Em proveito da Operação “Tropicalex”, que ocorre na área marítima entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), navios da Esquadra brasileira abriram as portas e receberam o público na capital baiana, neste domingo (24), das 9h às 16h. Mais de 16.600 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior navio de guerra da Marinha, além das Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”.
O estudante Alisson Santos Almeida, 23 anos, foi o primeiro a chegar para visitar os navios. O jovem chegou às 7h, junto da irmã, ao local da visitação. “Quando eu soube que a Marinha ia abrir os navios para visitação, eu fiquei muito feliz. Pensei logo em fazer uma surpresa a minha irmã. O sonho dela é ser da Marinha”. Para Giselle Santos, 11 anos, o dia foi muito especial. “Meu irmão me fez essa surpresa linda. Conhecendo os navios da Marinha, aumenta a minha vontade de estudar para ser uma marinheira”.

Já o comerciante José Manuel, morador da cidade, aproveitou a oportunidade para trazer a família para conhecer os navios. “Nós adoramos a visita. O navio é enorme, trouxe meu pai e meus filhos e estamos curtindo bastante esse passeio em família. Gostaríamos que os navios ficassem mais tempo, para aproveitarmos mais”.

Durante a visitação, o público pôde conhecer as partes internas e externas das Fragatas, além de aprender sobre a rotina de bordo. No NAM “Atlântico”, os visitantes conheceram o convoo, as aeronaves SH-16 Seahawk, do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, e o convés de viaturas, onde estavam expostos materiais sobre controle de avarias, de mergulho e de manobras de operações aéreas. Para o Comandante do NAM “Atlântico”, Capitão de Mar e Guerra Eugenio Campos Huguenin, a visitação pública é sempre uma ocasião muito oportuna para receber a população. “É uma grande oportunidade de aproximar a sociedade e a Marinha do Brasil, deixando uma boa impressão naqueles que visitam pela primeira vez os nossos navios. Pelo elevado número de visitantes e pela percepção positiva que tivemos junto deles, podemos confirmar que atingimos o nosso objetivo”.
Navios visitados
Os quatro navios abertos à visitação pública ficam sediados na cidade do Rio de Janeiro. O NAM “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra, tem como tarefas projetar poder sobre terra, pelo mar e pelo ar. Por suas capacidades aéreas e de transporte de cargas, também é empregado em missões de caráter humanitário, operações de manutenção de paz e no auxílio a vítimas de desastres naturais, como o ocorrido em fevereiro deste ano, em São Sebastião, litoral de São Paulo.
As Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”, pertencentes à classe “Niterói”, são navios de guerra de emprego geral, também utilizados como escolta, devido ao armamento que possuem. Também representam o País em comissões no exterior e participam de operações marítimas ao lado de outras marinhas.
Operação “Tropicalex”
Iniciada na última segunda-feira (18), a Operação “Tropicalex” 2023 se estenderá até o dia 29 de setembro, na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro e Salvador, com o propósito de incrementar o nível de treinamento e elevar a prontidão dos navios, submarinos e aeronaves da Esquadra. Durante a “Tropicalex”, serão realizados exercícios de operações de guerra naval, como ações de superfície, aéreas, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética, além de Patrulha Naval na Amazônia Azul.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/W1f0jkWv3kY?rel=0&]
Comentar