Capitão-Tenente (RM2-T) Juliana Affe
- Jornalista
- Brasília/DF
Currículo
Juliana Rodrigues Affe
- Jornalista
- Brasília/DF
Matérias publicadas
Marinha do Brasil participa das celebrações dos 214 anos de Independência do Paraguai
Após uma série de atividades institucionais e culturais realizadas em Assunção, a Marinha do Brasil (MB) concluiu, nesta terça-feira (27), sua participação nas celebrações dos 214 anos de Independência do Paraguai. O Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Almirante Leverger” e o Navio-Patrulha (NPa) “Pirajá”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, integraram a Comissão “Platina 2025” e permaneceram atracados no Porto de Assunção entre os dias 9 e 18 de maio.
“Prever para prover”: como a logística da Marinha do Brasil vence os desafios no Pantanal
Para que os meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) realizem missões essenciais no Pantanal — que vão desde ações de assistência a ribeirinhos até o apoio no combate a incêndios florestais —, é indispensável um trabalho silencioso, porém estratégico, que assegura o êxito de cada operação: a logística militar.
Parceria da Marinha com o maior aquário de água doce do mundo fortalece mentalidade marítima e fluvial
A Marinha do Brasil (MB) está com uma exposição no Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), apresentando um acervo de peças históricas, um mostruário de itens utilizados nas atividades marinheiras, além de orientações sobre como ingressar na Força. Considerado o maior circuito de aquários de água doce do mundo, o espaço ocupa uma área de 21 mil metros quadrados e recebe, em média, 1.630 visitantes diariamente.
Marinha emprega na Operação “Ágata Oeste” o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em serviço
A Operação “Ágata Oeste 2024”, concebida pelo Ministério da Defesa e executada pelo Comando Conjunto Oeste, conta com as Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) nas faixas de fronteira de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Dentre as 23 embarcações da Marinha do Brasil (MB) empregadas, destaca-se o emprego do Monitor “Parnaíba”, navio de guerra mais antigo do mundo ainda no serviço ativo.
Operação “Ágata”: Marinha intensifica fiscalização na Fronteira Oeste
A Operação “Ágata Fronteira Oeste 2024”, executada pelo Comando Conjunto Oeste (CCjO) e coordenada pelo Ministério da Defesa, envolve as Forças Armadas em uma importante ação de segurança pública e fiscalização, em parceria com Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF). A operação, iniciada em 1º de setembro, está sendo conduzida nas faixas de fronteira dos Estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), em um ambiente conjunto e interagências.
Militares da Marinha ajudam a salvar vidas no Pantanal
A Marinha do Brasil presta importante apoio às pessoas que vivem no Pantanal sul-mato-grossense, em especial às que residem às margens do Rio Paraguai, em regiões de difícil acesso. Dentre as ações, destacam-se as Evacuações Aeromédicas (EVAM), realizadas com o emprego de aeronaves do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), que, somente no período de janeiro a julho de 2024, atendeu 31 solicitações do Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá.
Marinha do Brasil participa da maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina
Os navios da Marinha do Brasil (MB) já estão regressando da Argentina para Ladário (MS), após participarem da “ACRUX XI”, maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina, realizada no período de 12 a 24 de julho. A tradicional comissão acontece a cada dois anos, desde 2003, e visa contribuir para a interoperabilidade e adestramento das unidades subordinadas à MB, às Armadas da República Argentina, da República Oriental do Uruguai, da República do Paraguai e da República da Bolívia.
Operação “ACRUX XI”: navios brasileiros atracam em Buenos Aires
Após navegarem por cerca de 2.800 km na hidrovia Paraguai-Paraná, meios navais da Marinha do Brasil (MB) atracam em 12 de julho na cidade de Buenos Aires, na Argentina, para execução da “ACRUX XI”, maior Operação Ribeirinha Combinada da América Latina.
Marinha leva justiça e cidadania a ribeirinhos do Pantanal
Entre os dias 22 e 26 de abril, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 6º Distrito Naval, prestou apoiou logístico ao projeto “Juizados em Ação nas Comunidades Tradicionais de MS – Expedição Indígena dos Guató”. A parceria é fruto de um Termo de Cooperação Mútua entre a MB e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
Expedição promove Educação Ambiental para comunidades ribeirinhas do Pantanal
De 1º a 6 de outubro, comunidades ribeirinhas do Pantanal participaram da 8ª Expedição de Educação Ambiental. O projeto, de iniciativa da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), percorre trechos do Rio Paraguai, conscientizando os ribeirinhos para a defesa e proteção dos recursos naturais, o que contribui para a redução de infrações e crimes ambientais.
Militares da Marinha atuam na fronteira com a Bolívia e o Paraguai
Terminou ontem (26) a Operação “Ágata Oeste” 2023. Coordenada pelo Ministério da Defesa e conduzida pelo Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil (MB). A Operação, que teve início no dia 18 de setembro, contou com o emprego das Forças Armadas em apoio aos Órgãos de Segurança Pública, e foi realizada nas faixas de fronteiras dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai.
Comando do 6º Distrito Naval: há 150 anos protegendo os rios da fronteira oeste do Brasil
Sediado às margens do Rio Paraguai, em Ladário (MS), o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) completa, neste ano, 150 anos de criação. A chegada da Marinha do Brasil (MB) à fronteira oeste do País está relacionada a episódios marcantes da história brasileira. No final do século XIX, a área foi um dos palcos de combates da Guerra da Tríplice Aliança, maior conflito armado da história do continente sul-americano.
Marinha do Brasil marca presença no aniversário de Independência do Paraguai
Foi encerrada, nesta terça (30), a Comissão “Platina 2023”, em comemoração ao 212º aniversário da independência da República do Paraguai. O Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu” e o Navio-Patrulha “Pirajá”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, participaram da comissão e permaneceram atracados no Porto de Assunção. Durante o período de dez dias, cerca de 120 militares da Marinha do Brasil (MB) estiveram envolvidos nos eventos, alusivos à data, que contou com desfile cívico-militar, ação cívico-social e visitação aos navios brasileiros.
Marinha emprega duas aeronaves para resgates simultâneos no Pantanal
Na tarde dessa quinta-feira (16), a Marinha do Brasil (MB) empregou duas aeronaves, simultaneamente, para o resgate de ribeirinhos em regiões de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense. Os meios aeronavais decolaram, na tarde do dia 16, para realizar dois transportes de emergência: de uma mulher de 23 anos, na Fazenda Lourdes, região da Nhecolândia, a cerca de 100 km de Corumbá-MS; e o outro, de uma menina de 12 anos, na Colônia São Domingos, a aproximadamente 70 km de Corumbá.
Navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço completa 85 anos
Às quinze horas do dia 06 de novembro de 1937, um navio, com projeto tão somente brasileiro, estava pronto no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, marcando a retomada da construção naval no Brasil, no século XX. Naquela tarde, foi incorporado oficialmente à Armada brasileira, lançado ao mar e batizado como Monitor Parnaíba (MParnaíba). Atualmente, é detentor do título de navio mais antigo da Marinha do Brasil (MB) em serviço.