Militares da Marinha do Brasil (MB) resgataram, no último sábado (30), um tripulante filipino de 35 anos, que deslocou o ombro após uma queda a bordo do Navio Petroleiro “Eagle Valence”. O Centro de Coordenação de Salvamento da região — SALVAMAR Sul Sueste — acionou a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), tão logo recebeu o pedido de socorro e, imediatamente, enviou a Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha “Meaípe” ao local.
O navio, de bandeira francesa, encontrava-se próximo à Ilha Comprida (SP), quando solicitou a evacuação médica. O paciente foi levado até a sede da Capitania, onde uma ambulância de atendimento móvel de urgência o aguardava para transportá-lo ao Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos. Desde janeiro deste ano, o SALVAMAR Sul Sueste já atendeu 11 incidentes de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search and Rescue).

O Serviço de Busca e Salvamento da MB
A MB opera o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil, conhecido como SALVAMAR-Brasil, em área de responsabilidade de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”, além das águas interiores. Tendo em vista as dimensões da Região de Busca e Salvamento, a Marinha dividiu as áreas de cobertura em nove sub-regiões, sob responsabilidade dos respectivos Centros de Coordenação regionais.
Além disso, mantém navios e aeronaves de pronto emprego, militares treinados para as situações de resgate e uma complexa estrutura de coleta e compartilhamento de informações, possibilitando a localização das vítimas e das embarcações mais próximas em condições de prestar apoio.
A própria embarcação ou qualquer pessoa que tenha testemunhado um incidente em potencial pode entrar em contato com a Marinha, através do telefone 185, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e abrange todo o território nacional. Além do telefone, o contato pode ser estabelecido por meio de fax, e-mail ou utilizando os sistemas presentes nas embarcações, conhecidos como Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS).
Comentar