Desde o dia 17 deste mês, a Marinha do Brasil (MB) conduz, no litoral e no interior dos estados da Bahia e de Sergipe, a Operação “Choque de Ordem IV”. As ações ocorrem até o próximo domingo (27), e têm como foco principal a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e de esporte/recreio. Até ontem (23), foram inspecionadas mil embarcações, com 62 notificações emitidas, dez embarcações apreendidas, cinco Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) instaurados e 156 testes de alcoolemia realizados.

Durante o período, a fiscalização marítima e fluvial é intensificada, por meio de abordagens a embarcações, visando à segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana e o combate aos delitos transfronteiriços e ambientais.

A operação é coordenada pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) e conta com a participação de militares, navios e embarcações de diversas Organizações Militares da Marinha, entre elas, a Capitania dos Portos da Bahia, a Capitania dos Portos de Sergipe, o Grupamento de Patrulha Naval do Leste, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, a Capitania Fluvial de Juazeiro, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro e a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.

O Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, destaca a importância da Operação. “Estamos intensificando as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário em todo o litoral baiano, com foco na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana no mar, na prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, bem como atuando em cooperação com outros órgãos de segurança pública no combate à prática de delitos ambientais.”

Durante a operação, a Capitania dos Portos da Bahia já inspecionou 628 embarcações, com 43 notificações emitidas, 10 embarcações apreendidas e 74 testes de alcoolemia realizados. “As equipes têm fiscalizado, também, as embarcações que operam nos terminais de passageiros instalados no interior da Baía de Todos-os-Santos”, ressalta o Capitão dos Portos.

Atualmente, na jurisdição da Capitania dos Portos da Bahia, há 22.993 embarcações inscritas, sendo 2.139 empregadas no transporte de passageiros. A Capitania receberá, neste ano, o prêmio “Diretoria de Portos e Costas de Qualidade 2022/2023”, por ter se destacado na prestação de serviços ao cidadão e às comunidades náutica, aquaviária e portuária.

Operação “Choque de Ordem III”

A Operação “Choque de Ordem III”, realizada entre os dias 31 de março e 8 de abril deste ano, resultou em 952 embarcações inspecionadas, 61 notificações emitidas, 10 embarcações apreendidas, 146 testes de alcoolemia realizados e um IAFN instaurado. 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.