A Marinha do Brasil recebeu, de 29 de abril a 3 de maio, uma comitiva italiana para a realização da 11ª Reunião do Comitê Brasil-Itália. Na ocasião, o Diretor de Armamentos Navais da Itália, Vice-Almirante Giuseppe Abbamonte, e a delegação italiana puderam acompanhar de perto alguns dos Programas Estratégicos da Força Naval brasileira, bem como discutir as possibilidades de cooperação em produtos de Defesa.
O Comitê é responsável pela supervisão e controle da implementação do Acordo de Cooperação em Defesa entre o Governo da República Italiana e o Governo da República Federativa do Brasil. O encontro é uma oportunidade para aprofundar os aspectos técnicos sobre temas de importância estratégica para a Marinha do Brasil, como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), o projeto de navios caça-minas, os avisos de instrução e os veículos não tripulados. Além disso, visa possibilitar o intercâmbio de informações relativas à manutenção de sistemas eletrônicos e de apoio logístico integrado.
“É muito importante participar do 11º Comitê de Coordenação entre Itália e Brasil, em continuidade ao que foi feito pelos nossos antecessores, para manter sempre eficaz o diálogo entre a Direção de Armamento Naval Italiana e a Direção-Geral do Material da Marinha brasileira. Este evento constitui uma oportunidade para fortalecer a cooperação bilateral e as relações entre as nossas nações, para explorarmos outras possíveis áreas de cooperação”, reforçou o Diretor de Armamentos Navais da Itália.
A delegação italiana se reuniu com o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e outros Almirantes do Setor do Material, cumprindo o cronograma de atividades planejadas, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países.
![](/sites/default/files/inline-images/delegacao_italiana_foto_1.png)
As atividades incluíram a participação na Cerimônia de Transmissão de Cargo do Comandante de Operações Navais, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, visita à Diretoria Industrial da Marinha (DIM), ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e à Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). A equipe também conheceu o Complexo Naval de Itaguaí, onde estão sendo construídos os submarinos brasileiros, e entenderam um pouco mais sobre o Programa de Submarinos (PROSUB), além de visitarem os estaleiros de construção e manutenção do Complexo (oficinas Main Hall) e o shiplift (elevador de navios).
O Diretor-Geral do Material da Marinha finalizou dizendo que “manter fortalecido o relacionamento internacional é uma forma de garantir a evolução constante da Marinha do Brasil, no âmbito da construção naval e da modernização dos meios operacionais. A cada troca de informação, nossa Marinha se torna ainda mais forte e capaz de garantir a nossa soberania, proteger a Amazônia Azul e as fronteiras deste País de dimensões continentais”.
![](/sites/default/files/inline-images/delegacao_italiana_foto_2.png)
Comentar