O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou, na segunda-feira, 30 de junho, em edição extra do Diário Oficial da União, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com previsão de 140 vagas destinadas à Marinha do Brasil (MB).

As oportunidades destinam-se ao provimento de cargos efetivos de natureza civil, não se tratando de ingresso na carreira militar. Os candidatos aprovados atuarão como servidores civis na MB.


Os requisitos para a investidura nos cargos podem ser encontrados no Edital ENAP nº 114/2025, disponível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pela organização do concurso.

As inscrições tiveram início hoje (2) e seguem até o dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da FGV. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Têm direito à isenção total da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), os doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde e aqueles que sejam ou tenham sido bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), podendo solicitar a isenção no momento do preenchimento do requerimento de inscrição.

Cronograma Previsto

Inscrições: 2 a 20/7/2025
Pagamento da taxa: até 21/7/2025
Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8/7/2025
Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026

Para mais informações sobre a segunda edição do CPNU, consulte o site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Sobre o CPNU 2

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo de seleção criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais.

A segunda edição do CPNU oferecerá 3.652 vagas, sendo 3.144 destinadas a cargos de nível superior e 508 a cargos de nível médio. Desse total, 2.480 são para preenchimento imediato e 1.172 estão previstas para provimento em curto prazo, após a homologação dos resultados. As oportunidades estão distribuídas entre 32 órgãos.

Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos. Os candidatos poderão se inscrever para diferentes funções dentro do mesmo bloco, adotando um sistema de escolha por ordem de preferência. O concurso visa à ampliação do acesso ao serviço público, com provas aplicadas em 228 municípios, abrangendo todas as regiões do País.

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.