Carreira Naval
Das ruas ao uniforme: conheça a militar que superou um sequestro
O nome Saionara, variação de “Sayonara” em japonês, significa “até logo” ou “adeus”. Para a Segundo-Sargento Lidiane Saionara da Silva Vergilio, esses significados refletem a despedida que deu ao passado marcado por desafios e superações. Especialista em Tecnologia da Informação, ela se considera hoje uma pessoa plena e realizada, tanto na vida pessoal quanto na carreira militar. No entanto, o início de sua história foi cercado por traumas profundos.
Conheça a primeira militar do Quadro Complementar da Armada
“Felicidade e orgulho! Muitas mulheres que vieram antes de mim foram importantes para que, hoje, eu estivesse aqui.” É assim que a Segundo-Tenente Catarina Dowsley, 24, começa descrevendo a sensação de ser a primeira mulher do Quadro Complementar do Corpo da Armada (QC-CA) da Marinha.
Mulheres seguem avançando na carreira militar naval
Há exatos 50 anos, as Nações Unidas celebraram pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher. A escolha do 8 de março foi inspirada na conquista do direito de voto pelas mulheres russas em 1917 e, desde então, a data tornou-se um momento de reflexão sobre a evolução da presença feminina na sociedade. Ao longo desse período, as mulheres ampliaram sua atuação em espaços antes exclusivos dos homens, incluindo as Forças Armadas.
Intendência da Marinha: a força que impulsiona as operações navais
Os recentes eventos no cenário internacional evidenciam que uma nação de porte continental deve dispor de Forças Armadas modernas, bem dimensionadas e preparadas. Dessa forma, a Intendência da Marinha, que nesta segunda-feira (3) completa 255 anos de existência, deve estar pronta e capacitada para atender, tempestivamente, novas e inopinadas demandas de nossa Força Naval.
Soldado Fuzileiro Naval é a primeira mulher qualificada em Operações no Cerrado
Sentados sobre bancos improvisados, feitos de troncos de árvores, em uma clareira no meio do cerrado, na região conhecida como Saia Velha (DF), uma equipe de Fuzileiros Navais aprende técnicas primitivas de obtenção de fogo. Indistinguível dentre tantos militares de uniforme camuflado e cobertos de terra e fuligem, está a Soldado Fuzileiro Naval (FN) Fabiana Damasceno, primeira mulher a participar de uma edição do Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado, conduzido pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB).
Marinha promove médica que faleceu no ano passado a Contra-Almirante
A Marinha do Brasil (MB) promoveu post mortem ao posto de Contra-Almirante a Capitão de Mar e Guerra (Médica) Gisele Mendes de Souza e Mello. A promoção, inédita na Força e decidida durante a reunião do Almirantado desta quarta-feira (26), honrou as quase três décadas em que a militar se dedicou ao serviço da Pátria.
Marinha promove quatro médicas ao círculo mais alto da hierarquia militar naval
Quatro médicas tiveram seus nomes indicados de uma só vez para ocupar o mais alto círculo hierárquico da Marinha do Brasil. A lista foi escolhida durante a reunião do Almirantado, que aconteceu ontem (26), na sede do Comando em Brasília (DF). O documento será apresentado ao Ministro da Defesa e posteriormente encaminhado para aprovação do Presidente da República. Com a promoção, prevista para 31 de março, sobe para sete o número de mulheres a conquistarem tal posição dentro da Força Naval.
Militar completa mil dias de mar a bordo do navio mais antigo da Marinha em atividade
Quando o Suboficial (Comunicações Interiores) Wagner Pinheiro Jacintho leu as folhas rosas do Jornal dos Sports e viu seu nome entre os aprovados para a Escola de Aprendizes-Marinheiros, em 1990, não fazia ideia do que o aguardava. Sem militares na família, não conhecia a carreira naval e as oportunidades que ela poderia lhe proporcionar. Sua trajetória é marcada por diversas missões, viagens nacionais e internacionais, aprendizados e muitas amizades.
O futuro é agora: sonhos e histórias de militares temporários da Marinha
Atuando no Departamento de Odontologia da Policlínica Naval de Manaus, no Comando do 9º Distrito Naval, a Cabo Giovanna Machado de Almeida, técnica em higiene dental, transmite o sentimento de usar o uniforme da Marinha que tanto desejou. “No final de 2018, eu estava finalizando o meu curso técnico e queria abraçar a primeira oportunidade de trabalhar na minha área. Quando descobri o concurso soube na mesma hora que era tudo o que precisava e, a partir daquele momento, entrar para a Marinha se tornou o meu maior objetivo.”
Guardas-Marinha concluem formação e passam a integrar a Força Naval
“Sei que não será um caminho fácil, mas com amor à profissão e muita dedicação, estarei pronta para assumir as responsabilidades inerentes ao Oficialato”. As palavras são da recém-nomeada Primeiro-Tenente (Quadro Técnico) Nadia Ferreira, primeira colocada geral do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2024. Após quase 10 meses de imersão na vida militar, ela e os outros 113 alunos da Turma "Barão de Santa Marta” estão prontos para desempenhar suas funções nas diversas Organizações Militares da Marinha em todo Brasil.
Operação “Aspirantex” chega aos primeiros portos no Nordeste
A Operação “Aspirantex 2025”, que reúne 209 Aspirantes da Escola Naval, além de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Academia da Força Aérea, entrou em sua primeira fase de porto após seis dias de navegação. No período de 16 a 20 de janeiro, os navios da Marinha do Brasil (MB) estarão atracados nas cidades de Maceió (AL), Recife (PE), Cabedelo (PB) e Natal (RN).
Aspirantes da Escola Naval e alunos da EFOMM embarcam na “Aspirantex 2025”
Durante 22 dias a bordo do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, 39 Aspirantes da Escola Naval (EN) e 132 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) vivenciam a rotina de um navio de guerra, participando de exercícios e adestramentos no mar.
139 sonhos realizados: Escola Naval forma novos Guardas-Marinha no Rio de Janeiro
O dia 14 de dezembro de 2024 foi um sábado inesquecível para os 139 formandos da Escola Naval (RJ) que concluíram os quatro anos do curso de formação. Declarados como Guardas-Marinha, os jovens participaram da tradicional cerimônia, na presença dos familiares, com a entrega das espadas que são o símbolo dos Oficiais da Marinha do Brasil (MB).
Do hospital ao alto-mar: conheça a atuação dos Oficiais Médicos na Marinha
Quando pensamos na Marinha do Brasil (MB), a imagem que vem à mente provavelmente é a de grandes navios e operações no mar, ou até mesmo de soldados em missões de combate. Porém, nos bastidores dessas operações, existe um grupo de profissionais que possui uma atuação primordial: são os médicos. Esses profissionais têm uma atuação multifacetada, que envolve desde cuidados médicos assistenciais em hospitais e clínicas até funções em alto-mar, missões de resgate e ajuda humanitária.
A jornada dos gêmeos Assumpção na Marinha do Brasil
Vestir uma farda sempre foi o desejo de Lucas Assumpção de Andrade e Danilo Assumpção de Andrade, 20 anos, que desde pequenos viam seu pai Rogério Assumpção de Andrade vesti-la diariamente para trabalhar no Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Curiosos, inteligentes e proativos, aos 12 anos ingressaram em um curso preparatório para o Colégio Militar e realizavam, anualmente, os testes para alcançar a primeira farda.
"Diplomacia cultural": conheça a vida de militares que se dedicam à música
No palco da vida, cada músico escreve sua própria sinfonia. Para muitos, seu caminho na música também cruza com o da Marinha do Brasil (MB), onde disciplina e talento formam a base de uma trajetória transformadora. A Força Naval mantém diversas bandas musicais, tradição cuja história teve início com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro trazendo consigo a Banda da Brigada Real da Marinha Portuguesa, composta, na época, por 60 músicos.
Marinha homenageia servidores por décadas de dedicação à Força
Jorge da Silva, Paulo Jerônimo, Vanderlei Martins, Maria da Guia e Antônio Carlos formam um quinteto peculiar: juntos, somam mais de 250 anos de serviços prestados ao País. Cada um deles é servidor civil da Marinha do Brasil (MB) e tem sua própria expertise, mas em comum, agora ostentam no peito a “Medalha Prêmio”, concedida nesta segunda-feira (28) pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Farda em dose dupla: a jornada das gêmeas que transformaram laços familiares em destino naval
Quando o Suboficial (Armamentista) Edson Corrêa Guido entrou para a Marinha do Brasil (MB), em janeiro de 1985, não imaginava que faria do seu sonho militar um destino compartilhado. Veterano e na reserva da Força desde 2018, ele é pai das gêmeas e Segundos-Sargentos Bianca de Carvalho Guido Araujo e Bruna de Carvalho Guido Kruta, que além de serem unidas pelo sangue, também são pelo amor ao mar.
“Os iguais”: A história dos gêmeos idênticos que servem no mesmo setor do maior navio da Esquadra Brasileira
Uma das poucas diferenças está na hora do nascimento, naquele 8 de junho de 1998, no Hospital Sírio Libanês, Tijuca (RJ): Leonardo nasceu às 16 horas, Lucas, dois minutos depois. A partir dali, a história dos gêmeos univitelinos que servem no maior navio da Esquadra Brasileira se encontra e se repete em diversos momentos da vida.
Elas comandam: o mar de oportunidades para a mulher na Marinha Mercante
Em uma rede social, Monique Silveira divide o seu dia a dia de manobras e atuação pela Marinha Mercante com os seus quase 200 mil seguidores. A partir de seu perfil, ela registra cada detalhe da sua rotina como Imediato de navio (segunda pessoa no comando), em operações de transporte de cargas, água e diesel para plataformas.
Conheça a primeira mulher qualificada em radiogoniometria da Marinha
A Segundo-Sargento (Telecomunicações) Grasiele Pereira Iliadis tornou-se, neste ano, a primeira mulher qualificada para integrar o serviço de radiogoniometria da Marinha. Atualmente servindo na Estação Radiogoniométrica da Marinha, em Rio Grande (RS), a militar contribui para as atividades de inteligência operacional, segurança marítima das águas jurisdicionais brasileiras e defesa da soberania nacional.
Colégio Naval é destaque no Ideb como um dos melhores do Brasil
O Colégio Naval (CN) é o primeiro colocado no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na categoria de melhor Ensino Médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro, com a nota média de 7,4. Em âmbito nacional, conquistou o quarto lugar. Divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação, o resultado é referente a 2023. O indicador relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Almirante Médica da Marinha recebe título de cidadã honorária de Brasília
Um dia de festa e muita emoção para todos os entusiastas da presença feminina nas fileiras das Forças Armadas. Assim foi a entrega, nesta terça-feira, 13, do Título de Cidadã Honorária de Brasília à Contra-Almirante (Médica) Maria Cecilia Barbosa da Silva Conceição, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A comenda foi sugerida por um Projeto de Decreto de autoria do Deputado Distrital Rogério Morro da Cruz, que destacou a trajetória acadêmica, militar e a experiência profissional da homenageada.
Jovens prestam concurso para Oficiais da Marinha Mercante
Nesta semana, homens e mulheres de todo o Brasil deram o primeiro passo em busca do sonho de se tornarem Oficiais da Marinha Mercante. Os jovens realizaram as provas da primeira etapa do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) 2025.
Marinha tem nova turma de Soldados Fuzileiros Navais com mulheres
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), recebeu, hoje (5), a nova turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) com a participação de mulheres. O evento marca mais um passo significativo na integração feminina nas Forças Armadas, refletindo um compromisso contínuo com a igualdade de oportunidades.
113 sonhos realizados: Centro de Instrução forma Fuzileiros Navais em Brasília
Mais de uma centena de histórias de luta, dedicação e resignação foram recompensadas na manhã desta segunda-feira (8), em Brasília (DF). Isso porque os 113 jovens alunos da primeira turma do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) de 2024 encerraram, com sucesso, as 19 semanas de uma árdua trajetória, e, prestando juramento à Bandeira Brasileira, foram incorporados à Marinha do Brasil (MB).
Mulheres na Marinha: 44 anos de pioneirismo, coragem e competência
Com a inédita e recente formatura das novas Soldados Fuzileiros Navais, ocorrida na última sexta-feira (5), no Rio de Janeiro, a presença feminina na Marinha do Brasil (MB) completa um ciclo de pioneirismo, que teve início em 7 de julho de 1980, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha.
Em cerimônia histórica, primeiras mulheres se formam Soldados Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro
Há quase cinco meses, em 19 de fevereiro de 2024, a Marinha do Brasil (MB) iniciou um novo capítulo em sua história ao receber a primeira turma mista do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). Na tarde desta sexta-feira (05), em cerimônia realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), 660 jovens comemoraram a conclusão do curso de 19 semanas, incluindo as 114 primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais.
Primeiras Aprendizes-Fuzileiros Navais recebem distintivos em cerimônia no Rio de Janeiro
Na manhã desta sexta-feira (21), a Ilha da Marambaia foi palco de um momento marcante para os 768 alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). A Marinha do Brasil realizou uma cerimônia para a entrega de distintivos aos alunos da Turma I/2024, que entrou para a história ao incluir, pela primeira vez, mulheres entre os Aprendizes-Fuzileiros. A entrega dos distintivos, que serão agora ostentados nos uniformes camuflados, marca a última etapa antes da formatura, que ocorrerá no dia 5 de julho.
Marinha do Brasil forma 1.526 novos Sargentos
Na manhã desta segunda-feira (10), foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, a Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento 2024, celebrando a formatura de 1.526 novos sargentos da Marinha do Brasil. O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Garcia Arruda, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.