Alinhado à missão da Marinha do Brasil (MB) de promover saúde, educação e integração com a sociedade, o Hospital Naval de Natal (HNNa) fortalece parcerias estratégicas com universidades do Rio Grande do Norte. As iniciativas visam aprimorar a formação prática, estimular a pesquisa aplicada e expandir o atendimento à população.

Entre fevereiro e agosto de 2025, o HNNa intensificou ações conjuntas com a Universidade Potiguar (UnP), o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As iniciativas integram ensino e assistência, com o objetivo de aprimorar a formação acadêmica e ampliar a qualidade dos serviços de saúde.

O Diretor do Hospital Naval de Natal, Capitão de Mar e Guerra (Médico) Fabio Costa Souza, ressaltou a relevância da iniciativa. “Estamos investindo no futuro da nossa equipe e fortalecendo os laços com a sociedade civil”, afirmou. Segundo o Diretor, a cooperação “impulsiona o desenvolvimento científico, acadêmico e assistencial, promovendo benefícios mútuos e contribuindo para a excelência na formação e no cuidado à saúde.”

Para alcançar esse objetivo, o HNNa expandiu as oportunidades de estágios e vivências supervisionadas em diversas áreas do conhecimento. Estão contemplados os cursos de enfermagem, segurança do trabalho, psicologia, biomedicina, administração, nutrição, medicina, farmácia, tecnologia em gestão ambiental, direito e ciências contábeis, abrangendo níveis de graduação e pós-graduação.

Como incentivo adicional, o acordo com o UNI-RN prevê descontos entre 42,58% e 63,26% para militares da MB e seus dependentes. A medida promove a qualificação continuada e reforça a integração entre a academia e a “Família Naval”.

Desde novembro de 2023, mais de 230 estagiários participaram do programa do HNNa, entre eles, alunos da Universidade Potiguar (UnP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A integração entre teoria e prática contribui para a qualificação da formação acadêmica e para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população potiguar.

Projetos e inovação

O HNNa e a Universidade Potiguar (UnP) avançam na adoção de tecnologias assistenciais com a realização de cirurgias minimamente invasivas guiadas por ultrassom portátil, como parte das aulas práticas dos estudantes. A iniciativa reforça a integração entre ensino e serviço, promovendo o uso de métodos mais seguros, precisos e centrados no paciente.

Ainda no âmbito da formação, o HNNa promove o primeiro Curso de Extensão em Emergências Médicas, com foco na educação continuada e na capacitação de profissionais para atuação em situações críticas.

A cooperação também abrange projetos de pesquisa e inovação. Estão previstas iniciativas de iniciação científica em áreas como saúde ocupacional, gestão hospitalar em ambientes complexos e aplicação de tecnologias na medicina. A expectativa é que os resultados gerem publicações conjuntas e soluções voltadas às necessidades operacionais das Forças Armadas.

​Os primeiros desdobramentos da parceria estão previstos para o segundo semestre de 2025, com a abertura de processos seletivos para concessão de descontos e o início da estruturação dos projetos de pesquisa. Uma comissão mista acompanhará e avaliará a execução das ações.

O Coordenador do Núcleo de Convênios e Estágios da UNI-RN, Alcir Veras da Silva, destaca que a articulação com instituições civis e públicas contribui para a qualidade da formação profissional. “Desenvolvemos estudos e pesquisas para identificar o perfil do mercado de trabalho e suas tendências. Esse conjunto de ações fortalece o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

Os frutos para a sociedade

As parcerias entre o HNNa e as instituições de ensino já resultam em benefícios diretos à população potiguar. A integração entre academia e assistência amplia a oferta de serviços, fortalece ações preventivas e contribui para a qualificação do atendimento, especialmente em Natal e região metropolitana.

Um exemplo é a ação “Check-up Vascular”, realizada em Natal em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio Grande do Norte (SBACV-RN) e com apoio do 3º Distrito Naval. Profissionais de saúde da Marinha, juntamente com estudantes dos cursos de medicina (UnP) e enfermagem (UniNassau), atenderam 450 pessoas com aferição da pressão arterial, triagem clínica, verificação de glicemia capilar e orientação preventiva. A iniciativa contribuiu para o diagnóstico precoce e o encaminhamento adequado dos pacientes. 

A integração entre prática supervisionada e desenvolvimento profissional impulsiona a adoção de tecnologias assistenciais, contribui para a segurança e a humanização do cuidado e fortalece a rede de saúde local. O modelo consolida uma formação qualificada, com impactos positivos na capacidade de resposta e no atendimento à população potiguar.

. . .

Comentários

Arthut Tardin (não verificado) Ter, 26/08/2025 - 07:41

Bravo Zulu

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.