Primeiro-Tenente (RM2-T) Larissa Vieira
- Jornalista
- Rio de Janeiro/RJ
Currículo
Larissa Fernandes Portella Vieira
- Jornalista
- Rio de Janeiro/RJ
Matérias publicadas
Operação Catrimani II: Ativação da Força Naval Componente intensifica combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami
O Comando Conjunto Catrimani II ativou, no último domingo (15), a Força Naval Componente (FNC), que está sob coordenação da Marinha do Brasil (MB), ampliando a atuação no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A mobilização reforça o patrulhamento fluvial da região, com foco na proteção da Amazônia e das comunidades indígenas.
Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval torna-se organização autônoma e reforça projeção internacional
O Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), da Marinha do Brasil (MB), entrou em uma nova fase ao ser ativado como Organização Militar (OM) autônoma, ampliando sua capacidade de preparar militares para missões de paz no exterior. A mudança representa um marco estratégico para as Forças Armadas brasileiras e fortalece a presença internacional da Marinha.
Mulheres ampliam atuação no setor marítimo
O II Workshop “No Mar com Elas” foi realizado na terça-feira, 27 de maio, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Marítima. O evento contou com um ciclo de painéis conduzidos por mulheres do setor, que compartilharam conhecimentos técnicos e experiências profissionais nas áreas marítima e portuária.
Marinha oferece cuidado especializado e multidisciplinar no apoio ao desenvolvimento infantil
Criado no início dos anos 2000, o Grupo de Avaliação e Acompanhamento do Programa de Atendimento Especial (GAAPE) reúne iniciativas assistenciais voltadas ao desenvolvimento infantil no âmbito da Família Naval. A partir de uma abordagem multidisciplinar, o grupo realiza atendimentos voltados para crianças com riscos no desenvolvimento neuropsicomotor, com foco na primeira infância.
Fase de verão da OPERANTAR XLIII é concluída após meio ano de atividades
A manhã deste sábado (12) representou um momento importante para a Marinha do Brasil (MB) e para a pesquisa científica nacional: o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” e o Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” retornaram ao Brasil após cerca de seis meses em comissão na Antártica. A chegada dos navios à Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), marcou o fim da fase de verão da 43ª Operação Antártica (OPERANTAR XLIII), iniciada no último mês de outubro.
Sargento Alison dos Santos conquista ouro no Grand Slam Track na Jamaica
Na sexta-feira (4), o Terceiro-Sargento Alison Brendon Alves dos Santos conquistou a medalha de ouro nos 400 metros com barreiras, com o tempo de 47s61, durante o Grand Slam Track — uma das mais novas e prestigiadas competições do atletismo mundial.
Marinha homenageia navegador Aleixo Belov no Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil celebrou, nesta quinta-feira (20), no Museu Naval, a trajetória do escritor, engenheiro e navegador Aleixo Belov. Organizada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), a homenagem mergulhou nos feitos e conquistas do ucraniano naturalizado brasileiro, que deu cinco voltas ao mundo a bordo de veleiros que ele mesmo construiu.
Marinha do Brasil impulsiona estudos acadêmicos sobre o mar
A Escola de Guerra Naval (EGN), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou na última terça-feira (11) a aula inaugural do programa de pós-graduação em Estudos Marítimos (PPGEM). O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Cássio da Conceição Coelho, que apresentou a palestra “Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar: Origem, Perspectivas e Oportunidades”.
Navio-Veleiro “Cisne Branco” completa 25 anos de história, tradição e diplomacia
Recriando a rota do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Foi assim que o Navio-Veleiro “Cisne Branco” iniciou sua história. Incorporado à Armada em 9 de março de 2000, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento, realizou sua viagem inaugural partindo de Lisboa em direção a Porto Seguro, repetindo os passos de Cabral. É o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil (MB) e, desde então, percorreu mais de 30 nações, representando o País em regatas, festivais e eventos que celebram a cultura náutica.
Operação “Aspirantex” chega aos primeiros portos no Nordeste
A Operação “Aspirantex 2025”, que reúne 209 Aspirantes da Escola Naval, além de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Academia da Força Aérea, entrou em sua primeira fase de porto após seis dias de navegação. No período de 16 a 20 de janeiro, os navios da Marinha do Brasil (MB) estarão atracados nas cidades de Maceió (AL), Recife (PE), Cabedelo (PB) e Natal (RN).
“Aspirantex 2025”: Aspirantes embarcam em operação de treinamento na Amazônia Azul
A Marinha do Brasil inicia hoje (10) a Operação “Aspirantex 2025”, que reúne 209 Aspirantes da Escola Naval e oito Cadetes do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de cerca de 2.000 militares. A missão tem como objetivos o treinamento operativo e o fortalecimento da presença na Amazônia Azul.
Edital do Concurso de Soldado Fuzileiro Naval será publicado em breve
Sonha em se juntar à Marinha do Brasil (MB) e se tornar um Soldado Fuzileiro Naval (SD-FN)? O edital para o concurso de 2025 está chegando! Na última edição, mais de 19.000 mil candidatos concorreram pelas 1.680 vagas ofertadas.
Do hospital ao alto-mar: conheça a atuação dos Oficiais Médicos na Marinha
Quando pensamos na Marinha do Brasil (MB), a imagem que vem à mente provavelmente é a de grandes navios e operações no mar, ou até mesmo de soldados em missões de combate. Porém, nos bastidores dessas operações, existe um grupo de profissionais que possui uma atuação primordial: são os médicos. Esses profissionais têm uma atuação multifacetada, que envolve desde cuidados médicos assistenciais em hospitais e clínicas até funções em alto-mar, missões de resgate e ajuda humanitária.
Conheça a Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha
Você sabia que a Marinha do Brasil (MB) coordena uma rede de bibliotecas espalhadas pelo País? A Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM), criada em 2004, reúne 45 bibliotecas distribuídas pelos Distritos Navais e promove acesso a um acervo de mais de 250 mil exemplares, incluindo livros, folhetos, periódicos, mapas, teses e dissertações, disponíveis em formatos físico e digital.
Maior regata da América Latina nas águas da Baía de Guanabara
Este domingo (13), foi um dia para unir a prática esportiva e o amor pelo mar. A Baía de Guanabara foi palco de um dos eventos mais tradicionais do iatismo nacional: a Regata da Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro. Velejadores de diversas partes do Brasil e do mundo se reuniram para disputar a maior regata da América Latina, com um mar de velas colorindo a paisagem carioca.
Organização Marítima Internacional: garantia da segurança e sustentabilidade dos oceanos
Você conhece o trabalho da Organização Marítima Internacional (IMO)? A organização é composta por 175 Estados-Membros, cuja missão é estabelecer convenções e códigos internacionais para garantir a segurança da navegação, proteger a vida humana no mar e preservar os oceanos. Mas por que isso é importante para o nosso País?
Judocas do PROLIM garantem as primeiras medalhas para o Brasil nas Olimpíadas de 2024
A manhã deste domingo (28) foi marcada de emoções para os brasileiros. Os sargentos William Lima e Larissa Pimenta, atletas do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), subiram ao pódio e garantiram as primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
Força, bem-estar e disciplina: os benefícios do Treinamento Físico Militar
Para atingir objetivos é imprescindível dedicação e disciplina, uma realidade que os atletas conhecem bem. Isso é semelhante à preparação militar. Na Marinha do Brasil (MB), a disciplina figura como um dos valores essenciais gravados em sua Rosa das Virtudes, que abrange todas as qualidades fundamentais para a formação do caráter dos integrantes da Força.
Marinha reativa programa de incentivo ao esporte para crianças no Rio Grande do Sul
Após 75 dias das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a normalidade começa a ser restabelecida. Em meio à reconstrução pós-enchentes, a Marinha do Brasil (MB) reativou o Programa Forças no Esporte (PROFESP) no município de Rio Grande (RS). O programa, que promove a inclusão social e a cidadania por meio do esporte e da educação, surge como um vetor de suporte psicológico e emocional para as comunidades afetadas.
Em cerimônia histórica, primeiras mulheres se formam Soldados Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro
Há quase cinco meses, em 19 de fevereiro de 2024, a Marinha do Brasil (MB) iniciou um novo capítulo em sua história ao receber a primeira turma mista do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). Na tarde desta sexta-feira (05), em cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), 660 jovens comemoraram a conclusão do curso de 19 semanas, incluindo as 114 primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais.
Marinha entrega embarcação para uso de moradores da Ilha da Marambaia
A Marinha do Brasil celebrou a entrega da embarcação “Sargento Barnabé”, um novo meio de transporte, destinada a atender os moradores da Ilha da Marambaia. A cerimônia de entrega, realizada no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), contou com a presença de autoridades militares e civis. Além do uso pelos moradores, a embarcação também será utilizada por militares do CADIM.
Primeiras Aprendizes-Fuzileiros Navais recebem distintivos em cerimônia no Rio de Janeiro
Na manhã desta sexta-feira (21), a Ilha da Marambaia foi palco de um momento marcante para os 768 alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). A Marinha do Brasil realizou uma cerimônia para a entrega de distintivos aos alunos da Turma I/2024, que entrou para a história ao incluir, pela primeira vez, mulheres entre os Aprendizes-Fuzileiros. A entrega dos distintivos, que serão agora ostentados nos uniformes camuflados, marca a última etapa antes da formatura, que ocorrerá no dia 5 de julho.
Operação “Lançamento de Armas”: Marinha testa o seu poder de combate
A Marinha do Brasil (MB) conduziu, entre os dias 15 e 18 de junho, a Operação “Lançamento de Armas II/2024”, mobilizando navios e aeronaves da Esquadra, no litoral entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ). O objetivo da Operação é elevar o nível de adestramento dos militares e aprimorar a eficácia dos sistemas de armas, por meio de disparos sobre um alvo de superfície.
Conheça a importância da comunicação acústica submarina
A busca por desvendar os mistérios dos oceanos tem impulsionado avanços significativos no desenvolvimento da comunicação acústica submarina, técnica que desperta interesse por sua capacidade de manter a furtividade dos submarinos nas comunicações com suas bases ou outras unidades navais, sem depender apenas de sinais de rádio ou de e satélites. Amplamente empregada em estudos sobre o oceano e o meio ambiente, a propagação acústica no meio aquático também possui aplicações no campo da Defesa Naval.
Marinha do Brasil forma 1.526 novos Sargentos
Na manhã desta segunda-feira (10), foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, a Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento 2024, celebrando a formatura de 1.526 novos sargentos da Marinha do Brasil. O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Garcia Arruda, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.
Marinha do Brasil promove conscientização ambiental de alunos de escola pública
Na última quarta-feira, 5 de junho, a Marinha do Brasil realizou um evento educativo e ambiental destinado a crianças de 5 a 9 anos da Escola Municipal Amadeu Rocha, no Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro, aberto ao público geral, contou com atividades lúdicas e teve como objetivo incentivar nas crianças o respeito e o cuidado com o meio ambiente, além de estimular mudanças práticas de atitudes e a formação de novos hábitos em relação à utilização dos recursos naturais.
Marinha auxilia instalação de base de apoio na Terra Indígena Yanomami
No âmbito da Operação “Catrimani II”, voltada para o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), as Forças Armadas preparam uma base de apoio em Kayanaú, que será utilizada por agências e órgãos de segurança pública em suas atividades de proteção à TIY. Denominada como Operação “Hopiti”, a montagem deste acampamento provisório, que tem estrutura planejada para acomodar até 45 pessoas, visa garantir a presença do Estado em uma posição estratégica na região.
Operação “Catrimani II”: Marinha participa de operação conjunta e intensifica combate ao garimpo ilegal
A Marinha do Brasil, em conjunto com as demais Forças Armadas, tem intensificado o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, no âmbito da Operação “Catrimani II”, coordenada pelo Ministério da Defesa, que teve início no dia 1º de abril. O posto do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, localizado em Boa Vista (RR), opera em estreita colaboração com Agências e Órgãos de Segurança Pública, além da Casa de Governo em Roraima. O objetivo é fortalecer a proteção dos povos originários na região.
Atletas da vela da Marinha do Brasil concorrem a prêmio internacional
Atletas da vela da Marinha do Brasil (MB), os Terceiros-Sargentos Geison Dzioubanov e Geórgia da Silva estão concorrendo ao prêmio "Atleta CISM 2023". Essa premiação visa homenagear atletas de destaque que não só demonstram conquistas desportivas excepcionais, mas também incorporam e elevam a visibilidade dos valores fundamentais do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), como disciplina, empatia pessoal, adesão às regras e comportamento adequado.
Nova Policlínica Naval beneficiará 71 mil usuários no Rio de Janeiro
Simbolizando o compromisso da Marinha com a assistencialidade e a saúde, foi lançada, no Complexo do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), na cidade do Rio de Janeiro, a Pedra Fundamental da Policlínica Naval Nossa Senhora da Penha. A cerimônia marcou o início da construção da nova unidade, que destaca a contínua evolução dos serviços sociais e hospitalares em busca de garantir atendimento de qualidade aos militares, dependentes e pensionistas da Marinha do Brasil (MB).