Centro de Comunicação Social da Marinha

Agência Marinha de Notícias

Esplanada dos Ministérios, S/Nº, Bloco N 3º Andar
Brasília/DF
CEP: 70055-900

Telefone: (61)3429-1941 E-mail: agenciadenoticias@marinha.mil.br

Segurança da Navegação

Card image
Segurança da Navegação

“Travessia Segura”: segunda fase da campanha reforça ações para a segurança da navegação

    O mês de julho é marcado pelas férias escolares, quando é registrado um aumento considerável no fluxo de embarcações em localidades onde há presença da atividade náutica. Segundo uma pesquisa publicada em janeiro deste ano pelo Ministério do Turismo, 51% dos viajantes preferem destinos com praia e sol para aproveitar o período de descanso.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha vistoria mais de 500 embarcações durante a Operação “Parintins 2024”

Considerado uma das maiores manifestações culturais do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins gera um aumento exponencial no tráfego de embarcações de Manaus até a cidade de Parintins, no Amazonas. Nesse período, para contribuir com a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nas águas interiores, todos os anos, a Marinha do Brasil (MB) intensifica as inspeções navais por meio da Operação “Parintins”.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha conduz Plano de Ação para período de seca na Amazônia Ocidental

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), vem conduzindo, ao longo de 2024, o Plano de Ação para o período de seca na Amazônia Ocidental, especialmente nos estados do Amazonas e Rondônia, que apresentaram níveis críticos de estiagem no ano passado. A série de medidas inclui levantamentos hidrográficos, disponibilização de dados à comunidade marítima e preparo logístico de meios, material e pessoal.

Card image
Segurança da Navegação

Precauções contra Explosões: Normas reforçam segurança em embarcações

Os recentes acidentes ocorridos envolvendo explosões na Região de Cabo Frio (RJ), com embarcações de Esporte e Recreio, despertaram a atenção para um perigo que muitas vezes é ignorado e que pode ser evitado com ações simples. Nesse sentido, a Diretoria de Portos e Costas  relembra algumas providências que devem fazer parte da preparação de uma embarcação antes do início da viagem. Todos os procedimentos listados aqui estão previstos no “Anexo 4B” das Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Esporte e Recreio (NORMAM-211).

Card image
Segurança da Navegação

Marinha do Brasil mantém ações de segurança da navegação no Rio Grande do Sul

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, continua desempenhando suas funções rotineiras, apesar das adversidades causadas pelas enchentes que atingiram a região. A Capitania permanece atuando com foco na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica, cumprindo seu papel na proteção das águas e das comunidades locais.

Card image
Segurança da Navegação

Nova recomendação da Organização Marítima Internacional visa ampliar a segurança da navegação na Bacia de Santos

A Organização Marítima Internacional (IMO, da sigla em inglês) recomendou, nesta quinta-feira (13), a adoção de duas áreas a serem evitadas, conhecidas como ATBA (do inglês, areas to be avoided), por navios mercantes em trânsito na Bacia de Santos onde são desenvolvidas atividades de exploração de óleo e gás. A proposta, submetida pela delegação brasileira, visa ampliar a segurança da navegação e prevenir incidentes com possível impacto sobre o meio ambiente marinho.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha alerta sobre mau tempo no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul

A Marinha divulgou alerta sobre ressaca na faixa litorânea entre Mostardas, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina.

O mar deve registrar ondas de direção sudeste de até dois metros e meio de altura, entre a noite de hoje (29) e a manhã de quinta-feira (30).

Card image
Segurança da Navegação

Frente fria gera ventos de 85km/h na Região Sul

A Marinha do Brasil (MB) divulgou, nesta segunda-feira (20), a previsão de uma frente fria no Oceano Atlântico na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse fenômeno poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 85 quilômetros por hora, entre as manhãs dos dias 23 e 25 de maio, entre Chuí (RS) e Itajaí (SC).

Card image
Segurança da Navegação

Frente fria gera ventos intensos nas regiões Sul e Sudeste

Nesta terça-feira (14),  a Marinha do Brasil (MB) divulgou que a atuação de uma frente fria no Oceano Atlântico poderá provocar ressaca na faixa litorânea entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de direção Sul e altura de até 3 metros, entre as manhãs de quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

Card image
Segurança da Navegação

Frente fria gera ventos intensos entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (13), a Marinha do Brasil (MB) divulgou alerta sobre a passagem de uma frente fria que poderá afetar a faixa litorânea entre a cidade de Peruíbe, em São Paulo, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A previsão é de ventos de até 60 quilômetros por hora, entre hoje e amanhã, exigindo ainda mais atenção e cuidado dos navegantes.

Card image
Segurança da Navegação

Chuva forte continua no Rio Grande do Sul

A faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, poderá ser afetada pela passagem de uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora, entre a madrugada desta quarta-feira (8) e a noite de quinta, 9 de maio. As informações são do Centro de Hidrografia da Marinha, que alerta, ainda, para pancadas de chuva forte em todo o território gaúcho.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha contribui para segurança da navegação durante show da cantora Madonna

Neste sábado (4), a Marinha do Brasil (MB) mobilizou militares e embarcações, a fim de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica durante o show da cantora Madonna, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).

Card image
Segurança da Navegação

Marinha marca presença na maior feira náutica ao ar livre da América Latina

A Marinha do Brasil (MB) está presente na 25ª edição do Rio Boat Show 2024, que acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Durante o evento, considerado a maior feira náutica ao ar livre da América Latina, o visitante pode encontrar no estande da MB um ambiente repleto de conteúdo: acervo histórico, sinalização náutica, vídeos informativos, maquetes de embarcações históricas e atuais, entre outras atrações.

Card image
Segurança da Navegação

Para além da Operação “Verão”: o trabalho das Capitanias, Delegacias e Agências

Ainda que, a depender da sazonalidade, o tráfego de embarcações e banhistas aumente consideravelmente, as Capitanias, Delegacias e Agências (CDA), Organizações Militares dedicadas à promoção da Segurança da Navegação, têm rotinas intensas durante todo o ano. Mesmo com o fim da Operação “Verão 2023/2024”, o extenso litoral e as águas interiores do País continuam a ser guardados pelas CDAs, que, por delegação, atuam como agentes da Autoridade Marítima em suas respectivas áreas de jurisdição.

Card image
Segurança da Navegação

Grupo que monitora poluição por óleo no mar tem nova coordenação

Após dois anos à frente do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), um dos tripés do Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC), a Marinha do Brasil (MB) entregou, em janeiro deste ano, a coordenação do próximo biênio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Card image
Segurança da Navegação

Parada Naval marca a abertura do Ano Hidrográfico de 2024

Parecia até cena de cinema, mas era o poder dos “navios brancos” da Marinha do Brasil (MB) desfilando pela Baía de Guanabara, nas proximidades de Niterói (RJ). A passagem simbólica, na manhã desta terça-feira (20), marcou a abertura do Ano Hidrográfico de 2024.

A tradicional programação inicia o calendário de ações das embarcações da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Os famosos “navios brancos” atuam na ampliação da segurança da navegação, além da produção de informações acerca do ambiente marinho.

Card image
Segurança da Navegação

Primeiro Porto do Piauí promete ampliar economia do estado

Apesar de ter registrado o quarto maior crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB), dentre todas as unidades da federação, entre 2002 e 2021, o Piauí registrou uma das mais baixas participações no PIB nacional (0,7%) no mesmo período. Parte da explicação pode estar no fato de que o estado é o único banhado pelo Oceano Atlântico que não possui um porto marítimo, tendo que recorrer aos portos de Itaqui (MA) e Pecém (CE) para escoar sua crescente produção agropecuária e de minérios, perdendo arrecadação de impostos para seus vizinhos.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha alerta para ciclone tropical na área marítima sul do País

Até a próxima quinta-feira (22), as embarcações que navegam na área marítima sul do Brasil devem se manter alertas ao ciclone tropical que atua desde a sexta-feira (16) e permanece em alto-mar, a aproximadamente 650 km a sudeste da cidade de Florianópolis, com deslocamento para o sul.

Card image
Segurança da Navegação

Rio de Janeiro: fiscalização é ampliada em 30% durante o Carnaval

A cidade mais procurada por estrangeiros e o segundo destino mais querido dos brasileiros para o Carnaval 2024, segundo dados da plataforma de viagens Decolar, também reúne números elevados para a folia. De acordo com o estudo “Carnaval de Dados“, divulgado pela Riotur, empresa de turismo do município do Rio de Janeiro, a festa carioca deve envolver cerca de 7 milhões de pessoas e movimentar R$ 5 bilhões na economia.

Card image
Segurança da Navegação

Operação “Carnaval”: Marinha intensifica fiscalização no período festivo em Salvador

Entre os dias 8 e 13 de fevereiro, a cidade de Salvador (BA) é palco para aquela que é considerada a maior festa de rua do mundo – o carnaval. Em 2024, segundo dados da Prefeitura da capital baiana, mais de 1 milhão de turistas devem participar dos festejos, com um investimento que deve superar em 30% o dos anos anteriores.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha ativa Agência Escola Flutuante “Piquiri”

A Marinha do Brasil (MB) reforça, a partir deste mês, a atuação da Autoridade Marítima Brasileira nos rios do estado de Mato Grosso, com a ativação da Agência Escola Flutuante “Piquiri”. Tendo a bordo uma sala de aula com capacidade para 20 alunos, a nova embarcação terá como principal missão levar cursos profissionalizantes de formação e capacitação de aquaviários para as comunidades ribeirinhas mais afastadas do estado, atendendo a uma população de cerca de 140 mil pessoas nos municípios de Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha resgata tripulante indonésio a mais de 2.300 km da costa brasileira

Eram aproximadamente 11h30 da manhã do dia 28 de janeiro, um domingo, quando o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (SALVAMAR Brasil), operado no Rio de Janeiro, recebeu um pedido de ajuda do Serviço de Busca e Salvamento da Espanha (MRCC Madri), relatando que um tripulante de 39 anos necessitava ser retirado de um barco pesqueiro espanhol que navegava a cerca de 2.350 km da costa do Brasil. O homem precisava receber auxílio médico emergencial com suspeita de estar com peritonite (inflamação abdominal).

Card image
Segurança da Navegação

Intercâmbio entre Autoridades Marítimas do Brasil e Argentina fortalece segurança marítima regional

No último dia 30 de dezembro de 2023, o Capitão de Fragata do Quadro Técnico Anderson Alves Pereira Lopes, primeiro Oficial de Ligação da Marinha do Brasil (MB) junto à Prefeitura Naval Argentina (PNA), concluiu intercâmbio iniciado em 30 junho do ano passado. A missão decorreu de recente revisão do Memorando de Cooperação entre a Diretoria de Portos e Costas (DPC) e a PNA, como representantes, respectivamente, das Autoridades Marítimas (AM) do Brasil e da Argentina.

Card image
Segurança da Navegação

Operação “Verão”: Marinha realizou mais de 1.500 abordagens na Amazônia Ocidental

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, abordou para inspeção 1.624 embarcações, em 38 dias, no âmbito da Operação “Verão” 2023-2024. A meta da Capitania é intensificar, até fevereiro, as ações de fiscalização e segurança do tráfego aquaviário, a exemplo do que as outras Capitanias da Marinha do Brasil (MB) tem feito por todo o País. 

Card image
Segurança da Navegação

Marinha divulga balanço da Operação “Verão” 2023-2024 no Pará

Durante a Operação “Verão” 2023-2024, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) efetuou 1.294 abordagens em embarcações, que resultaram em 48 notificações e sete apreensões, no período de 17 de dezembro de 2023 a 16 de janeiro deste ano. Além disso, a Capitania também instaurou quatro Inquéritos Administrativos sobre Fatos e Acidentes da Navegação.

Card image
Segurança da Navegação

Operação Verão 2024 já inspecionou mais de 27 mil embarcações

No primeiro mês da Operação Verão 2024, foram inspecionadas 27.218 embarcações pela Marinha do Brasil (MB), de acordo com os dados do Comando de Operações Navais. Dessas, 1.110 foram notificadas e 114 apreendidas. A operação teve seu início no dia 15 de dezembro de 2023 e segue até 29 de fevereiro deste ano. Vale destacar que em alguns Distritos Navais a operação ocorre também em outras datas ao longo do ano, em função das particularidades locais.

Card image
Segurança da Navegação

Mais de 700 vidas salvas em acidentes fluviais e marítimos em 2023

Ver os amigos gritarem por socorro em meio ao mar agitado, após serem arremessados da embarcação onde estavam por uma onda violenta, é uma cena que ainda assombra o pescador Deivid Luiz Monteiro Ferreira. Ele foi um dos seis sobreviventes do naufrágio do barco “Safadi Seif”, em junho do ano passado, em Santa Catarina. “Não vou esquecer pelo resto da minha vida”, assegura. Ele foi encontrado sozinho, agarrado a uma boia, pelo Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (MB), 48 horas depois desse episódio.

Card image
Segurança da Navegação

Uso de drone revoluciona a atualização de cartas náuticas

No vasto horizonte dos oceanos, a precisão das cartas náuticas é vital para a segurança da navegação. Elas permitem o planejamento e a execução da trajetória que leva a embarcação até o ponto de destino de maneira segura e eficiente. Diante da necessidade de atualização das cartas náuticas em Águas Jurisdicionais Brasileiras, a Marinha do Brasil (MB) tem empregado aeronaves remotamente pilotadas (ARP), comumente conhecidas como drones. O uso dessa tecnologia traz benefícios, como facilidade de armazenamento e de transporte, segurança, rapidez e economicidade.

Card image
Segurança da Navegação

Mais de 8 mil brasileiros instalaram o NAVSEG

Mais de 8 mil condutores de embarcações de pequeno e médio portes, de pesca ou turismo náutico, ou mesmo de transporte de passageiros e cargas, passaram a navegar de modo mais seguro após baixarem, instalarem e se cadastrarem no aplicativo NAVSEG, desenvolvido pela Marinha do Brasil (MB) em parceria com o Ministério do Turismo.

Card image
Segurança da Navegação

Marinha inspeciona balsas e rebocadores para o Réveillon

A queima de fogos de artifício na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), é o evento de Réveillon mais famoso do Brasil e conhecido no mundo inteiro. Para que tudo ocorra de maneira segura, tanto em Copacabana quanto nos demais pontos de espetáculo no País, é crucial o trabalho dos militares que atuam em Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências Fluviais da Marinha do Brasil (MB), fiscalizando balsas e embarcações de apoio.