Reafirmando seu compromisso com a cooperação internacional, a Marinha do Brasil (MB), designou a Capitão de Mar e Guerra (Quadro Técnico) Nilza Barros para atuar como Instrutora no United Nations Female Military Officers Course (UNFMOC), na China. Selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Oficial foi responsável por compartilhar sua experiência como peacekeeper, contribuindo para a capacitação e a disseminação de conhecimento para o desenvolvimento de lideranças femininas nas Operações de Manutenção da Paz.
O UNFMOC é uma iniciativa global voltada para fortalecer a participação de mulheres nas missões da ONU, promovendo o desenvolvimento de competências e a integração da perspectiva de gênero em operações de paz. Desde sua criação, o curso foi realizado em diversos países, como África do Sul, China e Índia, com o objetivo de preparar Oficiais femininas para atuar em áreas de conflito, com foco na proteção de civis, especialmente mulheres e crianças, contra a violência sexual e baseada em gênero.
A edição deste ano ocorreu de 31 de agosto a 15 de setembro, na cidade de Kunshan, província de Jiangsu-China, no College of International Studies da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT). Organizado pelo Peacekeeping Affairs Center do Ministério da Defesa Nacional da China (PKAC), o evento ofereceu um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos e a preparação das participantes. As militares que aspiram atuar em missões de paz da ONU demonstraram comprometimento e profissionalismo ao longo do curso.
A Capitão de Mar e Guerra (T) Nilza Barros integrou a equipe de instrutores ao lado de Oficiais da Malásia, Tailândia e do próprio país anfitrião, levando sua experiência como Assessora Militar de Gênero e Proteção na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA). Além de ministrar aulas sobre a perspectiva de gênero nas Operações de Paz, a Oficial brasileira aproveitou a oportunidade para apresentar os cursos internacionais oferecidos pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) e destacou as iniciativas da Marinha do Brasil, em relação à Agenda Mulheres, Paz e Segurança.
Os módulos ministrados pela instrutora brasileira abordaram a ampliação das responsabilidades das assessoras de gênero, como a prevenção da violência sexual em conflitos, violência baseada em gênero, proteção de crianças, exploração e abuso sexual e proteção de civil. Essa nova vertente temática reflete a crescente compreensão de que a proteção de civis, especialmente em zonas de conflito, está diretamente interligada com questões de gênero, sendo essenciais para a eficácia das Operações de Paz da ONU.
Durante o curso, foi celebrado o Dia da Independência do Brasil. Na ocasião, a Capitão de Mar e Guerra (T) Nilza Barros teve a honra de içar o Pavilhão Nacional em uma cerimônia que contou com a presença dos alunos do campus, bem como das alunas participantes do UNFMOC. O College of International Studies, NUDT mantém a tradição de permitir que, durante o curso, o aluno que estiver celebrando a Data Grada de seu país tenha a oportunidade de içar sua bandeira, acompanhado da execução do Hino Nacional.
O curso foi encerrado em cerimônia presidida pelo Comandante Adjunto do College of International Studies, NUDT, Coronel Weixun Liu, e pelo Diretor-Geral Adjunto do PKAC, Coronel Guoxi Gong. Eles agradeceram a participação de todas as militares, destacaram a importância da diversidade cultural e incentivaram o voluntariado para futuras posições em missões de manutenção da paz da ONU. Além disso, ressaltaram a importância da cooperação internacional para fortalecer as relações bilaterais e multilaterais no campo da paz e segurança.
A participação da MB nesse evento internacional reforça o seu compromisso com os princípios das Nações Unidas, sua contribuição para a promoção da paz e para o fortalecimento da liderança feminina em Missões de Paz da ONU.
Comentar