Os “Navios da Esperança”, como são conhecidos os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil (MB), realizam, de 25 de junho a 1º de julho, uma missão de apoio às comunidades ribeirinhas no entorno do Rio Amazonas (AM). Durante as ações, serão oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, procedimentos laboratoriais e vacinação.
Na quinta-feira (26), o NAsH “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou atendimentos de saúde e ações cívico-sociais na comunidade de Bom Sucesso (AM). A presença de profissionais como pediatra, psicóloga e oftalmologista possibilitou atendimentos especializados, reforçando o compromisso da MB com a ampliação dos serviços de saúde prestados à população ribeirinha.

Entre os atendimentos realizados, destacou-se uma visita domiciliar solicitada por familiares de uma senhora de 92 anos, portadora de hipertensão e diabetes, que apresentava histórico de hipoglicemia e mal-estar havia três dias. A paciente foi diagnosticada com pneumonia bacteriana não especificada, recebendo prescrição médica, medicamento e orientações adequadas.
“A Marinha do Brasil leva a essas comunidades mais distantes a presença do Estado, por meio da assistência à saúde prestada nas Ações Cívico-Sociais. São populações carentes, localizadas em áreas de difícil acesso na região amazônica, onde o transporte é majoritariamente fluvial”, afirmou o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Ele destacou a importância de proporcionar qualidade de vida a populações com acesso limitado a serviços essenciais. “Participar de ações como esta nos engrandece enquanto indivíduos e reforça o compromisso da Marinha em oferecer melhores condições de vida à população ribeirinha”, completou o Comandante da Força.

Também merece destaque a participação das Voluntárias Cisne Branco, que atuam em benefício da Família Naval e integram os projetos sociais da MB. Na ocasião, contribuíram com atendimentos psicológicos, além da entrega de brinquedos às crianças e cestas básicas às famílias da comunidade atendida.
Sob o lema “Saúde onde houver vida”, os “Navios da Esperança” contribuem para a permanente presença da Marinha do Brasil na Amazônia, representada pelo trabalho contínuo de Oficiais e Praças em prol da melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas e dos povos originários.
As próximas ações de atendimento estão previstas para ocorrer nas comunidades de Bom Remanso e Amatari.

Comentar