O tema “Cultura Oceânica” foi escolhido para o 3º Concurso de Redação promovido pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). Destinado a alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Médio e Superior, o certame levará os primeiros colocados de cada categoria a visitar o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, referência mundial em pesquisas oceanográficas.
Os textos devem ser enviados até 26 de setembro, pelo site do Cembra. As dez melhores redações de cada nível receberão diploma e um exemplar da terceira edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”. Os primeiros colocados também conhecerão o “Vital de Oliveira” e serão premiados com um tablet.
Para mais informações, confira o regulamento na íntegra.
Vencedores de edições anteriores
O Aspirante Yuri Amaral foi o vencedor da categoria Ensino Superior na primeira e segunda edições do concurso. Para ele, as distinções recebidas ajudaram-no a reconhecer sua habilidade na escrita e a fortalecer seu interesse acadêmico. “Passei a valorizar e adotar a escrita como hábito de planejamento, clareza e internalização de conhecimentos. No lado profissional, fui reconhecido por esse mérito, o que me proporcionou oportunidades de destaque”, destacou.

O Aspirante ressaltou ainda como o hábito de escrever auxilia na compreensão de si mesmo e de seu propósito. “Ser premiado pelo Cembra abriu meus olhos para o poder de contribuir com o desenvolvimento de uma mentalidade brasileira mais consciente, especialmente sobre o mar e sua importância estratégica para o Brasil.”
Destacar-se em uma premiação de prestígio também impacta as famílias dos participantes. Raquel Freitas, mãe do vencedor da categoria Ensino Fundamental do primeiro concurso, João Pedro Belloti, relatou: “Fiquei surpresa quando João contou que havia vencido o concurso. Jamais imaginei que iríamos ao Rio de Janeiro conhecer o ‘Vital de Oliveira’.” Ela e o filho residem em Fernandópolis (SP).
João também compartilhou sua experiência: “Gostei muito de ir ao Rio de Janeiro e fiquei feliz ao receber meu prêmio dentro do navio. Quero que mais jovens participem do concurso para terem a mesma oportunidade que eu tive.”
Abrangência nacional
Na segunda edição do concurso, foram recebidos 715 textos, provenientes de 19 estados brasileiros. Um dos principais atrativos do certame é permitir a participação de jovens de todo o País, incentivando o interesse pelos assuntos do mar.
A expectativa é que a terceira edição registre ainda mais inscrições. A escolha de um tema contemporâneo, que tem ganhado destaque no sistema educacional brasileiro, deve estimular jovens de diferentes regiões a aprofundarem o conhecimento sobre o mar.

Cultura Oceânica
De forma pioneira, em abril de 2025, o Brasil assumiu o compromisso de incluir a “Cultura Oceânica” nos currículos escolares nacionais. A decisão foi oficializada durante o Fórum Internacional Currículo Azul, realizado em Brasília.
Ao promover o concurso de redação sobre “A Cultura Oceânica”, o Cembra reafirma seu compromisso em difundir a mentalidade marítima entre os brasileiros. A entidade é responsável por estimular, propor, coordenar e conduzir ações e projetos voltados ao estudo e ao aproveitamento da Amazônia Azul.
Comentar