A Marinha do Brasil (MB) participa do Rio Innovation Week (RIW) 2025, iniciado hoje (12), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). Pela primeira vez, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” foi transformado em ambiente imersivo de ciência, cultura e inovação, aberto ao público durante o evento.
A participação da Força Naval no RIW reforça o papel da MB como agente de inovação tecnológica no País e contribui para estreitar o diálogo com a sociedade, aproximando o público de seus projetos mais relevantes. Entre os programas em destaque estão o Programa de Submarinos (PROSUB), responsável pela construção de submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear, e o Programa de Fragatas Classe “Tamandaré”, ambos concebidos e desenvolvidos no Brasil. Essas e outras iniciativas ampliam significativamente a capacidade operacional da Marinha, contribuindo para a proteção da Amazônia Azul e impulsionando a Base Industrial de Defesa, com impactos diretos no desenvolvimento científico e tecnológico nacional.
A participação na RIW reforça a conexão entre a MB e os temas de inovação, tecnologia e entretenimento presentes no cotidiano da juventude, e remete à campanha do Dia da Marinha de 2025: “Sai da tela e bora pro mar”. A iniciativa convidou o público a vivenciar aventuras no mundo real. Inspirada nos jogos de ação, a campanha utilizou linguagem e estética do universo dos jogos eletrônicos para apresentar personagens e cenários ambientados em navios, submarinos e viaturas, simulando operações como busca e salvamento no mar.
Tecnologia, ciência e entretenimento
A bordo do NAM “Atlântico” e no espaço externo da Marinha, localizado no armazém Kobra, no Píer Mauá, a programação inclui painéis, palestras e mesas-redondas sobre ciência, defesa e inovação. O público poderá visitar exposições de equipamentos e sistemas militares, simuladores, experiências de realidade virtual, robôs, maquetes e mostruários interativos.

O NAM “Atlântico” será transformado em uma arena tecnológica e cultural, com programação imersiva voltada especialmente ao público jovem. O Capitânia da Esquadra brasileira receberá artistas e expositores de diferentes segmentos, tornando-se palco de uma programação diversificada de lazer e entretenimento, com destaque para a etapa final da competição de robôs do Circuito da Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos (FERJEE de Esports), debates e painéis sobre o universo gamer, sessões de cinema em 4K e diversas atrações culturais, com apresentações de grupos de dança e shows musicais.
A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) também estão presentes, promovendo suas iniciativas e prospectando parcerias com o setor privado, incluindo empresas iniciantes de base tecnológica. O objetivo é abrir novas oportunidades para pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Experiência única a bordo
O público poderá embarcar no NAM “Atlântico” e conhecer de perto o maior navio de guerra da América Latina. O Capitânia da Esquadra é projetado para tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, pelo mar e pelo ar. Também é apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, evacuação de pessoal e operações de manutenção da paz.
Com 203 metros de comprimento e 30 metros de altura, e capacidade para até 18 aeronaves, o navio recebe visitantes para uma imersão em atividades que unem tecnologia, inovação, cultura e entretenimento ao longo do evento. Além disso, o público poderá visitar o Navio-Veleiro “Cisne Branco”.

Para garantir a segurança do público durante a visitação aos navios, serão adotados os seguintes protocolos:
• Delimitação de áreas acessíveis ao público e definição das áreas restritas;
• Credenciamento de visitantes e profissionais envolvidos no evento;
• Recomendação para o uso de calça, sapatos baixos ou tênis, de modo a facilitar o deslocamento dentro dos Navios;
• Acompanhamento do público por militares designados, garantindo orientação e fluidez no circuito da visita;
• Controle do fluxo de visitantes, evitando aglomerações;
• Planos de evacuação disponíveis, com sinalizações visuais e sonoras em caso de emergência; e
• Equipe médica de prontidão durante todo o período de visitação, com local apropriado para atendimento.
Rio Innovation Week
Data: 12 a 15 de agosto de 2025
Horário: 10h às 21h
Local: Píer Mauá – Avenida Rodrigues Alves, nº 10, Praça Mauá, Rio de Janeiro (RJ)
Para a programação completa e mais informações acesse: https://rioinnovationweek.com.br/
Comentários
Para participar do evento como visitante será preciso fazer um cadastro antes ou só apresentar documento na entrada?
Bom dia!
Para visitar os Navios NAN Atlântico e o Cisne Branco durante o Rio inovenrion week é gratuito.
Bom dia.
Gostaria de saber, se a visita é gratuita.
Obrigada!
Comentar