Capitão-Tenente (T) Bruno Oliveira

  • Jornalista
  • Brasília/DF

Card image
Amazônia Azul

Dia Mundial dos Oceanos: Mentalidade marítima em foco

A importância da Amazônia Azul é inquestionável para o Brasil nos âmbitos social, econômico, ambiental e outros. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, foi instituído o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos.

Card image
Amazônia Azul

Publicação propõe estratégias para transformar o mar brasileiro em prioridade nacional

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), em parceria com a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), lançou o Caderno de Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar, publicação que apresenta diagnósticos e propostas para que o Mar Brasileiro se torne uma prioridade nacional. A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Azul, território marítimo estratégico para a economia, soberania e preservação ambiental do País.

Card image
Amazônia Azul

Pacote de investimentos acelera a Economia Azul no Brasil

Um passo estratégico e inovador do Brasil: ser referência no cenário mundial e líder no Atlântico Sul no que diz respeito à Economia Azul.

Card image
Meio Ambiente

Organização Marítima Internacional: garantia da segurança e sustentabilidade dos oceanos

Você conhece o trabalho da Organização Marítima Internacional (IMO)? A organização é composta por 175 Estados-Membros, cuja missão é estabelecer convenções e códigos internacionais para garantir a segurança da navegação, proteger a vida humana no mar e preservar os oceanos. Mas por que isso é importante para o nosso País?

Card image
Amazônia Azul

Planejamento inédito ordenará as potencialidades do mar brasileiro

Exploração de petróleo, produção de energia renovável, fazendas marinhas em tanques e tantas outras atividades consolidadas e tipicamente desenvolvidas em terra estão se expandindo para outro ambiente: o mar. Esse movimento global rumo ao mar e o consequente crescimento da demanda requerem a necessidade de ordená-lo. É nesse contexto que o Brasil assumiu o compromisso voluntário de implantar o Planejamento Espacial Marinho (PEM) até 2030, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Oceanos em 2017.
 

Card image
Amazônia Azul

Concurso de Redação levará estudantes a navio de pesquisa mais moderno do País

Já pensou em visitar um dos navios de pesquisa mais modernos do Brasil e ainda conhecer o trabalho que define as últimas fronteiras do País no mar? É a experiência que terão os primeiros colocados do 2º Concurso de Redação organizado pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). O tema deste ano é o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC) –  O Trabalho dos “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, voltado para a definição da fronteira leste do Brasil.

Card image
Amazônia Azul

Oportunidades e desafios na Amazônia Azul

No último sábado (8), celebrou-se o Dia Mundial dos Oceanos. A cada ano, a data representa uma oportunidade para que, internacionalmente, os assuntos relacionados ao mar sejam relembrados e tenham sua importância enfatizada. No Brasil, devido ao extenso litoral, isso se torna ainda mais relevante.

Card image
Defesa Naval

Submarino “Humaitá” realiza primeiro teste de propulsão no mar

O Submarino “Humaitá” realizou, entre os dias 12 e 16 de dezembro, a primeira navegação na superfície com seu próprio sistema de propulsão, em área marítima localizada no litoral sul do Rio de Janeiro. Esse é um dos principais testes realizados antes das primeiras imersões dinâmicas, a caminho da entrega do submarino ao Setor Operativo da Marinha do Brasil.  

Card image
Ciência e Tecnologia

Tecnologia desenvolvida pela Marinha fortalece o setor de energia nuclear do País

O crescimento da população mundial requer um investimento cada vez maior em energia limpa e de custo acessível, como é o caso da energia nuclear. E o Brasil é um dos protagonistas globais quando o assunto é o enriquecimento de urânio e, com a participação da Marinha do Brasil, contribui para o domínio do ciclo do combustível nuclear do País. Essa iniciativa vem favorecendo a geração de energia elétrica nas Usinas Nucleares em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, beneficiando a sociedade brasileira em diversos setores.