A Marinha do Brasil (MB) promoveu a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Naval (OMN), na noite desta quarta-feira (12), no Clube Naval de Brasília. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, admitiu, no Quadro Suplementar da OMN, no Grau Grande-Oficial, personalidades do Brasil e de Portugal. Entre os agraciados estão o Embaixador de Portugal no Brasil; Ministros de Estado; Senadores; Deputados Federais, e outras autoridades.
A Ordem do Mérito Naval foi criada pelo Decreto n⁰ 24.659, de 4 de Julho de 1934, e destina-se a agraciar os militares da Marinha do Brasil que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à MB.
Em discurso, o Comandante da Marinha destacou que é uma satisfação para a Força render tributo aos agraciados com a mais alta comenda da Marinha do Brasil. Ele também aproveitou para enfatizar o papel decisivo que os oceanos têm nas relações internacionais: "São instrumentos de poder e fator diferenciador no processo de evolução da humanidade. Relevância que se apega à visão prospectiva que exceda as divisas e as estruturas estratégicas que se abrigam nessas vias mandatárias à prosperidade e ao desenvolvimento do Estado. Nações com vocação marítima, que outrora se lançaram a desbravar os oceanos, alcançaram, no presente, pujança econômica e protagonismo global. A lógica permanece factual. A conjuntura geopolítica contemporânea desponta crescente intenção política e estratégica do Brasil no concerto das nações", disse.
Uma das agraciadas, a Ministra da Saúde Nísia Trindade, afirmou que receber a condecoração é uma grande honra, por conta da trajetória da Marinha e da contribuição da Força em várias áreas do Brasil. "Eu destaco sua contribuição nas áreas de saúde e ciência, tecnologia e inovação, sobretudo, pensando o papel nesse campo da saúde. Há anos, tenho parcerias em outros papéis institucionais, e receber [a honraria] como Ministra da Saúde é, de fato, uma grande alegria. Penso que podemos trabalhar muitas questões pensando a saúde planetária, o campo da preparação para novas emergências sanitárias, o desenvolvimento científico, que também é uma tradição na Marinha", enfatizou.

Durante a cerimônia, foi exibido o filme institucional da campanha “Brasileiros rumo ao mar”, que convoca a sociedade brasileira a refletir sobre a importância das riquezas existentes no mar e para a necessidade de proteção dessa área. Os espaços marítimos brasileiros, conhecidos como Amazônia Azul, somam cerca de 5,7 milhões de Km².
Comentar