Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Defesa Naval

Card image
Defesa Naval

A complexidade das operações aéreas em alto mar

Realizar operações aéreas em alto mar exige um elevado grau de preparação de todos os profissionais envolvidos, tanto os que estão embarcados nos navios quanto os que operam a bordo das aeronaves. O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, que já realizou mais de 4.250 pousos e decolagens desde a sua incorporação em 2018, possui um convés de voo ― também chamado convoo ― com capacidade para até sete aeronaves e um hangar que pode transportar até 16 helicópteros, dependendo do porte.

Card image
Defesa Naval

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas capacidades e limitações individuais e coletivas. A primeira pista de liderança militar do País foi criada pela Marinha do Brasil (MB), há mais de dez anos, e está situada na Escola de Liderança do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Anualmente, cerca de duas mil pessoas, entre militares e civis, são aprimoradas na pista.

Card image
Defesa Naval

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que representa um marco importante no avanço tecnológico da Marinha do Brasil (MB), tem o objetivo de identificar a situação dos locais mais afetados pelas enchentes, no Rio Grande do Sul, registrando situações de alagamento, destroços e a possibilidade de locais ainda não verificados.

Card image
Defesa Naval

Operação “Lançamento de Armas”: Marinha testa o seu poder de combate

A Marinha do Brasil (MB) conduziu, entre os dias 15 e 18 de junho, a Operação “Lançamento de Armas II/2024”, mobilizando navios e aeronaves da Esquadra, no litoral entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ). O objetivo da Operação é elevar o nível de adestramento dos militares e aprimorar a eficácia dos sistemas de armas, por meio de disparos sobre um alvo de superfície.

Card image
Defesa Naval

Exercício inédito da Marinha garante manutenção de cabos submarinos

Você sabia que a internet que você está usando para ler esta matéria depende da funcionalidade dos cabos submarinos? Isso significa que a pesquisa de uma viagem, uma compra online ou a operacionalidade do mercado financeiro, por exemplo, precisam da manutenção dos equipamentos, responsáveis por transmitir em torno de 95% de toda a comunicação mundial, pelo fundo do mar.

Card image
Defesa Naval

Marinha avança na construção do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado

Na última quarta-feira (12), a Marinha do Brasil (MB) realizou o primeiro corte de chapa, para a construção das cavernas da Seção C Preliminar, do casco resistente do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado, o “Álvaro Alberto”, nas instalações da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), no Complexo Naval de Itaguaí (RJ).

Card image
Defesa Naval

Exercício marítimo internacional aprimora táticas de combate a ilícitos na costa africana

A Marinha do Brasil participa, até 24 de junho, de exercício operativo internacional com mais de 20 países, no Golfo da Guiné, na costa da África Ocidental. A GUINEX IV, como o treinamento é conhecido, visa apoiar a segurança marítima no Atlântico Sul, região de interesse estratégico do Brasil.

Card image
Defesa Naval

Batimento de quilha do segundo navio marca avanço no Programa Fragatas Classe Tamandaré

A Marinha do Brasil, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Batimento de Quilha da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F-201), nesta quinta-feira (6), na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC). A F-201 é a segunda embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), que prevê a construção de quatro navios. O PFCT é considerado o mais inovador projeto de construção naval desenvolvido no Brasil, com mão de obra local e transferência de tecnologia.

Card image
Defesa Naval

NAM “Atlântico” desatraca de Rio Grande (RS) para realizar operação com Porta-Aviões Nuclear “George Washington”

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” desatracou, hoje (26), do Estaleiro de Rio Grande (RS), para realizar uma operação típica de guerra, em apoio à população gaúcha, com a participação da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA). Nesta segunda-feira (27), ocorrerá a transferência de donativos, do Porta-Aviões Nuclear “George Washington” para o NAM “Atlântico”.

Desatracação do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”:

Card image
Defesa Naval

Navio da Marinha norte-americana transporta doações para o Rio Grande do Sul

Diante do cenário de calamidade no sul do País, a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) se ofereceu para somar esforços no apoio à população afetada pelas chuvas. Abastecido com 15 toneladas de donativos, o navio norte-americano USNS "John Lenthall" deixa o porto do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (24), com destino ao Rio Grande do Sul (RS).

Card image
Defesa Naval

Saiba como foi a participação das aeronaves brasileiras na “Southern Seas – 2024”

No dia 19 de maio, aeronaves de asa fixa, AF-1 “Skyhawk”, da Marinha do Brasil (MB), realizaram operações aéreas em coordenação com o Porta-Aviões USS “George Washington”, da Marinha norte-americana (USN), no litoral entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. O treinamento fez parte das ações realizadas em conjunto com a Força-Tarefa dos Estados Unidos da América (EUA), durante a fase de mar da Operação “Southern Seas – 2024”, visando testar e aprimorar a interoperabilidade da MB com a USN e a Guarda Costeira dos EUA (USCG).

Card image
Defesa Naval

Conheça o Complexo Médico do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”

Para além de ser o maior meio naval da Esquadra brasileira, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” também abriga o segundo maior Complexo Médico entre todos os navios da Marinha do Brasil (MB). O setor possui ainda acesso ao elevador de aeronaves de ré, permitindo que as ambulâncias cheguem até a parte interna do navio para garantir atendimentos mais ágeis.

Card image
Defesa Naval

Ministério da Defesa e Forças Armadas defendem previsibilidade orçamentária na Câmara dos Deputados

Convidados pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), o Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica apresentaram, nesta quarta-feira (17), o atual panorama da Defesa nacional, com as necessidades e principais projetos das Forças. A audiência, que costuma ser convocada no início do ano legislativo, visa contribuir para orientar as decisões dos parlamentares.

Card image
Defesa Naval

Marinha do Brasil e Forças Armadas da França realizam Operação Anfíbia no Rio de Janeiro

Após três dias de intensos exercícios, terminou, nesta terça-feira (16), a fase de mar da Operação “Jeanne d’Arc 2024”, realizada pela Marinha do Brasil (MB) com as Forças Armadas da França, que incluem a Marinha Nacional da França (MNF) e a 9ª Brigada do Exército francês. Um dos pontos altos dos exercícios foi a Demonstração Operativa de uma Incursão Anfíbia, realizada na Ilha da Marambaia (RJ), na região da Baía de Sepetiba, no dia 15 de abril, que contou com meios e militares brasileiros e franceses.

Card image
Defesa Naval

Operação “Jeanne d’Arc 2024”: Marinha do Brasil realiza exercício com as Forças Armadas da França

Começa, hoje (14), a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB) juntamente com as Forças Armadas da França, que inclui a Marinha Nacional da França (MNF) e a 9ª Brigada do Exército da França, responsável por realizar operações anfíbias naquele país. 

A Operação, que ocorre até 20 de abril, contará com, aproximadamente, 2.250 militares, sendo 1.460 brasileiros e 790 franceses, e acontece na área marítima entre as cidades do Rio de Janeiro e Mangaratiba (RJ).

Card image
Defesa Naval

Operação “Lais de Guia” intensifica patrulhamento na Baía de Guanabara

A Operação “Lais de Guia”, a GLO do Mar, intensificou hoje (22) as ações de patrulhamento na Baía de Guanabara, incluindo a Ilha Braço Forte e regiões adjacentes, no Rio de Janeiro (RJ).

Card image
Defesa Naval

Oficiais da Marinha do Brasil capacitam militares mexicanos para operações de paz da ONU

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), da Marinha do Brasil, enviou ao México uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), composta pelas Capitães de Mar e Guerra (Quadro Técnico) Monica Thüler, Carla Daniel e Nilza Barros para conduzir, no período de 5 a 9 de fevereiro, o Curso de Conselheira de Gênero, que visa preparar militares que atuarão como conselheiras ou pontos focais de gênero em operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Card image
Defesa Naval

Marinha apreende mais de uma tonelada de drogas durante Patrulha no rio Içá (AM)

A Marinha do Brasil (MB) apreendeu cerca de 1,17 tonelada de maconha durante ação de Patrulha Naval no rio Içá, no estado do Amazonas. O material ilegal foi entregue, na noite de ontem (14), à Polícia Federal e incinerado pela Polícia Civil, em Tabatinga (AM).

Card image
Defesa Naval

Conheça a tropa brasileira preparada para agir com eficiência e prontidão em missões da Marinha

A Marinha do Brasil (MB) possui meios de Fuzileiros Navais em permanente condição de pronto emprego, que asseguram a capacidade da Força Naval de projeção de poder do mar para terra.

Card image
Defesa Naval

“Aspirantex” chega ao fim após 23 dias de comissão

Após realizar exercícios operativos, de caráter estritamente militar, na área marítima entre o Rio de Janeiro e Ceará, a Operação “Aspirantex 2024” chegou ao fim nesta sexta-feira (02). Cerca de 2.300 militares, incluindo 180 Aspirantes da Escola Naval (EN) e Cadetes do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, participaram das atividades, que começaram em 11 de janeiro.

Card image
Defesa Naval

Marinha, Receita e Polícia Federal combatem o tráfico de drogas

Nesta quarta-feira (31), a Marinha do Brasil (MB), a Receita Federal (RFB) e a Polícia Federal (PF) realizaram inspeção de bagagens e passageiros com o emprego de cães farejadores no Porto do Rio de Janeiro (RJ). A ação conjunta, intitulada Operação “Tridente”, aconteceu no contexto da Operação “Lais de Guia”, conhecida como a “GLO do MAR”.

Card image
Defesa Naval

“Esquadrão Tucano" completa 30 anos de serviços à população e combate à criminalidade

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91) da Marinha do Brasil (MB) completa 30 anos nesta quarta-feira (31). Conhecido como “Esquadrão Tucano”, a unidade foi ativada em 1994, mas a presença da Aviação Naval na Amazônia Ocidental começou bem antes, com a criação de um destacamento aéreo em 1979, totalizando mais de 51 mil horas de voo na região.

Card image
Defesa Naval

Primeira Fragata “Tamandaré” em fase final de construção

O lançamento ao mar da Fragata “Tamandaré”, primeiro dos quatro novos navios-escolta que passarão a equipar a Marinha do Brasil ao longo desta década, está previsto para meados deste ano. Já o segundo navio da Classe, que será batizado de Fragata "Jerônimo de Albuquerque”, teve iniciado o corte das chapas de aço que comporão seu casco. Ambos fazem parte do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), o mais moderno e inovador projeto de construção naval desenvolvido no País e que tem a expectativa de gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Card image
Defesa Naval

BNDES AZUL fomentará o crescimento econômico do País a partir do mar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou hoje (24), a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil (MB), um novo pacote de investimentos intitulado BNDES AZUL. A iniciativa é destinada ao desenvolvimento da economia azul, também conhecida como economia do mar.

Card image
Defesa Naval

Brasil assume força-tarefa mundial de combate à pirataria marítima

A Marinha do Brasil assumiu, nesta terça-feira (23), o comando da Combined Task Force (CTF) 151, com a missão de coordenar forças navais multinacionais, em operações de combate à pirataria, em uma das principais rotas marítimas mundiais, que inclui o Golfo de Áden, a Bacia da Somália e o Mar da Arábia.

Card image
Defesa Naval

Fuzileiros Navais capacitam Armada colombiana para operações de paz da ONU

A Marinha do Brasil (MB) enviou à Colômbia uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) de Fuzileiros Navais, para conduzir, de 10 a 19 de janeiro, o Curso de Unidades Militares Ribeirinhas das Nações Unidas (da sigla em inglês, UN-MRU). A iniciativa foi coordenada pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) da MB, e busca aproveitar a expertise da Força em operações sobre a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar a cooperação com países amigos no entorno estratégico brasileiro.

Card image
Defesa Naval

Marinha fortalece a Defesa Nacional com a incorporação de mais um moderno submarino

A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), entregou ao Setor Operativo da Força, no dia 12 de janeiro, na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, o segundo dos quatro submarinos convencionais previstos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Ele recebe o nome de Humaitá (S41) e opera com propulsão diesel-elétrica.

Card image
Defesa Naval

Aspirantex 2024: alunos da Escola Naval embarcam nos navios da Esquadra

Os Aspirantes da Escola Naval embarcaram ontem (11) em navios da Esquadra brasileira para se familiarizarem com a vida no mar. Durante a comissão, terão a oportunidade de escolher entre o Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes da Marinha - que definirá o caminho de suas respectivas carreiras. Os meios da Força Naval retornarão ao Rio de Janeiro em 2 de fevereiro.

Card image
Defesa Naval

Marinha reativa Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos

A partir de hoje (10), a cidade de Santos (SP), onde está o maior complexo portuário da América Latina, responsável por 28% da balança comercial brasileira, passa a contar com um novo Grupamento de Fuzileiros Navais.

Card image
Defesa Naval

Marinha e Polícia Federal apreendem carga de cigarros no Marajó

Uma operação da Marinha do Brasil e da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de 2 mil caixas de cigarros contrabandeados. Os produtos estavam em um barco, que foi abordado na manhã desta quinta-feira (28), no Oceano Atlântico, a cerca de 30 milhas náuticas (55 quilômetros) do município de Soure, no Arquipélago do Marajó.