Ciência e Tecnologia
Marinha realiza exercício de resposta a emergências nucleares e radiológicas
A Marinha do Brasil (MB) realizou, na última segunda-feira (25), o 9º Exercício de Resposta a Emergências Nucleares e Radiológicas Navais do calendário de 2024. Nessa oportunidade, foram acionados os Centros de Resposta a Emergências (CARE) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) e da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ). A novidade nesta edição ficou por conta de ter sido empregada uma aeronave durante o exercício em uma simulação de cenário de alta complexidade.
Marinha promove II Simpósio de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica
A Marinha do Brasil (MB) promoveu, nesta sexta-feira (1°), o II Simpósio de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR), no auditório do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro (RJ). Organizado pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, o tema desta edição foi “Gerenciamento de Emergências e Desastres no Âmbito Nacional”.
Marinha do Brasil e SENAI CIMATEC assinam acordo de cooperação científica e tecnológica em Salvador
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), renovou, nesta sexta-feira (25), o acordo de cooperação científica e tecnológica com o SENAI CIMATEC na sede do Comando, em Salvador (BA). A parceria institucional vem rendendo frutos desde 2019, quando foi assinado o primeiro acordo, com o objetivo de promover o intercâmbio de recursos técnicos e humanos com foco nas áreas de mecatrônica, robótica, modelagem computacional e materiais.
Ministro da Defesa defende investimentos em cibersegurança: “hoje lutamos contra adversários invisíveis”
Defender as chamadas infraestruturas críticas – usinas nucleares e hidrelétricas, além de centros de telecomunicação – de ataques virtuais tem sido, no mundo, tão importante quanto se preparar para qualquer conflito armado. Antes mesmo de um disparo ser efetuado, as Forças Armadas, o governo e as instituições públicas e privadas devem se preparar para batalhas cibernéticas, onde ações maliciosas podem fragilizar um País.
Brasil reforça defesa contra ataques eletrônicos
"Este não é um incidente de segurança, nem um ataque cibernético”, afirmou o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, em seu perfil nas redes sociais, após sua empresa ser responsável pelo maior apagão tecnológico que o mundo já testemunhou. No último dia 19 de julho, uma falha na atualização de um software de segurança em sistemas digitais causou o colapso, afetando de serviços bancários a de saúde, suspendendo voos e derrubando sinais de emissoras de TV.
COP30: Marinha marca presença em encontro científico preparatório para 2025
Antecipando as discussões científicas centrais da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em 2025, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam, até o próximo sábado (13), a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém (PA). A Marinha do Brasil (MB) participa do evento com um estande, aberto à visitação do público, no campus Guamá da UFPA.
Cooperação com a Marinha do Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação é destaque na SciBiz Conference - 2024
A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), participou da 7ª edição da maior conferência de ciência e negócios da América Latina: a SciBiz Conference 2024. Realizado no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), no período de 17 a 21 de junho, o evento destacou-se como um marco para a conexão entre a ciência e os negócios.
Importância da Energia Nuclear é tema em Audiência Pública no Congresso Nacional
O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, representando a Marinha do Brasil, participou da Audiência Pública das Comissões de Minas e Energia e de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, realizada na Câmara dos Deputados.
Parlamentares se mobilizam para ampliar orçamento do Programa Antártico
Deputados e senadores participaram, nesta quarta-feira (19), do encontro da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), em Brasília (DF). Diante da ampliação das instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e do aumento do número de projetos de pesquisa na região, a mobilização parlamentar visa ampliar os investimentos no programa, que já não conseguem suprir totalmente a atual demanda.
Conheça a importância da comunicação acústica submarina
A busca por desvendar os mistérios dos oceanos tem impulsionado avanços significativos no desenvolvimento da comunicação acústica submarina, técnica que desperta interesse por sua capacidade de manter a furtividade dos submarinos nas comunicações com suas bases ou outras unidades navais, sem depender apenas de sinais de rádio ou de e satélites. Amplamente empregada em estudos sobre o oceano e o meio ambiente, a propagação acústica no meio aquático também possui aplicações no campo da Defesa Naval.
Parceria estratégica: Marinha do Brasil fortalece setor nuclear em colaboração com a UFRJ
Uma reunião estratégica entre a Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), e o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocorrida no dia 13 de junho, na Cidade Universitária, reafirmou a importância da cooperação para o avanço e a capacitação do setor nuclear brasileiro.
Marinha do Brasil, Grupo EDGE e Firjan inauguram avançado laboratório de automação e robótica
A Marinha do Brasil (MB) e o Grupo EDGE inauguraram, na terça-feira (4), um espaço equipado com materiais de alta tecnologia, que deverão ser utilizados na capacitação de militares e em atividades educacionais com jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP).
Arqueóloga Niède Guidon recebe o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2024
A arqueóloga Niède Guidon foi agraciada com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de 2024, considerado um dos mais importantes reconhecimento em Ciência e Tecnologia no Brasil, nesta quarta-feira (8), em cerimônia realizada no auditório da Escola Naval no Rio de Janeiro.
Ministro da Defesa visita instalações do Programa Nuclear da Marinha em São Paulo
No âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil (MB), a construção, em território nacional, do primeiro Submarino Nuclear Convencionalmente Armado destaca-se como a mais importante etapa, pois se trata de um meio naval de alta complexidade tecnológica, que representa um avanço sem precedentes no poder dissuasório para a defesa do País.
Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha é celebrado em Brasília
A Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), realizou, nesta quinta-feira (18), a cerimônia alusiva ao “Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Marinha", celebrado em 22 de abril, dia de nascimento do Almirante Álvaro Alberto - destacado cientista e Oficial da Marinha, pioneiro no Brasil em pesquisas na área de energia nuclear.
Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha recebe Presidente da ENBPar
No dia 15 de fevereiro, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; e o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, receberam o Presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Luis Fernando Paroli. Durante o encontro, discutiram projetos estratégicos e conversaram sobre a cooperação entre as instituições e o potencial da energia nuclear.
Marinha debate Ciência, Tecnologia e Saúde em São Paulo
No dia 6 de fevereiro, uma comitiva da Marinha do Brasil (MB) realizou uma visita às instalações do Grupo Fleury S.A., uma das maiores e mais respeitadas organizações de saúde do Brasil. O propósito é prospectar parcerias com a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo, de maneira a aprimorar e articular a cooperação entre a MB e a iniciativa privada, o que promoverá avanços significativos na área de saúde.
Brasil na vanguarda científica: os 40 anos da Estação Antártica Comandante Ferraz
As espessas camadas de gelo e neve que recobrem a Antártica preservam a história do planeta. O Continente Branco configura-se como um arquivo natural que contém informações sobre as mudanças climáticas, biológicas, marinhas e geológicas que ocorrem ao longo de milhares de anos. Com temperaturas extremamente baixas e condições climáticas únicas, a região oferece um ambiente ideal para estudos científicos de diversas áreas do conhecimento.
Transporte marítimo fixa novas metas de combate às mudanças climáticas
O último novembro foi o mais quente desde a era pré-industrial (1850 a 1900), alertou o observatório europeu Copernicus, que monitora e analisa dados atmosféricos e climatológicos mundiais. A média de temperatura do planeta excedeu em mais de 2°C os níveis registrados naquele período. O agravamento do aquecimento global e de suas consequências, principalmente sobre a economia do mar, é atribuído ao lançamento excessivo de gases do efeito estufa (GEE).
DGDNTM, GSI-PR e ENBPar se reúnem em São Paulo para discutir setor nuclear e PROSUB
O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar e o Assessor do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, receberam, nesta quinta-feira (7), o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e o Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Luis Fernando Paroli,
Unicamp realiza workshop "Prospecção de parcerias com a Marinha do Brasil"
Uma comitiva formada por integrantes da Marinha do Brasil, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) e da Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA) realizou na quarta-feira (06) uma visita à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No local ocorreu o workshop “Prospecção de parcerias com a Marinha do Brasil", no qual foram apresentados projetos voltados para pesquisadores e outros atores ligados à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Navio da Marinha realiza pesquisas em cordilheira submersa
O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” concluiu, nesta semana, a Comissão “Comitê Gestor III”, realizada ao longo da Cadeia Vitória-Trindade (CVT). A cordilheira submarina é composta por 30 montes de origem vulcânica entre a costa de Vitória (ES) e a Ilha de Trindade, a 1.200 km do continente. O objetivo da missão é buscar, na região, uma melhor compreensão dos efeitos desses montes sobre processos físicos, geoquímicos e biológicos que ocorrem naquela região, que é abrigo para grande variedade de animais e microrganismos.
Marinha apoia projeto de vigilância em saúde nas comunidades ribeirinhas do Pantanal
Navios da Flotilha de Mato Grosso, subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, iniciaram, nesta segunda-feira (20), uma viagem de apoio a pesquisadores de mais de 20 instituições nacionais e internacionais, entre Ladário e Porto Murtinho (MS) no rio Paraguai.
A iniciativa faz parte do projeto “Navio” (Navegando para Vigilância Viral em Lugares Longínquos), focado no estudo e monitoramento da saúde das populações ribeirinhas e das mudanças climáticas e seus impactos na saúde pública.
DGDNTM sedia reunião com Direção Geral do Armamento (DGA) da França sobre CT&I
A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realizou, no dia 8 de novembro, em São Paulo, a 1ª Reunião sobre Ciência, Tecnologia e Inovação DGA-DGDNTM, com o objetivo de fortalecer os laços entre as instituições brasileiras e francesas, bem como de promover o intercâmbio de projetos e conhecimentos em áreas correlatas.
Marinha do Brasil: DGDNTM reforça compromisso com CT&I em Campinas
O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, acompanhado do Assessor, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, e comitiva, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, visitaram a cidade de Campinas, com o objetivo de fortalecer parcerias e expandir atividades científicas, tecnológicas e de inovação, naquela região.
Salvador recebe veleiro que refaz viagem de Charles Darwin
Conhecida dos livros de ciência, a “Teoria da Evolução”, desenvolvida pelo cientista britânico Charles Darwin, no século XIX, e que revolucionou os estudos sobre a origem das espécies, foi inspirada durante sua viagem de cinco anos ao redor do mundo, a bordo do navio H.M.S. “Beagle”. Quase dois séculos depois, a Expedição “DARWIN200” reproduz essa aventura, percorrendo os mesmos locais visitados pelo então jovem pesquisador, entre 1831 e 1836, incluindo a costa brasileira.
Brasil treina pronta resposta a emergências nucleares
O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) sediou, de 17 a 20 de outubro, um exercício de aprimoramento de planos e processos para que a Fábrica de Combustível Nuclear de Resende (RJ) tenha condições de reagir a diversas situações de emergência.
Marinha realiza Batimento de Quilha do Navio Polar “Almirante Saldanha”
A Marinha do Brasil (MB) deu um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar, hoje (17), a Cerimônia de Batimento de Quilha da embarcação, no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo. Na tradição naval, este evento é caracterizado pelo posicionamento de um dos blocos do navio, que faz parte da “espinha dorsal” dele, e pela colocação da moeda na estrutura que corresponde à quilha da embarcação. Simbolicamente, é uma forma de trazer sorte para a embarcação que está sendo construída.
Representantes da Marinha do Brasil, AMAZUL e Fundação PATRIA realizam visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba
Uma comitiva formada por integrantes da Marinha do Brasil, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e da Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA) realizou na quarta-feira (11) uma visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Segundo o Presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, o propósito do encontro foi possibilitar o contato entre as empresas de tecnologia e inovação com a Marinha do Brasil, para que estas possam vir a colaborar com seus principais desafios.
Navios da Marinha do Brasil partem rumo à Antártica
Neste domingo (8), o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e o Navio Polar “Almirante Maximiano” deram início à 42ª Operação Antártica (OPERANTAR), uma das mais complexas e extensas operações realizadas, anualmente, pela Marinha do Brasil (MB), que busca apoiar a presença e as pesquisas brasileiras no continente austral, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).