Mais de 16.500 visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, atracado em Salvador (BA) desde o dia 4 de agosto. Somente no domingo (6), o navio recebeu 16.130 pessoas durante a visitação pública, que ocorreu das 9h às 16h. O “Cisne Branco” encerrou sua estadia na cidade nesta quarta-feira (9). A tradicional embarcação da Marinha do Brasil (MB) exerce funções diplomáticas e de Relações Públicas, tendo como missão representar o país em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.
O NVe “Cisne Branco” também atua no complemento à formação marinheira do pessoal da MB, a partir do embarque de Aspirantes da Escola Naval e de alunos do Colégio Naval, das Escolas de Aprendizes-Marinheiros e das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
A visitação foi coordenada pelo Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), em parceria com o Governo do Estado da Bahia e com o Terminal Marítimo de Salvador Contermas. “Tive a oportunidade, junto com a minha família, de visitar aquele que, pra mim, é o navio mais simbólico e emblemático da nossa Marinha. Ficamos muito felizes e encantados com a organização do evento. Que venham mais eventos desse porte!”, comemora João Biscos de Carvalho, de 59 anos, Militar Reformado da Aeronáutica.
Ao longo do dia, além de conhecerem o NVe “Cisne Branco”, os visitantes tiveram a oportunidade de ver uma exposição com meios navais da Força Naval sediados em Salvador e assistirem a apresentações culturais e esportivas, promovidas pelo Governo da Bahia, como rodas de capoeira, mini trio, baianas típicas e apresentações musicais. A ampla divulgação da visitação pública contou com o apoio da prefeitura de Salvador, do governo estadual e da mídia local.
Outros grupos de visitantes
No sábado (5), o “Cisne Branco” recebeu a visita de grupos de Escoteiros do Mar sediados em Salvador. Na segunda-feira (7), foi a vez de Guardas-Marinha do Serviço Militar Voluntário, de Marinheiros-Recrutas e de estudantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), todos da Base Naval de Aratu (BNA).

A Guarda-Marinha (RM2-S) Fernanda Silva de Oliveira, de 31 anos, disse que estar a bordo do “Cisne Branco” reforçou ainda mais o orgulho em fazer parte da Força. “A experiência também me lembrou da importância de estar pronta para atender a qualquer situação, em qualquer lugar, seja em terra ou no mar”.
O Marinheiro-Recruta Carlos Nascimento da Silva, de 22 anos, da segunda turma de 2023 da BNA, também teve a oportunidade de participar da visitação ao navio. "Foi uma sensação indescritível pisar a bordo de uma embarcação tão majestosa e cheia de história", disse Carlos, com brilho nos olhos. "Desde que entrei no navio, fui tomado por um sentimento de respeito pela tradição e pelo comprometimento que a Marinha representa".
Na terça-feira (8), estiveram a bordo representantes das Voluntárias Cisne Branco – seccional Salvador; do Yatch Clube de Salvador; de estudantes do PROFESP do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador; de grupos de Escoteiros do Mar e do Grêmio Naval do Colégio Militar de Salvador (CMS). Emily Silva Araújo, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Dr Otaviano Pimenta e membro do PROFESP da BNA, conta que ficou empolgada com o navio. “Foi tão emocionante imaginar como os marinheiros comandam o navio com tanta precisão. Estou muito feliz com essa oportunidade”.
Os alunos do CMS também ficaram impressionados com a visita. “Uma oportunidade única! Sempre fui apaixonada pela Marinha e poder visitar o navio-veleiro foi excepcional, aprendi muito com essa experiência e pude apreciar esse momento único, que ficará marcado em minha vida!”, disse Clarice Biscos, de 17 anos, estudante do ensino médio do CMS.
Depois de Salvador, os próximos destinos do NVe “Cisne Branco” serão os portos de Maceió (AL), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/gOOfdVY1exg?rel=0&]
Comentar