A ação de patrulha naval da Marinha do Brasil (MB), com participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará, resultou, nesta sexta-feira (23), na apreensão de um barco empurrador e de duas balsas que transportavam cerca de 2 mil metros cúbicos de madeira. A abordagem foi realizada pelo Navio-Patrulha (NPa) “Pampeiro”, nas proximidades do município de Curralinho, localizado no Arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Os responsáveis pela carga apresentaram notas e guias florestais incompletas, em desacordo com a legislação ambiental vigente. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Oeiras do Pará estima a aplicação de R$ 600 mil em multas.

O carregamento era composto por toras das espécies jarana, tauari, louro-preto, louro-amarelo, andiroba e sucupira. As embarcações foram carregadas no município de Prainha e tinham como destino o município de Moju.

Além das irregularidades referentes à legislação ambiental, as embarcações não dispunham de condutor habilitado e apresentavam excesso de carga e discrepâncias quanto a itens de segurança da navegação.

O empurrador e as balsas apresadas foram escoltados pelo NPa “Pampeiro” até um porto nas proximidades de Curralinho, onde ficarão sob a guarda do órgão ambiental até que as investigações e trâmites administrativos do caso estejam concluídos.

Navio-Patrulha “Pampeiro”

O NPa “Pampeiro”, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, realiza patrulhas navais com a finalidade de implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e, assim, prevenir crimes ambientais e contribuir para a salvaguarda da vida humana nos rios.

Operando a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), o “Pampeiro” é equipado com uma metralhadora de 20 mm e duas metralhadoras 12.7 mm. Possui 28,95 m de comprimento, boca (largura) de 6,10 m e calado (distância entre a quilha e a linha d'água) de 1,90 m.

Suas características permitem desempenhar um importante papel na manutenção da presença da Força Naval nos rios da Bacia Amazônica, alcançando comunidades ribeirinhas de difícil acesso, distantes dos grandes centros urbanos.

 

. . .

Comentários

Wagner Hundert… (não verificado) Sáb, 24/05/2025 - 22:30

Excelente serviço prestado a sociedade. Salve a invicta Marinha de Tamandaré.

Wagner Hundert… (não verificado) Sáb, 24/05/2025 - 22:31

Excelente serviço prestado a sociedade. Salve a invicta Marinha de Tamandaré.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.