Nesta quinta-feira (21), a Marinha do Brasil (MB), após solicitação da Receita Federal, apoiou ação de abordagem a um veleiro estrangeiro nas proximidades da Baía de Guanabara. Participaram da ação seis servidores e um cão de faro da Receita Federal, além de quatro militares e um cão de faro da MB. 

A ação resultou na apreensão da embarcação, que segundo a Receita Federal, apresentava suspeita de situação irregular no país. A embarcação de luxo é avaliada em, aproximadamente, 400 mil euros e estava fundeada na Enseada de Botafogo. 

O veleiro foi conduzido e entregue à Capitania dos Portos no Rio de Janeiro, ficando sob a guarda do representante da Autoridade Marítima Brasileira. Esse tipo de trabalho conjunto permite a soma das capacidades de cada órgão, maximizando a eficiência do emprego da tropa. 

“No contexto da Operação da Garantia da Lei e do Ordem, a ação da MB reforça o caráter interagências, onde os esforços colaborativos e o respeito às competências de cada órgão contribuem para a realização de ações sinérgicas e que beneficiam a sociedade como um todo”, destacou o Comandante da Força Tarefa da Marinha, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira. 

Garantia da Lei e da Ordem

A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma medida prevista na Constituição Brasileira, que autoriza o presidente a utilizar as Forças Armadas para restabelecer a ordem em situações específicas, como no combate ao crime organizado, no controle de distúrbios civis ou na proteção de bens e pessoas em casos de emergência. 

Desde o dia 6 de novembro de 2023, cerca de 1.900 militares da MB estão sendo empregados no fortalecimento das ações de prevenção e repressão a delitos, conforme o Decreto Nº 11.765, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro de 2023. Essa medida permitiu a atuação das Forças Armadas em operações conjuntas com agências e Órgãos de Segurança Pública para combater atividades ilegais, como o tráfico de drogas, armas e ilícitos, além de reforçar a segurança em áreas vitais para economia, como os portos do Rio de Janeiro (RJ), Itaguaí(RJ) e Santos (SP). 

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.