USS Nimitz
Marinha realiza monitoramento radiológico na Baía de Guanabara durante visita do porta-aviões USS “Nimitz”
A passagem do porta-aviões norte-americano USS “Nimitz” pela Baía de Guanabara (RJ) mobilizou uma operação coordenada de monitoramento radiológico acompanhada pela Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ), órgão responsável pela regulação e fiscalização nuclear naval no País. A ação reforça os protocolos adotados pelo Brasil para garantir a segurança nuclear, a proteção radiológica e a preservação ambiental durante a permanência de meios navais com propulsão nuclear em águas jurisdicionais brasileiras.
Saiba o que o porta-aviões nuclear norte-americano USS “Nimitz” fará no Brasil
A chegada do porta-aviões norte-americano USS “Nimitz” ao litoral brasileiro, prevista para o dia 7 de maio, ocorre no contexto da Operação “Southern Seas 2026”, conduzida pela 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos. Os exercícios no mar, com meios das duas Marinhas, serão realizados no período de 11 a 14 de maio, no Rio de Janeiro.


