Primeiro-Tenente (RM2-T) Trindade
- Jornalista
- Rio de Janeiro/RJ
Currículo

Leonardo Ferreira Trindade
- Jornalista
- Rio de Janeiro/RJ
Leonardo Ferreira Trindade incorporou às fileiras da Marinha do Brasil em 2021, no Serviço Militar Voluntário, como Oficial Temporário. Trabalhou por 14 anos na parte de crédito e cobrança e Comunicação Social do Banco Bradesco com criação de campanhas internas, house organs, participação de reuniões de briefing para criação de peças publicitárias, atendimento ao cliente, planejamento, elaboração de estratégias e análise dos resultados alcançados.
Na Marinha do Brasil serve no Centro de Comunicação Social, onde desenvolveu reportagens, vídeos institucionais, mídias sociais, media training e assessoria de imprensa. Atualmente é o encarregado do audiovisual no Rio de Janeiro.
Possui a seguinte formação acadêmica:
- Pós-Graduado em Comunicação Social e Oratória;
- Pós-Graduado em Comunicação Pública;
- Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
leonardo-ferreira.trindade@marinha.mil.brMatérias publicadas
Navios-Veleiros “Cisne Branco“ e “Amerigo Vespucci” se encontram no litoral do RJ
O Navio-Veleiro (NVe) "Cisne Branco” e o Navio-Veleiro italiano "Amerigo Vespucci”, considerados os dois navios mais bonitos do mundo, tiveram um encontro inédito, ontem (20), na área marítima do Rio de Janeiro, durante o exercício conhecido como "PASSEX" (passagem). O veleiro italiano está em uma turnê de volta ao mundo, iniciada em 1º de julho de 2023, quando partiu do porto de Gênova, na Itália. A previsão de retorno é em fevereiro de 2025, após passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.
Escola em Ilhabela (SP) fomenta a mentalidade marítima em crianças e adolescentes
Ilhabela, cidade do litoral norte de São Paulo, abriga um importante polo de capacitação de velejadores profissionais e amadores: a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” (EVI), cujo objetivo é democratizar o acesso ao esporte e promover a formação de atletas. Além dos treinamentos, os alunos são levados a refletir sobre as riquezas e as oportunidades que o mar oferece, desde a prática esportiva até a exploração sustentável de recursos marinhos. Eles desenvolvem hábitos e atitudes de uso racional do mar, fortalecendo a mentalidade marítima.
Suboficial veterana ajudou a padronizar uniformes da Marinha
O Dia dos Veteranos da Marinha do Brasil (MB), comemorado hoje (10), marca as homenagens a homens e mulheres, militares e servidores civis, que serviram à nação durante anos. São profissionais que ajudaram a construir a história da instituição, atuando em prol da segurança e defesa do País. Muitos deles continuam, inclusive, trabalhando como instrutores, mentores e em outras funções de apoio na Força Naval.
Rio de Janeiro é palco da maior regata da América Latina
No último domingo (8), as águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, receberam a 78ª edição da Regata Escola Naval (EN). Tradicionalmente realizado no segundo domingo de outubro, Dia do Velejador, o evento náutico é um dos mais tradicionais do calendário do iatismo nacional, sendo reconhecido como a maior regata da América Latina. A Regata foi aberta a todas as classes de veleiros e contou com mais de mil competidores nacionais e estrangeiros.
Ação Cívico-Social leva atendimento à população de Porto Murtinho (MS)
Uma Ação Cívico-Social (ACiSo) foi promovida em Porto Murtinho (MS), na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, entre os dias 19 e 24 de setembro. A iniciativa do Comando Conjunto Ágata Oeste atendeu mais de 500 moradores do município e região, entre crianças, jovens e adultos, que participaram de diversas atividades.
Marinha celebra Semana da Pátria com programação cívico-cultural por todo o País
A Semana da Pátria será comemorada com eventos de norte a sul do país. Além do tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setembro em 44 cidades, a Marinha do Brasil, que teve intensa participação no processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força Naval.
Operação “Fraterno” fortalece laços de cooperação entre as marinhas do Brasil e Argentina
A 36ª edição da Operação Fraterno, que envolveu a Marinha do Brasil e a Armada da República Argentina, chegou ao seu término com saldo positivo. Entre 8 e 31 de agosto, foram realizados exercícios militares entre as duas Forças Navais, visitas a portos logísticos estratégicos, além de visitações públicas às Fragatas da MB. A troca de conhecimentos e experiências fortaleceu a capacitação dos militares envolvidos, contribuindo para a promoção mais eficaz da segurança marítima na região e a estabilidade no continente.
Barco-escola fará a iniciação de jovens e adultos no universo da marinharia
Em evento realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro (RJ), a Marinha do Brasil (MB), em parceria com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), relançou, hoje (11), uma embarcação do tipo escaler modernizada, que será utilizada como protótipo da classe barco-escola, que visa a fomentar o interesse pela navegação a vela junto à sociedade.
Pesquisa sobre bioincrustação alerta sobre danos causados ao meio ambiente e aumento do efeito estufa
O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) desenvolve, desde a década de 1980, uma pesquisa pioneira sobre a ocorrência de bioincrustação em superfícies submersas. Este fenômeno ocorre quando há o acúmulo de organismos aquáticos, tanto microscópicos quanto macroscópicos, em estruturas que ficam o tempo todo abaixo da linha d´água, como navios, plataformas de petróleo e píeres.
Fuzileiros Navais realizam “Parada Após o Pôr do Sol” na Fortaleza de São José (RJ)
Pai e filha encantados ao avistar a histórica fortaleza. Foi dessa forma bem artística que iniciou a Parada Após o Pôr do Sol, alusiva ao Dia da Marinha, realizada ontem (22) pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), na Fortaleza de São José (FSJ), no Rio de Janeiro.
Ex-aluno do PROFESP se torna Soldado Fuzileiro Naval
No último dia 16, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) formou uma nova turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O curso teve início em 06 de fevereiro, com duração de 18 semanas. Passarão a compor as fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) 432 novos combatentes anfíbios. Um deles é o Soldado (Fuzileiro Naval) Gustavo Medella Lúcio dos Santos, ex-aluno do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que incentiva a prática desportiva entre crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.
Parceria da Marinha com universidade reforça a importância de estudos estratégicos para o País
Aconteceu, nesta terça-feira (06), no auditório de odontologia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), uma cerimônia na qual foi institucionalizado o conselho acadêmico do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST), que é um centro de formação e pesquisa voltado para a análise de questões estratégicas relativas à Defesa Nacional e à Segurança Internacional. A finalidade do INEST é capacitar estudiosos brasileiros a conduzirem e a valorizarem o pensamento estratégico.
Ilhas Martin Vaz e Trindade: Presença da Marinha garante a soberania territorial e avanços técnico-científicos
Trindade, a ilha onde o sol nasce primeiro no Brasil. Situado a cerca de 1.200 quilômetros (km) de Vitória (ES), habitado e protegido por militares da Marinha do Brasil (MB), o local só pode ser visitado por pesquisadores vinculados a projetos científicos de diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, peixes recifais, rochas vulcânicas, aves e flora endêmicas da Trindade.
Quinto míssil MANSUP é lançado nesta quarta-feira (26)
A Marinha do Brasil (MB) lançou, com sucesso, o quinto Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), na manhã desta quarta-feira (26), na região ao sul de Cabo Frio (RJ). A operação contou com a participação das Fragatas “Liberal” e “União” e de duas aeronaves AH-11B Wild Lynx. O objetivo do programa é desenvolver e produzir esse tipo de armamento no Brasil com tecnologia 100% nacional. Atualmente, o MANSUP está na fase de produção de um lote piloto, para a qualificação funcional do míssil em voo.
Brasil prepara-se para receber a maior conferência internacional sobre Auxílios à Navegação Marítima
Entre os dias 27 de maio e 3 de junho de 2023, o Rio de Janeiro será palco da 20ª Conferência Internacional da IALA (International Association of Marine and Aids to Navegation and Lighthouse Authorities), que reunirá autoridades e especialistas de todo o mundo em Auxílios à Navegação. Os preparativos, as expectativas e os impactos positivos do evento para o País foram divulgados no último mês, em palestra realizada no Clube Naval, no Rio de Janeiro.
OPERANTAR XLI garante a presença brasileira no continente Antártico e o aprimoramento técnico-científico do País
Neste domingo (9), o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOcARongel) “Ary Rongel” e o Navio Polar (NPoAlteMaximiano) “Almirante Maximiano” desatracaram da Base Naval da Ilha das Cobras rumo ao continente Antártico, com previsão de permanência até abril de 2023.
Lançamento de míssil pela Fragata “Constituição” inicia nova fase do Projeto MANSUP
Nesta terça-feira (20), a Marinha do Brasil (MB) lançou com sucesso, pela quarta vez, o Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP). Ocorrida na região ao sul de Cabo Frio (RJ), a operação contou com a participação das Fragatas “Constituição” e “Liberal”. O lançamento marcou o início da fase de qualificação do míssil e possibilitou testar alguns subsistemas já em sua versão final de produção. Novos lançamentos de qualificação ainda estão previstos antes do início da produção do MANSUP.