Neste sábado (23), o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro, abriu suas portas para receber o público para “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”. O evento tem o objetivo de proporcionar uma experiência única e inclusiva, destinado a crianças, jovens e adultos, típicos e atípicos, oferecendo uma imersão na rotina de um militar da Marinha do Brasil (MB).

A programação contou com atrações diversificadas que visam promover a inclusão e a integração social. Entre as atividades, os participantes fizeram passeios em viaturas militares, sentindo um pouco da adrenalina do dia a dia dos Fuzileiros Navais, praticaram esportes, aprenderam técnicas de camuflagem, oficina de nós, escalada, tirolesa, entre outras atividades. Todas as ações foram adaptadas para garantir acessibilidade para que cada um pudesse aproveitar todas as experiências de maneira plena e divertida.

Durante toda a manhã, as crianças e suas famílias ainda puderam assistir de perto a diversas apresentações com os cães de guerra da MB que realizaram uma exibição demonstrando a disciplina e o treinamento dos cães, essenciais para diversas operações militares. Houve também uma apresentação do Pelotão de Motociclistas da Companhia de Polícia com muitas manobras e sincronização.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que animou a plateia com suas músicas e performance, além de chamar os presentes para participarem ativamente das ações.

Para a coordenadora do evento e pedagoga do CIAMPA, a Primeiro-Tenente do Quadro Técnico Keilla Cibelle Santos do Nascimento Pereira, a importância da inclusão e da acessibilidade em ações como essa já se tornaram tradição na Marinha. “Um dia de Fuzileiro e Marinheiro é uma experiência única que vai além do simples aprendizado sobre a rotina militar. O evento proporciona a oportunidade de conviver, interagir e vivenciar um ambiente de inclusão, respeito e colaboração. A vivência propiciada pelo evento não só permite o contato com o mundo da Marinha, mas também reforça os valores de convivência em sociedade, a empatia e a superação de desafios, tão importantes para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários”, ressalta.

Promovendo a inclusão

O evento “Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” reafirma o compromisso da Marinha do Brasil não apenas como defensora da soberania nacional, mas também como uma instituição comprometida com a construção de uma sociedade mais inclusiva. Essa ação, que já se tornou tradicional, é uma oportunidade para que todas as pessoas, independente de suas condições, possam participar de atividades que as integrem à sociedade.

A Policial Militar Heneleine Pereira dos Santos, mãe do João Miguel dos Santos de 13 anos que tem transtorno do espectro autista e veio pela primeira vez ao evento afirmou que “’Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro’ é maravilhoso, com muitas atividades inclusivas para as crianças. Meu filho está adorando a experiência e, para nós, isso é muito importante porque não vemos muito esse tipo de evento acontecendo, lugar onde as crianças especiais podem se divertir à vontade”, destaca.

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/qYfbPUd0zCw?rel=0&]

. . .

Comentários

Sebastião Ferr… (não verificado) Dom, 24/11/2024 - 07:54

Gostaria de saber se aqui em cabo frio tem curso de admastrado de cão pelo Marinha do Brasil pô favor sabe me informar pô gentileza

José Carlos pereira (não verificado) Seg, 25/11/2024 - 16:37

Sou militar da reserva da marinha , os responsáveis por este evento costumam informar as clínicas de terapia sobre a inscrição para este evento , tenho um filho autista na clínica cerp em Nova Iguaçu é gostaria de saber por que não foi enviado para esta clinica de terapia as informações para inscrição?

José Carlos pereira (não verificado) Seg, 25/11/2024 - 16:41

Sou militar da reserva da marinha, tenho um filho autista atendido na clinica cerp em nova Iguaçu é gostaria de saber o porque não foi enviado para esta clinica as informações para inscrição para este evento, pois todos os anos os responsáveis fazem isto.

RAQUEL SANTOS … (não verificado) Seg, 25/11/2024 - 22:17

Parabéns para a marinha e todos os fuzileiros...isso é o amor,,a inclusão é o início.. parabéns pelo jesto de amor ❤️

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.