Dentro e fora das telas, a nova campanha publicitária em homenagem ao Dia da Marinha não passou despercebida pelo público nas principais cidades do País. A data é comemorada em 11 de junho e, ao longo de todo o mês, o vídeo institucional e as peças gráficas foram exibidos nas mídias sociais oficiais da Marinha e em canais tradicionais de comunicação, como outdoors, busdoors e painéis de LED em edifícios comerciais, além de eventos por todo o Brasil. Pela primeira vez, a Força Naval empregou recursos de inteligência artificial (IA) na produção.

O universo gamer orientou a linha criativa da campanha deste ano e o conteúdo das postagens nas mídias sociais. Além do material institucional, o Centro de Comunicação Estratégica da Marinha inovou ao apresentar uma animação da histórica Batalha Naval do Riachuelo simulando uma transmissão ao vivo, registrada pelos próprios heróis do combate. A criação, produzida com uso de IA, alcançou mais de 3,2 milhões de visualizações e 102,2 mil interações no Instagram, atraindo a atenção de 68% de usuários que não seguiam o perfil.

 

O material produzido em parceria com o influencer Matheus Sena, conhecido por imitar cenas do jogo eletrônico Grand Theft Auto (GTA), alcançou cerca de 1,7 milhão de visualizações e 55 mil interações, sobretudo entre o público-alvo da campanha. Sena reproduz no mundo real os movimentos dos personagens em suas missões no jogo. No entanto, no reel colaborativo publicado por Sena e pela Marinha, a ação criminosa foi frustrada pelos militares da Capitania Fluvial de Brasília, responsáveis pela fiscalização no Lago Paranoá.

 

Ao todo, foram publicadas 285 postagens nos perfis oficiais da Marinha nas mídias sociais, que acumularam mais de 6,8 mil comentários. A análise de sentimentos fornecida pela ferramenta BuzzMonitor indica que 74% das opiniões expressas pelos seguidores são positivas ou neutras. Durante o mês de junho, a campanha conquistou mais de 6 mil novos seguidores no Instagram, 7,8 mil no TikTok, 4,7 mil no Threads e 6 mil no YouTube. No Google Trends, a busca pelas expressões “Dia da Marinha” e “11 de junho – Data” tiveram aumento da ordem de 150% e 200% respectivamente.

O assunto também ganhou destaque na Agência Marinha de Notícias, com a publicação de 12 matérias, algumas das quais subsidiaram importantes veículos de imprensa. A campanha repercutiu em jornais e emissoras regionais e nacionais, além da mídia especializada, totalizando ao menos 98 matérias ‒ todas positivas ‒ sobre o Dia da Marinha.

“Sai da Tela e Bora pro Mar”

 

A divulgação do Dia da Marinha também esteve presente na mídia externa. No Distrito Federal, painéis de LED distribuídos pelas principais vias de Brasília exibiram as peças da campanha, que foram veiculadas ainda em busdoors, empenas, painéis internos e mídias de elevadores de edifícios comerciais da capital e de Taguatinga. Destaque para o painel de LED de 1.125 m² no Centro Comercial Boulevard, próximo ao Shopping Conjunto Nacional, e o de 117,6 m² no Edifício Venâncio II, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, impactando mais de 1 milhão de pessoas por dia.


   • Confira o vídeo veiculado nos stories do Instagram com as principais ações na mídia offline de Brasília:

youtube[https://www.youtube.com/embed/IIurLACiXd8?rel=0&]

O vídeo institucional foi apresentado ao público durante a tradicional cerimônia de substituição do pavilhão nacional, na Praça dos Três Poderes, no domingo, 8 de junho. A divulgação do Dia da Marinha foi acompanhada de atividades abertas ao público no Parque da Cidade, onde estavam expostos viaturas anfíbias, blindados, caminhões militares e um protótipo do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP). Também foi montado no local um hospital de campanha para assistência social e de saúde, que realizou mais de 500 atendimentos na primeira semana de junho.

Nas ondas da Rádio Marinha

Durante a cerimônia na capital federal, a Força Naval formalizou o lançamento da Rádio Marinha em Brasília (95,7 FM), cuja sede está localizada no Comando do 7º Distrito Naval. A emissora integra uma rede que inclui estações em São Pedro da Aldeia (RJ), Corumbá (MS), Natal (RN), Rio Grande (RS), Manaus (AM) e Belém (PA), além da transmissão via internet. Para celebrar o Dia da Marinha, a rádio veiculou um spot especial, com oito inserções diárias ao longo de cinco dias.

Ouça o spot especial pelo Dia da Marinha

 

Divulgação da data em todo o Brasil

No Rio de Janeiro (RJ), mais de 14 mil pessoas visitaram navios da Marinha abertos ao público: o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, a Fragata “União” e o Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, no Píer do Museu do Amanhã, e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Sabóia” e o Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, no Píer Mauá. Neste último, a ação incluiu exposição de meios operativos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), projetados para executar operações anfíbias e ribeirinhas, missões de paz, ações de defesa civil e humanitárias.

 

Um avião com faixa publicitária circulou no dia 15 de junho pelas praias da Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme, dando continuidade às ações na capital fluminense. Na orla de Santos (SP), os Navios-Patrulha “Maracanã” e “Guajará” e o Aviso de Patrulha “Barracuda” integraram uma Parada Naval ao lado de embarcações da Receita Federal, da Polícia Militar, do Grupamento de Bombeiros Marítimos, da Fundação Florestal, da Guarda Portuária e da Praticagem. O desfile ocorreu em 8 de junho para um público estimado de 10 mil pessoas.

A Baía do Guajará, em Belém (PA), também recebeu uma Parada Naval, com a participação dos Navios-Patrulha “Bocaina”, “Guanabara” e “Pampeiro”; os Avisos-Auxiliares “Breves” e “Soure”; as Lanchas de Operações Ribeirinhas Blindadas “Amazonas”, “Façanha” e “Rio Negro”; o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, o Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Castelo” e o Aviso Balizador “Veja”. Houve, ainda, visitação pública ao Navio-Patrulha “Bracuí” e ao Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins” na Estação das Docas.

No Centro-Oeste, além da exibição das peças publicitárias em outdoors de Corumbá (MS), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), a data foi celebrada em diversos eventos abertos ao público. Em Ladário (MS), a Banda de Música do Comando do 6º Distrito Naval se apresentou em frente ao Pórtico do Complexo Naval de Ladário, cartão-postal do município, para cerca de 300 pessoas. Em Porto Murtinho (MS), o Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu” e o Navio-Patrulha “Penedo” receberam visitação pública.

A Marinha também promoveu uma ação cívico-social na Praça Nossa Senhora dos Remédios para a população de Ladário e regiões próximas, oferendo aferição de pressão arterial, corte de cabelo, aplicação de flúor e orientações sobre higiene bucal, além de exposição de materiais militares, oficinas de nós e voltas e camuflagem facial para crianças. Em parceria com a prefeitura, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” providenciou atendimentos médicos e odontológicos no Porto Geral do município.

Cerca de 2,5 mil pessoas compareceram à Exposição “Vem Pra Marinha”, realizada na Praça de Eventos de Cabaceiras (PB). Já em Natal (RN), aproximadamente 600 pessoas assistiram à apresentação da Banda de Música do 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, no Teatro Alberto Maranhão. No Porto de Maceió (AL), o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” recebeu mais de 600 visitantes. Outdoors e painéis de LED nas principais vias da capital alagoana também exibiram as peças da campanha.

Em Porto Alegre (RS), a empena do Pontal Shopping — um painel de LED de 252 m² — exibiu o vídeo institucional, impactando cerca de 40 mil pessoas. A Banda de Música do 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais do Rio Grande realizou apresentações gratuitas em Rio Grande (RS), Pelotas (RS) e Florianópolis (SC), alcançando aproximadamente 900 pessoas.

Imagem de capa: Pontal Shopping, em Porto Alegre (RS)

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.