Na noite de sábado (16), o Comando do 3º Distrito Naval (Com3°DN) realizou uma das ações em homenagem ao Dia do Marinheiro. O centenário Teatro Alberto Maranhão, na capital potiguar, foi palco de um Concerto Naval da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

A apresentação musical contou com a participação de militares de outras Organizações Militares localizadas na Área de Jurisdição do Com3ºDN, Veteranos da Força Naval, integrantes da Força Aérea Brasileira, além de jovens do “Projeto Ondas Musicais”, trabalho desenvolvido no âmbito das atividades das Voluntárias Cisne Branco (VCB) – Seccional Natal.

O público apreciou um repertório diverso, que transitou pelos sucessos da MPB a obras internacionais consagradas, passando por temas que fazem parte das produções da Disney. Durante a apresentação, foram exibidas, em um telão, imagens relacionadas às músicas, trazendo à tona memórias afetivas ao público, que respondeu com aplausos.

Com uma mensagem de fim de ano, o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, despediu-se do público e encerrou o evento. “O ambiente e a estrutura deste teatro foram relevantes para o sucesso dessa apresentação”, declarou.

Sobre o Dia do Marinheiro

O 13 de Dezembro foi escolhido para ser o Dia do Marinheiro por ser a data de nascimento do Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Herói da Pátria, considerado modelo e exemplo de militar e homem do mar.

O Marquês de Tamandaré nasceu no dia 13 de dezembro de 1807. Ao contrário da maioria dos militares, que iniciou a carreira nos cursos de formação, ele começou embarcado, aos 15 anos, participando como voluntário da Guerra da Independência do País (1822-1823).

Assumiu o comando de um navio de guerra aos 18 anos, durante a Guerra da Cisplatina (1825-1828), e, como Almirante, comandou a Força Naval brasileira, contribuindo para a vitória na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), maior conflito militar da América do Sul. O Patrono da Marinha teve sua conduta reconhecida ao ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Conheça mais sobre a atuação do Patrono da Marinha do Brasil.

Saiba mais sobre o Dia do Marinheiro em: https://www.mar.mil.br/hotsites/dia-do-marinheiro/

*Com a colaboração de CC (T) Eduardo Braga dos Santos
 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.