Militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram, na última sexta-feira (27), uma operação de resgate de um tripulante do Navio-Tanque “Elba Leblon”, de bandeira liberiana, localizado a 18 quilômetros do litoral de Angra dos Reis (RJ). A vítima, que sofreu um ferimento na cabeça, foi socorrida por meio de uma operação de evacuação aeromédica (EVAM), sendo transportada em uma aeronave da Marinha até o aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).
O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) mobilizou uma aeronave do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, com sede em São Pedro da Aldeia (RJ), para executar a missão. A bordo do helicóptero, uma equipe médica e tripulantes aéreos especializados em resgate (TAR-SAR) garantiram a segurança e a estabilização do tripulante durante o transporte. A aeronave decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, pousando diretamente no navio para realizar o resgate.

A MB opera o SALVAMAR em uma área de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”, águas interiores e áreas além das Águas Jurisdicionais Brasileiras.
A Força Naval mantém navios e aeronaves de pronto emprego, militares treinados para as situações de resgate e uma complexa estrutura de coleta e compartilhamento de informações, possibilitando a localização das vítimas e das embarcações mais próximas em condições de prestar apoio. A própria embarcação ou qualquer pessoa que tenha testemunhado um incidente em potencial pode entrar em contato com a Marinha, pelo telefone 185, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e abrange todo o território nacional.
Assista ao vídeo:
youtube[https://www.youtube.com/embed/oAxuw_g3gMM]
Comentar