Para muitos, ser militar é a realização de um sonho. Para o Terceiro-Sargento (Fuzileiro Naval) Josué Azevedo da Silva e para o Terceiro-Sargento (Especializado em Aviação) Josias Azevedo da Silva, irmãos gêmeos de 32 anos, o sonho era também da mãe, Rosana. Quando os irmãos tinham quatro anos, a mãe teve um sonho – nele, Josué vestia uma farda branca e Josias uma farda azul, os dois já adultos.
De família humilde e muito religiosa, os irmãos começaram a trabalhar aos 13 anos. “Éramos muito pobres, meu pai trabalhava de motorista de ônibus, a gente não tinha condição de ter as coisas, faltava comida, nossas roupas nunca eram compradas, sempre recebemos doações. A gente usava fios elétricos para prender as calças que ganhávamos, como cinto, porque não tínhamos. Durante um período longo, a gente só tinha um par de tênis, que era dividido - eu estudava de manhã, com o tênis, e, quando chegava em casa, meu irmão pegava para estudar à tarde”, lembra o Terceiro-Sargento (FN) Azevedo, que hoje serve no 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro (RJ). Para ajudar a família, ele e o irmão começaram a realizar diversos trabalhos: foram auxiliares de obra, carregando areia e pedra para dentro das casas, capinavam terrenos, foram garçons, entre outros. “A rotina era sempre isso. Ir e voltar da escola, brincar um pouco, trabalhar, ir para a igreja. A maior parte do tempo foi assim. Mesmo assim, nossa infância foi muito boa em termos de aproveitar, brincar como dava, ver uma televisão emprestada. (…) A gente também sonhava em ser jogador de futebol”, diz ele. Com 15 anos, passaram em um teste para jogar futebol pelo Bangu (time carioca).
Aos 16, durante um dos muitos serviços como auxiliares de obra, uma surpresa. Uma mulher que nunca tinha visto passou por eles e disse: “vi algo extraordinário para a vida de vocês. Você (apontando para Azevedo) com uma farda toda branca. Você (para Josias) eu vi com uma farda azul, mas depois ainda vai realizar o seu propósito”. A partir daquele momento, lembrando do sonho da mãe, pararam de jogar futebol e foram em busca do verdadeiro sonho: ser da Marinha. “Começamos a ir para lan houses, olhar editais, matérias que a gente precisava estudar, ver vídeos da Marinha – que eram uma grande motivação, porque qualquer pessoa preta, parecida com a gente, a gente brincava 'esse aqui sou eu, esse aqui é você', o que aumentava a nossa vontade. Era um desejo que ninguém poderia tirar. Mas a gente não sabia nem por onde começar“, conta o Terceiro-Sargento (FN) Azevedo.
Na época, o sobrinho, filho da irmã mais velha, foi diagnosticado com câncer e fazia um tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA), na Avenida Brasil, próximo aos quartéis da Marinha do Brasil (MB). A avó, toda vez que o levava, via os homens fardados, “com a farda toda cheia de detalhes“, e dizia que um dia aqueles homens não seriam desconhecidos, mas os filhos dela. Durante o tratamento, o INCA, associado à Casa Ronald McDonald, doava cestas básicas para os necessitados. Os irmãos eram os responsáveis por buscá-las para a família. Nestes dias, recebiam do Instituto um “tíquete“ simbólico de R$ 15 para ser trocado em um dos três setores: alimentação, roupas (doadas) ou em uma biblioteca de livros também doados. “Na primeira vez, a gente comeu um lanche. Na segunda, a gente pegou uma camiseta e um par de tênis, porque meu irmão estava usando o sapato do meu pai. Na terceira, meu irmão disse 'não vamos pegar lanche não, vamos nos alimentar de livros agora para amanhã a gente comer o que quiser'. Essa frase está na minha cabeça até hoje“, se emociona o Sargento Azevedo.
Para o Terceiro-Sargento (Especializado em Aviação) Josias, aquele foi um momento de desespero. “A gente sabia das incertezas que tínhamos durante a nossa juventude e da dificuldade do desemprego dos nossos pais. Por isso, acendeu um alerta para que tivéssemos um futuro melhor“. Foi quando começaram a pegar livros para estudar para a Força Naval em casa. Na primeira tentativa, acordaram às 3h para ir até o Maracanã, local da prova, com um copo de café, alguns poucos biscoitos, um lápis que quebraram ao meio para dividir entre si, caneta e uma prancheta doada. Não passaram, mas continuaram em uma rotina que envolvia escola, igreja e estudo para a prova, as vezes até de madrugada.
“Na segunda prova, no Engenhão, em 2011, eu saí dizendo para a minha mãe que ia passar. E eu passei (para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais). Infelizmente, meu irmão não passou. Foi aí que ele se alistou para Serviço Militar Obrigatório e foi servir na Aeronáutica“, lembra o Terceiro-Sargento (FN) Azevedo.
A imagem do sonho da mãe estava realizada, mas a motivação de estudar para a Marinha não acabou. Foram pouco mais de dois anos na Força Aérea Brasileira antes de o agora Sargento Josias ser aprovado para o curso na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, realizado em 2014. “Meu irmão me influenciou positivamente e foi uma fonte de inspiração. Ele sempre teve coragem de lutar“, ressalta ele. “O sentimento que eu tenho é de muita gratidão e emoção. Estar ao lado do meu irmão nessa carreira brilhante era um sonho que tínhamos desde os 4 anos. Porém, tudo começou com um sonho da minha querida mãe e as orações do meu pai. Apesar dos desafios que eu e meu irmão enfrentamos, ambos acreditávamos que tudo era possível. Esse sentimento de estarmos na mesma Força é incrível. O companheirismo e amizade que temos um com o outro fortalecem ainda mais a nossa jornada e nossa carreira. E termos alcançado essa vitória de sermos Sargentos da gloriosa Marinha do Brasil é uma experiência muito gratificante para nós dois. Enfim, só tenho a agradecer a Deus por essa conquista“. Na última sexta-feira, 14 de junho, Josias se formou Terceiro-Sargento (Especializado em Aviação) no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), em São Pedro da Aldeia (RJ), onde aguarda o início do estágio que encerrará o Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento.
O Terceiro-Sargento (FN) Azevedo reforça a alegria de estar junto do irmão, ambos como Sargentos da MB. “É algo realmente especial e único. Dividir essa carreira e esses momentos de conquista cria uma ligação ainda mais forte entre nós, pois saímos juntos nessa jornada e chegamos juntos. Ver ele se formando (…) foi sem dúvida um marco de orgulho e alegria, não só pelo esforço e dedicação que isso representa, mas também pelo caminho que trilhamos juntos. Essa experiência trouxe um sentimento de realização e satisfação (...). É uma celebração do compromisso, tanto com a Marinha quanto um com o outro, e um testemunho de perseverança e companheirismo“.
Ingresso na Marinha
“As pessoas devem acreditar em si. As perspectivas de vida para pessoas como eu e meu irmão eram praticamente nulas, ninguém acreditava na gente (…) nem comida a gente tinha direito. A gente estudou sempre em casa. Durante esse processo, largamos tudo. A gente priorizou muito construir uma carreira porque a gente via a dificuldade do nosso pai, então a gente precisava buscar isso para as nossas vidas. (…) Hoje eu sou militar, sou Operações Especiais, Paraquedista, Saltador Livre, Montanha (…) tenho diversos cursos operacionais pela Marinha porque me esforcei e estudei em casa. Não é impossível“, finaliza o Terceiro-Sargento (FN) Azevedo.
As 20 formas de ingresso existentes para aqueles que também buscam a carreira militar-naval são distribuídas entre os níveis fundamental, médio, médio técnico e superior. Os concursos são voltados tanto para a seleção de candidatos que seguirão a carreira militar como para o Serviço Militar Voluntário (SMV) de militares temporários.
Atualmente, a Marinha do Brasil está com vagas abertas para dois concursos destinados ao ingresso de novos Praças – para o Corpo de Auxiliar de Praças, que receberá inscrições entre os dias 2 a 15 de julho, e para o Quadro Técnico de Praças da Armada, de 9 a 31 de julho.
Comentários
Eu ouvi o testemunho da mãe, e passar do tempo tive o prazer de conhecer esses irmãos de perto, falo de coração que eles merecem tudo isso e mais o que está por vir, está próximo deles nos contagia.
“ Quando Deus quer fazer ninguém pode parar “
“Juninho e Josué” são muito merecedores. Foi através do esforço deles e do plano de Deus que eles chegaram onde estão.
Presenciei de perto todo processo, minha mãe os ajudava explicando algumas matérias e eu e minha família nos sentimos parte dessa vitória.
Muito bom ver eles felizes e realizados.
Haha... excelente meus amigos, lembro de nós juntos estudando para este concurso, todo sucesso é pouco para nós meus amigos. Vida longa!
Parabéns meus amigos, vejo o quanto são merecedores de tudo que conquistaram. Que seja o começo de muitas glórias que ainda estar por vir como merecimento de toda alegria e dedicação que sempre teve. BZ irmãos !!!
Parabéns a vocês, gêmeos. Toda a sorte de bênção e que venham outras formaturas e comemorações. Forte abraço do amigo de turma e de força armada! Parabéns.
Uma família abençoada, meninos separados e escolhidos por Deus desde o ventre da sua mãe. Que Jesus continue abençoando grandemente.
Grande história desse amigo que a Marinha me deu. Parabéns para vc e família meu amigo. Que vc tenha um futuro brilhante e que nosso bom Deus esteja a frente de seus passos. Bons ventos!!!
Eu sou tio de coração deles, sou amigo dos pais dele a mais de 30 anos e acompanhei bem de perto a vida deles, e foram dias difíceis e eu também trabalhei com eles,mais a promessas de Deus se cumpriu na vida deles e hoje ver aqueles garotos, carreguei estes dois no colo quando criança, e hoje são dois homens honrados, que Deus abençoe a vida de vocês, a vitória de vocês também é a minha vitória🙏🙌
Josias e Josué grandes homens de Deus, Deus é fiel e está cumprindo as promessas para a vida de vocês. Parabéns por tudo que vocês são e conquistaram, um abraço do amigo e companheiro de turma !
Top demais parabéns meninos continue sendo exemplo de força,garrar e determinação,tem muitos garotos que precisa ouvir essas histórias para se motivar a não para e desistir.
Para Deus nada é impossível!
Gostaria de saber como faço para saber, pois me inscrevi no na Marinha do Brasil no processo de inscrições para homens e mulheres de 18 até 63 anos ,meu número do telefone é 21-970934696, pôr favor me manda uma mensagem para mim mandando a resposta ou pôr favor Comandante me avise dando notícias.
É UM LIDER!!!
Linda essa história de superação, exemplo para muitos jovens. Não só na realização de um sonho, como no sentido religioso! Testemunho que as promessa de Deus se cumprem na vida das pessoas. Basta crermos e buscar . Toda honra e glória seja dada a Deus 🙏 parabéns Azevedo, sou eternamente sua fã! Espero um dia te conhecer pessoalmente. Quando eu for ao Rio! Para te abraçar parabenizando por toda essa conquista!
A vida é feita de escolhas, muitos que tiveram a mesma vida que a deles fizeram escolhas erradas.
Mas graça damos ao nosso Criador.
Pois foram criados debaixo do temor de Deus... a humildade de seus pais também contribuem para o sucesso deles.
Os conheço, sempre foram meninos respeitadores, educados.
Felicidades a todos!
Azevedo tô de olho em tu kkkkk
Juninho saudades v se aparece!
Que história linda, que Deus continue abençoando essa família, são grandes Levitas da casa do Senhor e grandes autoridades na Marinha do Brasil, que suas carreiras cheguem no mais alto patamar, para a Honra e Glória do nosso Senhor Jesus Cristo
Parabéns a esses guerreiros... para mim é uma alegria conhecer o Josias e tê-lo parabenizado pessoalmente... Deus abençoe essa família linda!!!
Bem. Sou filho de naval ou melhor fuzileiro naval com muito orgulho. Vejam bem o que é o temor a Deus em 1 lugar. Deus prova seus filhos e os honra em glórias mesmo. Bem li sua história e fico feliz por não terem ido ambos os 2 para o caminho sombrio do mal
Deus sempre mais uma vez seus filhos e com.muuta dedicação e persistência conseguirão galgar está vitórias para suas vidas. Fico feliz por vocês rapazes e que Deus abençoe enormemente suas vidas e sempre agradecendo ao nosso criador Jesus pois sem ele à vida se torna um fardo pesadíssimo sem rumo. Felicidades e AD SUMUS. A paz do senhor Jesus para toda suas famílias.
Sou ex Fuzileiro Naval e fico feliz com uma história de superação, Deus realmente é incrível !
Adsumus
Li e fico feliz com a história e realização de um sonho, e lembro de ter tentado isso para meus filhos, mas era meu sonho e desejo , mas não era o deles. Parabéns meninos Deus abençoe a vida de vocês.
Parabéns aos jovens Sargentos, tenho certeza que Deus tem muito mais para vocês.
BRAVO ZULU!
Meus parabéns, testemunho de grande impacto, glória a Deus por essas bençãos em suas vidas, que ele continue a abençoar a vida de vocês, continuem a se esforçar, aqueles que perseveram sempre atingem os seus objetivos.
Querido Josias, estou emocionado com essa história, parece que foi ontem que jogamos no campinho do seu Dalton, de meio campo fui caindo até chegar na zaga e jogar ao seu lado, meu eterno lateral direto ! Lembro que ficávamos sonhando com um refrigerante pós jogo e torcendo para dar tudo certo na “incrível copa Sendas” Rs … Fico feliz que apesar de toda dificuldade e nossos destinos tenham sido bem diferentes, de alguma forma alcançamos o sucesso ! Que Deus continue te abençoando! De Urucâina para o mundo !
Parabéns meus irmãos pela conquista , sou grata á Deus por tudo e por todos que nos ajudaram de alguma forma na realização desse sonho .
Joguei bola com esses gêmeos Josué e Josias
Eram enjoados! Josué com a força bruta não dava pra bater e o Josias corria igual um cavalo kkk ninguém pegava eles sempre falavam que queriam ser da marinha, e hoje estão ! Deus abençoe vocês meus amigos
Os dois são feras ! Tocam demais
Deus abençoe vocês irmãos
Jhoe meu eterno batedor de falta de longa distância hehehe e o Juninho meu eterno lateral direito sou fã de vocês irmãos . Parabéns vocês merecem tudo de bom irmãos , você e seu irmão são grandes referência para mim em tudo , além de serem grandes músicos . Vocês merecem sargentos !
Parabéns aos irmãos gemeos e hoje sargentos da Marinha,grande exemplo de vida que na luta e sofrimento, sempre venceremos!
Parabéns pra essa mãezona grande mulher de Deus que criou essas feras na presença de um Deus poderoso, louvado seja o nome do Senhor Jesus 👏
Bola pra frente é Deus no controle, avança meus brothers, o céu tem mais 👏👏
Rosana Azevedo prepara o coração pra ser surpreendida cada vez mais...
❣️
Parabéns aos irmãos pela brilhante carreira que estão trilhando! E também pelo militares pela matéria, ficou muito boa, a história deles de superação faz com que a gente fique ansioso para ler o próximo parágrafo do enredo. Sugiro que a Marinha faça mais matérias que valorizem nossos militares como essa!
Parabéns, jovens Sargentos! A sua história de vida deve ser motivo de muito orgulho pessoal. Que os seus exemplos possam inspirar tantas outras meninas e tantos outros meninos Brasil a fora. Continuem firmes na jornada
e desejo que ambos possam continuar a prosperar nas carreiras que abraçaram. Minhas sinceras saudações!
Parabéns aos vitoriosos Combatentes!!!!! Em muito me vi coincidindo com essa bela história, pois minha mãe também me disse, quando eu era ainda criança, que havia sonhado que me via de branco. Profetização cumprida, hoje, além de ter conseguido entrar como Aprendiz-Marinheiro, consegui galgar o Oficialato e chegar ao círculo de Oficiais Superiores. Portanto, gostaria de deixar a mensagem para os dois de que estão apenas na metade da caminhada e que é possível avançar ainda mais, pois garra e determinação vocês já têm, basta continuar os esforços e o restante Deus vai providenciar. ADSUMUS!!!
Comentar