A passagem de uma frente fria pela área marítima brasileira, nesta semana, poderá afetar a faixa litorânea entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina e do Rio de Janeiro à Bahia. Os efeitos devem ser percebidos até esta quarta-feira, 25 de outubro, conforme informações divulgadas pela Marinha do Brasil.
Nos estados do Sul, os ventos, de direção noroeste a sudoeste, podem alcançar até 74 km/h (40 nós). Já na região costeira, entre as cidades de Arraial do Cabo (RJ) e Caravelas (BA), eles devem atingir 61 km/h (33 nós), no sentido nordeste a norte. Os alertas da Autoridade Marítima visam reduzir os riscos à navegação.
Dados meteorológicos 24 horas por dia
O Serviço Meteorológico Marinho, referente à área marítima sob responsabilidade do Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial, opera 24 horas por dia, com dados e previsões climáticas fornecidos pela Marinha do Brasil a navegantes e toda a comunidade marítima brasileira.
O Serviço oferece avisos de mau tempo e informações meteorológicas atualizados, que podem ser acessados, respectivamente, no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. A consulta a ambos é indicada antes de serem iniciadas quaisquer atividades no mar.
Os aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", desenvolvidos pela Autoridade Marítima em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), também contribuem para disseminar informações meteorológicas. Eles estão disponíveis para download nos dispositivos com sistemas Android e iOS.
Comentar