Atracado em Belém (PA), onde participa das ações de segurança da Cúpula da Amazônia, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” foi palco de um espetáculo cultural protagonizado pelas bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), da Marinha do Brasil (MB), na noite desta segunda-feira (7).
No amplo convés de voo do Navio Capitânia da Esquadra brasileira, os Fuzileiros Navais brindaram o público com uma “Parada Após o Pôr do Sol”, evento que incluiu um concerto musical composto por clássicos da música erudita e popular, entremeado por performances, e que retrataram um pouco das tradições e da história da MB e do CFN.
“Tradicionalmente, a ‘Parada Após o Pôr do Sol’ é realizada pelos Fuzileiros Navais, na Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, e em homenagem à Cúpula da Amazônia, realizamos esse evento no NAM ‘Atlântico’, o maior navio de guerra da Marinha do Brasil e da América Latina”, destacou o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga.

O cantor paraense “Pinduca”, conhecido popularmente como o “Rei do Carimbó”, participou do evento no navio, cantando músicas regionais com a Banda Sinfônica. Para ele, ter sido convidado para fazer parte da celebração teve importante significado. “Sinceramente, não tenho palavras para descrever a emoção de estar a bordo deste navio na comemoração da nossa Marinha. Foi algo que nunca pensei que viesse a acontecer na minha vida, cantar no maior navio de guerra do Brasil”.

O NAM “Atlântico” está em Belém para compor o aparato de segurança da Cúpula da Amazônia, evento que reúne presidentes e representantes de todos os países amazônicos na capital paraense, nos dias 8 e 9 de agosto. O navio, que tem 208 metros de comprimento e 31,7 m de largura, estará aberto à visitação pública gratuita, nesta quarta-feira (9), com acesso pelo portão 17 do Porto de Belém, das 9h às 17h.
Outras apresentações
Na quinta-feira (10), às 19h, a Banda Sinfônica do CFN fará uma apresentação no Centro de Convenções Centenário Assembleia de Deus, na capital paraense, em comemoração ao Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil.
Haverá, ainda, apresentações da Banda de Música, da Banda Marcial e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do CFN, gratuitamente, em Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE) e Vitória (ES), respectivamente, nos dias 13, 15, 19 e 22 deste mês.
Comentar