O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, homenageou, nessa sexta-feira (6), os atletas militares do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris. Das 20 medalhas conquistadas pelo Time Brasil, 11 foram de atletas militares, sendo seis delas por Sargentos da Marinha. Os resultados representam a segunda melhor campanha em número de pódios na história das Olimpíadas. Nesse sentido, o apoio do PROLIM foi fundamental para que os atletas brasileiros alcançassem posições de destaque no judô, boxe, taekwondo e atletismo.

Durante a cerimônia, que teve a presença dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, José Mucio entregou aos atletas a moeda comemorativa dos 25 anos do Ministério da Defesa, simbolizando o reconhecimento e o compromisso dos atletas militares com o país. O Ministro da Defesa ressaltou ainda que fazer parte de uma equipe olímpica já é um grande feito.
“Destaco a alegria e a relevância de participar deste evento. Gostaria de reconhecer a atuação dos atletas militares brasileiros nos Jogos de Paris de 2024. A medalha representa um triunfo, claro, mas fazer parte desse grupo demanda muito esforço, e precisamos reconhecer isso. Assim, por questão de justiça, dirijo-me à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica para, em nome do Ministério da Defesa e do governo brasileiro, registrar nossa admiração por todo o esforço e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou o ministro José Mucio.

Laura Amaro, integrante do PROLIM e atleta do Levantamento de Peso Olímpico, agradeceu o apoio da Marinha. “Esse é o momento muito importante na minha vida. Estou realizando um sonho de criança. Ser homenageada assim, pelo meu país, realmente é muito emocionante. Minha família está vibrando e muito orgulhosa. Por isso, tenho muito a agradecer à Marinha e ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) pela estrutura e apoio. Agora é seguir treinando forte, pois já tem o campeonato mundial em dezembro. Quero ir ainda mais forte para os Jogos de Los Angeles, em 2028”, disse.

Os atletas homenageados desfilaram no 7 de Setembro, na manhã deste sábado, na Esplanada dos Ministérios. O público teve a oportunidade de conhecer e parabenizar de perto nossos medalhistas olímpicos.

PROLIM
Criado para apoiar atletas de diversas modalidades esportivas, o Programa Olímpico da Marinha oferece uma infraestrutura de treinamento de ponta e um suporte multidisciplinar, que visa promover o desenvolvimento do esporte nacional e contribuir para a transformação do Brasil em uma potência olímpica.
Desde a sua criação, o PROLIM tem sido uma força motriz por trás de muitos dos sucessos olímpicos do Brasil. A preparação intensiva e o suporte oferecido são fatores-chave que alimentam a esperança de novas conquistas e medalhas para o Brasil. Já foram incorporados à Marinha do Brasil, por meio do esporte, cerca de 200 atletas, contemplando 23 modalidades.
Comentários
O apoio do MD e das FFAA aos atletas é algo espetacular e exemplo para outros órgãos governamentais. Com o número expressivo de medalhas oriundas de atletas militares, vemos o potencial que o Brasil terá se demais instituições apoiarem esse projeto.
Comentar