Após desatracar da Base Naval do Rio de Janeiro, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” chegou ao Porto de Maceió (AL), na última sexta-feira (15), e permaneceu aberto à visitação pública no fim de semana, a fim de estreitar os laços entre a Marinha do Brasil (MB) e a sociedade local, além de fomentar a mentalidade marítima e a conscientização quanto à importância do uso racional das potencialidades do mar.
Mais de 14 mil visitantes puderam conhecer os conveses externos do navio e contemplar, de perto, o timão, mastros, velas e outros acessórios que remontam aos velozes veleiros construídos na segunda metade do século XIX, os "clippers", nos quais o NVe “Cisne Branco” é inspirado.
A estadia na capital alagoana integra o roteiro da Comissão “Europa 2024”, durante a qual, nos próximos oito meses, o “Cisne Branco” representará a Marinha em grandes eventos náuticos internacionais, como o Tall Ship Races, Delf Sail, Hanse Sail e Santander Sail, fortalecendo a presença da MB em portos nacionais e internacionais.
Considerado um importante instrumento de Diplomacia Naval para o Brasil, o Navio será aberto à visitação pública e guiada onde estiver atracado, durante esse período, mostrando a Bandeira Nacional em 23 portos e 13 países. Estima-se que, ao todo, sejam percorridas 18.338 milhas náuticas (33.962 km) em 144 dias de mar.
Nesta segunda-feira (18), o Navio-Veleiro desatracou de Maceió e segue para o próximo porto da comissão, em Belém (PA), com chegada prevista para o fim do mês.
![](/sites/default/files/inline-images/foto1_cb_0.png)
Comentar