Com o objetivo de facilitar a reinserção no mercado de trabalho de Fuzileiros Navais licenciados ou em processo de desligamento do serviço ativo da Marinha do Brasil (MB), foi criado o Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais. A iniciativa oferece cursos de capacitação em diversas áreas e promove a conexão entre as empresas parceiras e os Cabos e Soldados na transição da carreira militar para a civil.
Em 2024, mais de 400 militares foram realocados no mercado de trabalho, cerca de 900 capacitações foram realizadas e mais de 1.100 vagas de emprego foram oferecidas para os inscritos. O Programa disponibiliza o currículo dos militares para empresas públicas e privadas, ampliando as oportunidades de recolocação profissional.
No último ano, foram realizadas parcerias com 35 empresas e, em 2025, já foram firmados dois novos acordos: um com a Direcional Engenharia e outro com a Porto Sudeste do Brasil, que oferecerão vagas de emprego e cursos de capacitação aos cadastrados.
Segundo o Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Porto Sudeste, Ulisses Oliveira, ter profissionais egressos do Corpo de Fuzileiros Navais irá contribuir muito com o terminal portuário. “Nós esperamos apresentar boas oportunidades dentro da nossa empresa, tanto na área logística quanto para técnicos operacionais em geral”, afirmou.
Para o Soldado Fuzileiro Naval Francisco Cleiciano de Brito Oliveira, que deixou a Marinha em 2023, o Programa representou uma oportunidade tanto de capacitação quanto de emprego. Ele, que sempre atuou na área administrativa, conseguiu uma vaga no mesmo setor em uma empresa de segurança e prestação de serviços.
“Quando cheguei à Marinha, eu era um adolescente que não tinha responsabilidade, não sabia o que era ter foco e determinação. Aprendi tudo isso no decorrer do curso de formação, no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o CIAMPA. O Corpo de Fuzileiros Navais me forjou de uma maneira ímpar. Hoje, sei o que é dar valor à vida, à família, ao trabalho e às coisas que realmente importam”, destaca.

Inscrições para o Programa
O Programa possui diversos cursos de capacitação que são ofertados ao longo do ano. São disponibilizadas vagas em cursos de vigilante e escolta armada, eletricista e instalações prediais, mecânico de automóveis, bombeiro civil com especialização em trabalho em altura e espaço confinado, entre outras oportunidades.
Os interessados nas vagas e cursos disponíveis devem acessar o site do programa.
Empresas interessadas
As empresas que tenham interesse em participar do Programa podem entrar em contato por meio do telefone (21) 2126-5352 ou (21) 99769-9064.
Comentários
Servi o meu pais
Sou apaixonada pela marinha dês de pequena e o meu sonho e servir a marinha
Já fui Fuzileiro Naval e também sou Neto do falecido Fuzileiro Naval Manoel Zurick Ferreira, gostaria de saber se posso concorrer a uma vaga para fazer o curso.moro na Estrada da Água Grande número 1525/Bloco 39B apto 103 - Vista alegre -Iraja -Rj_Rj
sugiro entrar em contato com a Organizaçao Militar
Gostaria de saber se posso concorrer a uma vaga para o curso pois já fui Fuzileiro Naval e também sou Neto do falecido Fuzileiro Naval Manoel Zurick Ferreira.
Boa noite
Gostaria muito de engrenar no corpo de Fuzileiro Naval ,como eu posso
Me escrever,sempre sonhei ser um fuzileiro Naval .aguardo o seu chamado.
Sugiro entrar no site oficial da Diretoria de Ensino da Marinha para obter as informaçoes de ingresso na MB
Bom dia a todos me chamo , Alan kardec gomes sou servidor federal da Marinha do Brasil a 35 anos servindo a uma OM (CAMR) . Sou proficional tecnico na area de processos de soldagens e cortes , sendo eu morador do bairro de campo grande no mendanha e ja estou no processo de aposentadoria , pasei a ser sabedor desta iniciativa futurestica criada pela Marinha do Brasil , com isso eu me candidato a estrutor de soldagens neste abençoado progeto , se caso aver alguma pocibilidade e nesecidade . Alan kardec gomes cel: 21 999588451
A Marinha deveria acabar com esse concurso de Fuzileiros Navais. Pois, mesmo concursados a Marinha dispensa esses militares antes que completem o decênio. Além dessa covardia, não repassa as informações para os órgãos da previdência social.
Sou técnica em enfermagem cm vários cursos queria saber se tem algum curso q eu possa fazer pra poder fazer parte da Marinha .
Todos merecem uma oportunidade !!
Comentar