O que você conseguiria fazer em uma hora? E em 200 horas? Que tal 219 horas e 39 minutos? Para o Segundo-Sargento (Mergulhador) da Marinha do Brasil (MB), Roberto da Silva Stael, esse tempo — exatos nove dias — foi suficiente para percorrer 38 km de natação, 1.800 km de ciclismo e 422 km de corrida, garantindo o recorde sul-americano de Deca Ironman, competição que equivale a 10 vezes as distâncias de um Ironman tradicional.
Atleta do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da MB, o militar enfrentou um dos maiores desafios de resistência do mundo, colocando em prática ideais marinheiros como disciplina, espírito de sacrifício, coragem e abnegação. Ele conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de Ultratriatlo, realizada na última semana, em Búzios (RJ). Integrante da equipe de Ultramaratona do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, foi o melhor brasileiro na prova — que totalizou 2.260 km de atividades — e o único militar no pódio, ficando atrás de dois atletas civis.
A Agência Marinha de Notícias (AgMN) entrevistou o Segundo-Sargento, que compartilhou detalhes de sua preparação e os desafios para manter a motivação durante treinos intensos. Confira a seguir:
Agência Marinha de Notícias (AgMN): Como iniciou sua carreira na Marinha?
Segundo-Sargento Roberto Stael: Iniciei minha carreira na MB de forma natural. Ela surgiu na minha vida quando eu tinha 17 para 18 anos. Vi uma propaganda sobre a Força na época e aquilo despertou algo em mim. Senti que eu queria fazer parte daquele grupo e comecei a buscar as informações de que eu precisava. Fiz concurso para Aprendiz-Marinheiro em 2004. Concentrei em fevereiro de 2005 na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) e iniciei minha jornada. Com o tempo, virei mergulhador e fui me especializando.
Agência Marinha de Notícias (AgMN): O que o motivou a se tornar atleta?
Segundo-Sargento Roberto Stael: Como mergulhador, sempre tive afinidade com atividades físicas, e o preparo físico militar é essencial para o desempenho das nossas funções. Naturalmente, buscamos práticas esportivas. Comecei a praticar vários esportes como hobby, em paralelo às minhas atividades na Marinha, até descobrir no triatlo a minha verdadeira paixão.
Percebi que o triatlo de ultradistância exige muito mais do que preparo físico: é 90% mental. É preciso “negociar” com a dor, com os problemas e com a vontade de desistir. Isso desenvolve uma resiliência enorme. Minha formação militar foi essencial nesse processo. A Marinha canalizou em mim todos esses valores e consegui aplicá-los no esporte. Está sendo uma jornada incrível.
Agência Marinha de Notícias (AgMN): Qual é a sua avaliação sobre o CEFAN atualmente?
Segundo-Sargento Roberto Stael: Consegui quebrar os recordes sul-americano e brasileiro, que estavam intactos havia mais de 15 anos. Essa conquista, de nível mundial, só foi possível graças ao apoio e à estrutura que recebo hoje no CEFAN.
A própria trajetória do Centro mostra que ele é uma referência. Lá encontro tudo de que preciso, e foi ali que consegui manter minha preparação física de forma segura, sem lesões durante a competição. Foram nove dias extremamente intensos, com apenas cerca de 10 horas de sono em todo o período. Um esforço físico e mental contínuo.
Nos 38 km de natação, por exemplo, consegui reduzir meu tempo em duas horas em relação à última competição e atribuo esse resultado à qualidade do treinamento que realizo no complexo aquático do CEFAN.

Agência Marinha de Notícias (AgMN): Como é a sua rotina de treinamento?
Segundo-Sargento Roberto Stael: É extremamente pesada. Faço de três a quatro treinos no dia e meu horário de almoço é reduzido – pois treino de manhã, no almoço, à tarde e faço uma sessão à noite. Durmo bem pouco, pelo volume que preciso desenvolver para uma prova dessas. Isso exige muito do físico e do mental, sem contar da saúde, pois corremos riscos de ficar com a imunidade mais baixa. Mas é essa a rotina que eu gosto, que tem funcionado e que eu pretendo intensificar ainda mais para buscar objetivos maiores.
Agência Marinha de Notícias (AgMN): Quais são as principais dificuldades na preparação para uma prova como essa?
Segundo-Sargento Roberto Stael: É uma prova que exige muito recurso físico, material e de suplementação. E isso a gente vai exaurindo já com a preparação, mas nada que não seja esperado ou que eu não tenha apoio para enfrentar. Mas as dificuldades não são nada perante o retorno, o feito que tivemos, o que buscamos alcançar e perante o apoio que sempre tive.
Agência Marinha de Notícias (AgMN): Qual o papel da Marinha em sua trajetória como atleta?
Segundo-Sargento Roberto Stael: Se não fosse a Marinha, eu não seria atleta. Na verdade, não teria nada do que conquistei. Sou eternamente grato à Marinha do Brasil e a todos que me ajudam e me apoiam.
Pretendo continuar representando e divulgando o nome da nossa Instituição. Tenho condições de manter a Marinha em evidência nesse esporte tão exigente e realizado por tão poucas pessoas no mundo. Esse é o meu propósito.
Agência Marinha de Notícias (AgMN): Que recado você deixa para quem ainda não iniciou uma atividade física?
Segundo-Sargento Roberto Stael: Para quem ainda não pratica atividade física, é hora de repensar. O exercício vai muito além da estética. Está diretamente ligado ao bem-estar físico, mental e social.
Quem se exercita costuma ser mais bem-humorado, produtivo, proativo e feliz. Na minha opinião, a atividade física deveria ser um hábito essencial para qualquer pessoa. Não importa o ponto de partida: de uma caminhada, pode-se evoluir para uma hidroginástica, de uma corrida para um salto livre.
O importante é manter-se ativo, alongar o corpo e se alimentar bem. E, principalmente, entender que não se trata do outro, mas de você. Esqueça julgamentos e foque no seu próprio bem-estar.

Comentários
Parabéns Betão, você é uma verdadeira inspiração e exemplo de atleta e ser humano! seguimos firmes no propósito!
O homem é uma máquina
Ele é um monstro! Insano!
Parabéns campeão extremo, você é orgulho não só para Marinha do Brasil mas também para os brasileiros que estão orgulhoso pelo seu desempenho extraordinário, você já está na história do esporte brasileiro, todo meu respeito por você. 🇧🇷🏊♂️🚴♂️ que venha mais desafios 🏆🙌🙏👏👏👏👏
Betão é inspiração para todos. É motivador acompanhar tamanha dedicação, disciplina e resiliência.
PARABÉNS!!!
Este é o perfeito exemplo do que é ser um campeão, em todos os sentidos da palavra. Ganha o atleta, ganha a Marinha do Brasil, ganhamos nós, brasileiros. Parabéns, sargento Stael!
Roberto é um exemplo de atleta pra todos nós iniciantes, seu resultado foi incrível, tenho acompanhado seus treinos no dia-dia e seus sacrifícios pra conciliar, trabalho, família, treinos e tudo mais. Representou muito bem nosso Brasil. Tenho certeza que muitas vitórias ainda virão. Estamos sempre na torcida.
Temos muito orgulho de nossos atletas.
Comentar