Com ação coordenada pela Casa de Governo de Roraima, a equipe médica da Marinha do Brasil (MB), em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, voltou a realizar, nos dias 8 e 9 de julho, ações de assistência hospitalar na Terra Indígena Yanomami (TIY). Os primeiros atendimentos ocorreram na comunidade do Caju, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”. A ação contou com o apoio da lancha “Multirum IV” da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental que levou a equipe médica da Marinha até a comunidade.

Em continuidade às ações do NAsH “Carlos Chagas”, que atuou na região durante o mês de junho, o NAsH “Soares de Meirelles” é um meio equipado para prestar os cuidados essenciais aos habitantes da região ao oferecer atendimento médico, odontológico e de enfermagem.  

A ação de assistência hospitalar, promovida pelas Forças Armadas, busca aprimorar o apoio à saúde das comunidades ribeirinhas e indígenas, afetadas por consequência do garimpo ilegal, dos ilícitos transfronteiriços e dos crimes ambientais. Os atendimentos abrangeram uma variedade de cuidados essenciais à saúde, como o tratamento para hipertensão, diabetes e síndrome diarreica, além de oferecer suporte para infecções respiratórias e desnutrição. Também foram realizados atendimentos odontológicos com procedimentos preventivos, extrações dentárias e tratamentos de cáries, conforme a necessidade de cada paciente.

"Estamos muito satisfeitos com os cuidados médicos e os medicamentos que recebemos. Agradecemos profundamente pela visita à nossa comunidade e por cuidar do nosso povo", declarou o tuxaua (representante da aldeia responsável por negociações com não indígenas) da Comunidade do Caju, Francisco Pereira Yanomami.

Mesmo diante das dificuldades de locomoção enfrentadas pelo navio devido às densas florestas e rios sinuosos, o NAsH “Soares de Meirelles” já efetuou 94 atendimentos e diversos procedimentos médicos e odontológicos, além da distribuição de 1.134 medicamentos às comunidades. O navio continuará atendendo nas comunidades ribeirinhas e indígenas do Rio Catrimani nos próximos dias.


Comando Conjunto Catrimani II

A Operação "Catrimani II" é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.