Cerca de 600 pessoas compareceram ao Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro (RJ), para viver "Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro", no último sábado (11). O evento teve o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência.

A ação, promovida pela Marinha do Brasil (MB), em parceria com diversos apoiadores, apresenta um pouco da rotina de um militar e propicia a integração entre o público e o ambiente militar- naval, por meio de programas recreativos, esportivos, musicais e do contato com aspectos da cultura da Marinha, em especial dos Fuzileiros Navais.

Foram realizadas diferentes atividades, como pintura pedagógica, oficina de musicoterapia, camuflagem, exposição de mostruários de paraquedismo, mergulho, equipagem básica utilizada pelos Fuzileiros Navais e pista naval com tirolesa. Os participantes acompanharam atentos a chegada dos mascotes Navalzinho e Navalzinha, a apresentação dos motociclistas da Companhia de Polícia do Batalhão Naval e a apresentação de cães de guerra do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.

As crianças também tiveram a oportunidade de realizar passeios de Viatura Blindada Piranha, praticar equoterapia nos cavalos do Regimento de Polícia Montada da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro e participar de atividades físicas coordenadas pelos professores e adolescentes do Programa Forças no Esporte  (PROFESP).

Durante os intervalos, o público pode conferir o som do conjunto musical Fuzibossa, composto por militares Fuzileiros Navais que tocam músicas estilo bossa-nova. Ao final das atividades, os participantes assistiram às famosas evoluções da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.