O nome é incomum, mas a sua ação é notável. A Marinha do Brasil (MB) tem empregado o veículo conhecido como “Ambulancha” para se deslocar pelos municípios vizinhos a Rio Grande (RS), com objetivo de transportar pacientes que necessitam de hemodiálise, para receberem tratamento no município gaúcho. Deparando-se com um cenário de ruas ainda alagadas, a embarcação da MB se desloca pela região, com agilidade, garantindo a continuidade do tratamento desses pacientes em situação emergencial.

O emprego da embarcação foi iniciado na última quarta-feira (15), quando a “Ambulancha” passou a transportar pacientes de São José do Norte, para atendimento na Santa Casa de Rio Grande, além de medicamentos para os pacientes internados e suprimentos necessários ao funcionamento dos laboratórios de análises clínicas do hospital.

Com capacidade para 12 pessoas e autonomia de 8 horas de navegação, a embarcação chegou a Rio Grande a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, vindo do Rio de Janeiro. A embarcação possui um leito, sistema de oxigênio, equipamentos médicos e materiais de primeiros socorros para proporcionar segurança e suporte aos pacientes transportados.

Origem da “Ambulancha”

O veículo foi construído na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), e chegou à Base Naval do Rio de Janeiro em maio de 2016, onde está sediada. Essa viatura de apoio médico pode ser configurada como uma unidade avançada, que proporciona uma evacuação rápida e eficaz, servindo como alternativa para auxílio aos meios operativos do Comando-em-Chefe da Esquadra, no atendimento pré-hospitalar.

*colaboração: 1T (T) Rachel Lemos

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/bHs8lJ7kPHU?rel=0&]

Galeria de Fotos

Conheça o Flickr

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.