Primeiro-Tenente (RM2-T) Daniela Meireles
- Jornalista
- Brasília/DF
Currículo

Primeiro-Tenente (RM2-T) Daniela Meireles Silveira
- Jornalista
- Brasília/DF
Daniela Meireles Silveira incorporou às fileiras da Marinha do Brasil em 2019. Embarcou no Comando do 7º Distrito Naval, em Brasília (DF), assumindo como Encarregada de Imprensa e, mais tarde, como Assessora de Comunicação Social. No Centro de Comunicação Social da Marinha, onde se apresentou em 2022, integrou a Divisão de Mídias Sociais e, atualmente, é repórter da Agência Marinha de Notícias. Antes da carreira militar, trabalhou como jornalista na Assessoria de Comunicação Social da Escola de Negócios e Seguros (antiga Escola Nacional de Seguros - Funenseg), onde permaneceu por 10 anos.
Possui a seguinte formação acadêmica:
- Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (Universidade Veiga de Almeida);
- Mestre em Global Communication – Culture Studies (Tilburg University, com diploma reconhecido pela Universidade Federal Fluminense).
daniela.meireles@marinha.mil.brMatérias publicadas
Pesquisas revelam novos capítulos da atuação naval brasileira na Segunda Guerra
A Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, mas seus vestígios ainda emergem do fundo do oceano e da memória dos combatentes. Pesquisas arqueológicas e de narrativas desenvolvidas pela Marinha do Brasil (MB) acrescentam novas páginas a esse capítulo sombrio da história da humanidade e ampliam a compreensão sobre a defesa naval brasileira no período.
Brasil investe em radares, mísseis e sistemas antidrones para navios de guerra
O primeiro dia da LAAD Security & Defence 2025, nesta terça-feira (1°), no Rio de Janeiro (RJ), foi marcado pela assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Marinha do Brasil (MB) e a empresa Omnisys. O objetivo da parceria é desenvolver radares navais de busca para equipar futuros navios-patrulha.
Exercício das Forças Armadas aperfeiçoa uso de aeronaves remotamente pilotadas
Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) participou de um treinamento conjunto das Forças Armadas específico para aperfeiçoar o emprego de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas popularmente como drones, em ações de inteligência, vigilância e reconhecimento. O exercício, concluído nesta segunda-feira (24), na Base Aérea de Santa Maria (RS), contou com a participação de mais de 350 militares.
Brasil fortalece pesquisas na Antártica com novo convênio entre Marinha e UFES
Um convênio firmado na manhã desta terça-feira (18), entre a Marinha do Brasil (MB), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Fundação Espirito-Santense de Tecnologia (FEST), promete impulsionar as atividades científicas no continente gelado. O acordo visa melhorar os processos logísticos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) para que a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), estrutura mantida pela Força Naval naquela região, seja capaz de apoiar ainda mais projetos de pesquisa.
Mulheres seguem avançando na carreira militar naval
Há exatos 50 anos, as Nações Unidas celebraram pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher. A escolha do 8 de março foi inspirada na conquista do direito de voto pelas mulheres russas em 1917 e, desde então, a data tornou-se um momento de reflexão sobre a evolução da presença feminina na sociedade. Ao longo desse período, as mulheres ampliaram sua atuação em espaços antes exclusivos dos homens, incluindo as Forças Armadas.
Soldado Fuzileiro Naval é a primeira mulher qualificada em Operações no Cerrado
Sentados sobre bancos improvisados, feitos de troncos de árvores, em uma clareira no meio do cerrado, na região conhecida como Saia Velha (DF), uma equipe de Fuzileiros Navais aprende técnicas primitivas de obtenção de fogo. Indistinguível dentre tantos militares de uniforme camuflado e cobertos de terra e fuligem, está a Soldado Fuzileiro Naval (FN) Fabiana Damasceno, primeira mulher a participar de uma edição do Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado, conduzido pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB).
Marinha promove quatro médicas ao círculo mais alto da hierarquia militar naval
Quatro médicas tiveram seus nomes indicados de uma só vez para ocupar o mais alto círculo hierárquico da Marinha do Brasil. A lista foi escolhida durante a reunião do Almirantado, que aconteceu ontem (26), na sede do Comando em Brasília (DF). O documento será apresentado ao Ministro da Defesa e posteriormente encaminhado para aprovação do Presidente da República. Com a promoção, prevista para 31 de março, sobe para sete o número de mulheres a conquistarem tal posição dentro da Força Naval.
Novas lanchas blindadas da Marinha fortalecem defesa nas fronteiras
As fronteiras fluviais brasileiras contam com mais uma arma no combate ao crime: as novas lanchas blindadas de operações ribeirinhas projetadas e construídas pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). As primeiras já atuam no patrulhamento fluvial de Guaíra e de Foz do Iguaçu, no Paraná. Em dezembro, a Força Naval entregou ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, em Manaus (AM), a primeira de quatro encomendadas pelo Exército.
Mais de oito horas diárias de estudo garantem a jovem carioca maior nota no concurso do Colégio Naval
Quando deixou a filha no local da prova, em agosto do ano passado, para prestar o concurso para o Colégio Naval, o taxista Raimundo Rodrigues Martins de Souza se surpreendeu com a quantidade de concorrentes. “No dia da prova, que eu cheguei lá, vi muita gente”, lembra. Apesar disso, não tinha dúvidas de que a menina Julia, então com 16 anos, estaria entre os aprovados. O que ele não imaginava era encontrar o nome dela no topo da lista de mais de 14 mil candidatos, ao lado da maior nota de todo o certame.
Retrospectiva 2024: relembre principais ações da Marinha em todo o Brasil
O mesmo Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, que em abril deste ano estava no litoral do Rio de Janeiro (RJ), no exercício simulado “Jeanne d’Arc”, com a Marinha Nacional Francesa, atracava em Rio Grande (RS), no final de junho, em uma operação humanitária, em apoio ao estado assolado por uma enchente histórica.
Maior acidente radiológico do País completa 37 anos
Parecia efeito de um bombardeio atômico, como o que ceifou a vida de milhares de japoneses na Segunda Guerra Mundial e continuou fazendo vítimas mesmo decorridos alguns anos. Os sintomas eram de exposição à radiação, mas os médicos consideravam pouco provável algo do tipo no interior da pacata Goiânia (GO). Por isso, eram incapazes de estabelecer um diagnóstico de um grupo específico de pacientes internados no Hospital de Doenças Tropicais, naquele setembro de 1987.
Marinha conduz Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional
A Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, conduzida pela Marinha do Brasil (MB) neste domingo (1º), marcou o início das comemorações do Dia do Marinheiro, uma das datas mais importantes do calendário da Força Naval, comemorada em 13 de dezembro. O evento contou com a presença da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e de uma Guarda de Honra, formada por uma Guarda da Bandeira, um pelotão de marinheiros e dois pelotões de fuzileiros navais, além da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.
20 anos da Amazônia Azul: o potencial científico escondido sob as águas
“O conhecimento do fundo do mar vai muito além de mapear e desvendar os recursos minerais marinhos como óleo e gás, cascalho e areia para a construção civil ou carbonatos marinhos para a agricultura, cosméticos, suplemento alimentar, entre outros. Este conhecimento é importante também para, por exemplo, definir os locais com menor risco para instalação de cabos submarinos, responsáveis por boa parte do tráfego global de internet, ou para as obras de engenharia costeira e oceânica, como portos, plataformas e pontes”.
20 anos da Amazônia Azul: a atuação da Marinha para afastar ameaças ao patrimônio ambiental brasileiro
Era agosto de 2019 quando manchas de óleo de origem desconhecida começaram a tomar conta do litoral nordestino. “Esse tipo de acidente nunca tinha acontecido aqui no Brasil”, afirmou a coordenadora geral de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, à Agência Brasil, na época.
20 anos da Amazônia Azul: conceito criado pela Marinha engloba meio ambiente, ciência, economia e soberania
No passado, a corrida expansionista liderada por países ibéricos buscava em terras distantes a solução para o esgotamento de seus recursos naturais e minerais. Agora, o mundo acelera os motores, mas desta vez para garantir cada um a sua parte na divisão do espaço marítimo, onde se esconde imensurável fonte de riqueza. Nessa partilha, o Brasil trabalha para assegurar sua fração, que corresponde a 67% ou 2/3 de todo o território continental. Trata-se da Amazônia Azul, região que se estende por 5,7 milhões de quilômetros quadrados a partir da costa.
De Marinheiro a Submarinista: a vida de um ex-combatente da Segunda Guerra
Ao longo de sua história, o Brasil se envolveu em alguns conflitos internacionais. E quando chamados para defendê-lo, seus filhos não fugiram à luta. O Primeiro-Tenente José Osório de Oliveira Filho é um dos 7 mil militares da Marinha do Brasil que protegiam o litoral brasileiro, em 1942, quando o governo declarou guerra aos países do Eixo – Alemanha, Itália e Japão. Hoje, aos 101 anos, o ex-combatente é a memória viva do País e da Força Naval brasileira.
Ministério da Defesa investe na expansão da Base Industrial de Defesa
Acordo firmado nesta terça-feira (8) entre o Ministério da Defesa (MD) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promete fortalecer a Base Industrial de Defesa. Esta responde, atualmente, por 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos gerados no Brasil, segundo dados do Observatório Nacional da Indústria. Nestes números, estão incluídas as 252 empresas de defesa e estratégicas de defesa cadastradas no MD e outras que atuam no mesmo segmento.
Defesa marítima une capacidades navais de Brasil, Índia e África do Sul
A Fragata “Defensora” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (RJ) nesta terça-feira (23) em direção à Simon’s Town, na costa sudoeste da África do Sul, onde representará a Marinha do Brasil (MB) na 8ª edição do exercício marítimo internacional “IBSAMAR” (India-Brazil-South Africa Maritime Exercise). A Força Naval brasileira participa, ainda, com uma aeronave AH-11B “Super Lynx” e um destacamento de Mergulhadores de Combate.
Marinha ajuda a controlar queimadas em São Paulo
Militares da Marinha do Brasil estiveram empenhados no combate às queimadas no interior de São Paulo, desde o último domingo (25), integrando o posto avançado montado pelo governo estadual no município de Ribeirão Preto. Foram identificados focos de incêndio em pelo menos 24 cidades, no início desta semana.
Norte do País se previne contra nova seca severa, prevista para segundo semestre
Municípios nas bacias dos rios Madeira, Mearin, Negro, Solimões, Tapajós e Tocantins-Araguai aperfeiçoam resposta à nova seca severa prevista para este segundo semestre. Segundo antecipou o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, a expectativa é de que a vazante se aproxime ou ultrapasse a marca histórica de 2023.
Brasil reforça defesa contra ataques eletrônicos
"Este não é um incidente de segurança, nem um ataque cibernético”, afirmou o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, em seu perfil nas redes sociais, após sua empresa ser responsável pelo maior apagão tecnológico que o mundo já testemunhou. No último dia 19 de julho, uma falha na atualização de um software de segurança em sistemas digitais causou o colapso, afetando de serviços bancários a de saúde, suspendendo voos e derrubando sinais de emissoras de TV.
Marinha abre inscrições para concurso com 200 vagas
A Marinha do Brasil está com mais uma oportunidade para quem possui nível médio técnico e quer ingressar na carreira naval. Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para o Corpo Auxiliar de Praças, que inclui os quadros Auxiliar Técnico de Praças (QATP) e Técnico Industrial de Praças (QTIP), em âmbito nacional.
Parlamentares se mobilizam para ampliar orçamento do Programa Antártico
Deputados e senadores participaram, nesta quarta-feira (19), do encontro da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), em Brasília (DF). Diante da ampliação das instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e do aumento do número de projetos de pesquisa na região, a mobilização parlamentar visa ampliar os investimentos no programa, que já não conseguem suprir totalmente a atual demanda.
Concurso para músicos da Marinha tem inscrições até sexta (31)
A Marinha do Brasil está em busca de novos talentos para compor seu quadro de militares músicos. Os aprovados no concurso poderão, ao longo da carreira, integrar a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), a Banda Marcial do CFN, os Conjuntos Fuzibossa e Fuzishow, e as Bandas de Música dos Grupamentos de Fuzileiros Navais em todo o País. O Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do CFN oferece 39 vagas para 16 diferentes tipos de instrumentos.
Reserva de combustível permite estender ajuda humanitária na capital gaúcha
Diante dos danos provocados pelas enchentes à estrutura viária de Porto Alegre (RS) e da possibilidade de desabastecimento da região, o Navio-Patrulha (NPa) “Babitonga”, da Marinha do Brasil (MB), transportou, no início deste mês, 12 mil litros de combustível para a cidade. A reserva permite que as ações de resgate e de distribuição de suprimentos, conduzidas por militares a serviço da Operação “Taquari 2”, do Ministério da Defesa, continuem por, pelo menos, dois meses sem risco de interrupção.
Navio–Patrulha “Amazonas” chega ao RS com mais donativos
Começam a chegar ao Rio Grande do Sul, os navios mobilizados pela Marinha do Brasil para reforçar as ações humanitárias na região. Nesta sexta-feira (10), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” atracou em Rio Grande (RS), somando-se ao Navio-Patrulha (NPa) “Babitonga” e ao Navio Hidrográfico Balizador “Comandante Varella” na distribuição de água mineral e doações arrecadadas em diferentes cantos do País.
Hospital de Campanha da Marinha no RS atende 92 pessoas no primeiro dia de operação
Treinados para operações médicas em cenários de guerra, os militares da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) começaram, na quinta-feira (9), as ações de assistência à saúde no Hospital de Campanha (HCamp), erguido pela Força Naval na cidade de Guaíba (RS), banhada pelo rio de mesmo nome. Até o final do dia, já haviam sido contabilizados 92 atendimentos clínicos e a remoção de uma paciente com infarto agudo do miocárdio.
Marinha envia mais um navio com suprimentos para o RS
Navios da Marinha do Brasil continuam a caminho do Rio Grande do Sul, onde já passa de 1,4 milhão o número de pessoas afetadas pelas enchentes em todo o estado, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (8). Na madrugada de hoje, o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim” partiu de Itajaí (SC) rumo a Rio Grande (RS) com cerca de 50 toneladas de suprimentos.
Chuva forte continua no Rio Grande do Sul
A faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, poderá ser afetada pela passagem de uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora, entre a madrugada desta quarta-feira (8) e a noite de quinta, 9 de maio. As informações são do Centro de Hidrografia da Marinha, que alerta, ainda, para pancadas de chuva forte em todo o território gaúcho.
Marinha mobiliza ações de resgate no território gaúcho
Em apoio às populações atingidas pelas chuvas intensas no estado do Rio Grande do Sul, a Marinha tem concentrado suas operações nas cidades de Lajeado e Cristal, que sofrem com as elevações dos níveis dos Rios Taquari e Camaquã, respectivamente, além dos municípios às margens da Foz do Rio Guaíba. O Governo Federal reconheceu, na noite de ontem (2), o estado de calamidade na região e anunciou a instalação de um hospital de campanha no Vale do Taquari.