A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando da Divisão Litorânea (ComDivLit), promoveu, no sábado (12), a primeira edição da Gincana de Pintura da Ilha das Flores. Realizado nas instalações do Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo (RJ), o evento celebrou os 68 anos do ComDivLit e os 14 anos do Museu da Imigração da Ilha das Flores (MIIF), reunindo arte, história e cidadania em um único dia de atividades abertas ao público.

Sob curadoria da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA), a gincana reuniu cerca de 50 artistas plásticos, que produziram suas obras ao ar livre, inspirados pela história e pela natureza da Ilha das Flores. As pinturas foram avaliadas por uma comissão julgadora da ABBA, que concedeu os prêmios a Cândida Ferreira (primeiro lugar), Roger Vianna (segundo), Afonso Carlos (terceiro) e José Augusto Souza Rodrigues (Prêmio ABBA).

1º lugar – Cândida Ferreira

 

2º lugar – Roger Vianna

 

3º lugar - Afonso Carlos

 

Prêmio ABBA - José Augusto Souza Rodrigues


 

Além do concurso artístico, a programação incluiu atividades culturais voltadas a crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) e pelo Lar da Criança Padre Franz Neumair. No início da programação, o grupo participou de uma encenação teatral sobre a chegada dos imigrantes à antiga Hospedaria da Ilha das Flores. A apresentação foi conduzida por atores caracterizados, que guiaram o público por um circuito cênico interativo, abordando aspectos como acolhimento, saúde, educação e espiritualidade oferecidos aos recém-chegados no final do século XIX e início do século XX.

A imersão na memória da imigração brasileira foi encerrada com a apresentação do grupo folclórico galego Folcarioca, que levou música e dança típicas ao pátio dos imigrantes, local no qual, historicamente, ocorriam confraternizações entre os povos. Em seguida, os jovens participaram de uma oficina de pintura, na qual reproduziram o prédio do PROFESP, promovendo a integração entre arte, identidade e pertencimento.

O evento também contou com demonstrações de acessibilidade, como a pintura com a boca, reforçando o compromisso com a diversidade e o acesso à cultura. Para muitos dos participantes, a experiência na Ilha foi marcante, como relatou a artista plástica Graça de Assis:

“Eu não conhecia [a Ilha]. Além de ter tido um aprendizado histórico — que foi muito importante e gratificante —, é um lugar com instalações bem cuidadas e ambiente acolhedor. Estar aqui com outros artistas também fez toda a diferença”, afirmou a artista Graça de Assis.

O MIIF, mantido por meio de parceria entre a MB e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolve exposições, pesquisas, ações educativas e colaborações internacionais, com os museus da imigração de Buenos Aires (Argentina) e de Ellis Island (Estados Unidos). Reconhecido oficialmente como polo turístico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, o espaço recebe visitantes do Brasil e do exterior. Durante a cerimônia de premiação, o Comandante da Divisão Litorânea, Contra-Almirante (FN) Marcelo da Costa Reis, destacou:

“A Ilha das Flores é um território onde convivem a presença estratégica da Marinha e o legado histórico da imigração no Brasil. Preservar essa história é um compromisso com a Nação. A gincana de pintura reforça esse propósito ao oferecer novos olhares sobre a Ilha e aproximar arte e história. A vivência das crianças proporcionou aprendizado, emoção e contato com a cultura, despertando, talvez, a consciência histórica em cada uma delas. ‘No litoral, na paz ou na guerra’ — esse lema expressa que nossa missão vai além da Defesa Nacional: envolve também cidadania, cultura e vínculo com a sociedade.”

Mais do que um concurso artístico, a Gincana de Pintura da Ilha das Flores consolidou-se como um evento de valorização cultural, fortalecimento dos laços com a sociedade e celebração do patrimônio histórico brasileiro e da Marinha do Brasil.

 

. . .

Comentários

Vera Gonzalez (não verificado) Qui, 17/07/2025 - 21:47

Magnífico evento artistico-cultiral!

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.