O Museu Naval promoveu, na quinta-feira (8), um evento dedicado à conscientização, inclusão e valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o título “Todo Dia é Dia do Autista”, a iniciativa contou com palestras, mesa redonda, apresentações culturais e atividades lúdicas, voltadas à disseminação de informações relevantes sobre o tema.

O evento foi uma realização da Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), com organização da Divisão de Educação em Museus, e contou com a parceria de diversas instituições públicas, acadêmicas e da sociedade civil, comprometidas com os direitos da pessoa autista.

O Diretor da DPHDM, Vice-Almirante (da Reserva) Gilberto Santos Kerr, afirmou que, com base em seu interesse pelo tema, descobriu que valorizar a neurodiversidade na força de trabalho pode ampliar o acesso a talentos altamente qualificados, inclusive em áreas tecnológicas e científicas.

“Além disso, a realização de pesquisas contínuas e a promoção do diálogo entre especialistas de diversas áreas são fundamentais para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possibilitem a plena inclusão de autistas”, completou o Vice-Almirante.

Ele reiterou ainda que o Museu Naval tem a “obrigação de transformar as vidas de quem passa por ele”. Segundo o Diretor, não se pode permitir que alguém adentre a 'sala dos descobrimentos' sem, ao final, compreender a importância de um Poder Naval — uma Marinha — na construção e consolidação do País e da nacionalidade brasileira.

Para a organizadora do evento, Capitão de Corveta (do Quadro Técnico) Renata da Rocha Pereira, que além de marinheira é mãe atípica, foi uma felicidade “sem igual” poder coordenar um evento tão sensível e humanizado. “Cheio de informação, conscientização e acolhimento, que estiveram a serviço da sociedade e da Família Naval, reforçando nosso compromisso com a inclusão e a diversidade no Museu Naval, além de destacar sua função de educação,  reflexão e troca de conhecimento”, pontuou.

Além da MB, participaram do evento: a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Governo do Estado do Rio de Janeiro (RJ); a Escola de Defesa do Consumidor e o PROCON-RJ; a Caixa de Assistência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); o Centro de Terapias Integradas do Espaço Cultural “Tocando em Você”; a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado do Rio de Janeiro; e a Associação de Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (APTEA).

. . .

Comentários

Patricia Costa sta (não verificado) Sex, 09/05/2025 - 23:01

Estive presente e foi muito prazeroso,além de todo corpo da marinha são muitos atenciosos , todo dia e dia do autismo. Pode aprender um pouco mais

Patricia Costa sta (não verificado) Sex, 09/05/2025 - 23:08

Foi um dia de aprendizado,muito bom

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.