaviário; segurança em operações de embarcações de pesca; sistemas de propulsão auxiliares; sistemas elétricos de embarcações de pesca; manutenção de embarcações de pesca; e comunicações.

Ficou interessado? Localize a Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima de sua cidade para saber o período de inscrição dos cursos.

6ª Ação Social para Pescadores Artesanais


No mês de junho, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), em parceria com entidades públicas e privadas, realizou uma ação social para 120 pescadores artesanais das Baías de Guanabara (RJ) e de Sepetiba (RJ). A iniciativa é um esforço conjunto que visa à conscientização sobre a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica. Além da ação social, foram realizadas vistorias nas embarcações de pesca para a regularização de documentos.

Os pescadores também receberam kits com coletes salva-vidas, boias, luvas de poliamida, lanternas noturnas, faixas adesivas refletivas, isopores térmicos e cestas básicas. O projeto social, iniciado em 2020, já beneficiou 420 pescadores e demonstra a sinergia entre a MB e comunidades marítima e de pesca.


*Colaboração do Segundo-Tenente (RM2-T) Erick Sierra

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr
. . .

Comentários

Leonardo santana (não verificado) Dom, 30/06/2024 - 15:37

Faço parte de uma associação de pescadores da boa viagem Niterói inga..gostaria de fazer o curso e se possível trazer pra minha associação

Fábio (não verificado) Seg, 01/07/2024 - 10:53

Bom dia, Leonardo.

Acredito que a forma mais fácil de conseguir essa informação é entrando em contato com a Capitania mais próxima de vocês. Pelo o que entendi da matéria, eles que serão responsáveis pelas inscrições.

Para saber qual é a Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima, o link é https://www.marinha.mil.br/dpc/localize-capitania/ . Como você é de Niterói, acredito que a mais próxima seja a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (https://www.marinha.mil.br/cprj/).

Espero ter ajudado.

Higor Diôgo Na… (não verificado) Dom, 30/06/2024 - 18:42

Boa noite, eu queria saber como faço e onde busco essa carta de indicação para a realização do curso Pescador Profissional Nível 1?

Fábio (não verificado) Seg, 01/07/2024 - 11:11

Bom dia, Higor.

Acredito que a forma mais fácil de conseguir essa informação é entrando em contato com a Capitania mais próxima de vocês. Pelo o que entendi da matéria, eles que serão responsáveis pelas inscrições.

Para saber qual é a Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima, o link é https://www.marinha.mil.br/dpc/localize-capitania/ . Acredito que seja a forma mais fácil de conseguir essa informação que precisa.

Espero ter ajudado.

Sidney Santos … (não verificado) Dom, 30/06/2024 - 19:58

Olá boa noite! Sou presidente da Associação Pesca Maravilhosa, e gostaríamos de fazer o curso de pop!
Temos pescadores e pescadoras necessitando desta importante ferramenta de trabalho!!!
Desde já agradeço Sidney Chaves, presidente!

Fábio (não verificado) Seg, 01/07/2024 - 11:11

Bom dia, Sidney.

Acredito que a forma mais fácil de conseguir essa informação é entrando em contato com a Capitania mais próxima de vocês. Pelo o que entendi da matéria, eles que serão responsáveis pelas inscrições.

Para saber qual é a Capitania, Delegacia ou Agência mais próxima, o link é https://www.marinha.mil.br/dpc/localize-capitania/ . Acredito que seja a forma mais fácil de conseguir essa informação que precisa.

Espero ter ajudado.

Danilo (não verificado) Seg, 01/07/2024 - 14:52

Esse curso é obrigatório para empreendimentos de Aquicultura em Tanques Redes?

Claudecyr dos … (não verificado) Ter, 02/07/2024 - 10:16

Eu sou pescador de Maricá, gostaria de saber se seria possível levar esse curso prós municípios mais distante, por causa de transporte, alimentação, cada município tem as sedes com salas climatizadas para reuniões e estudos.

Thais (não verificado) Qui, 05/12/2024 - 14:23

Boa tarde. Seja lá qual for a categoria, pra fazer o curso de pesca artesanal , preciso ter até a sexta série , apenas ? Existe um cirso voltado pra mulheres no Rio de Janeiro ?

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.