A faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, poderá ser afetada pela passagem de uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora, entre a madrugada desta quarta-feira (8) e a noite de quinta, 9 de maio. As informações são do Centro de Hidrografia da Marinha, que alerta, ainda, para pancadas de chuva forte em todo o território gaúcho.

Áreas de instabilidade devem concentrar as chuvas na porção sul do Rio Grande do Sul até quarta-feira (8). A partir desse dia, o avanço da frente fria deve mudar as condições de tempo em todo o estado, com chuvas, trovoadas e rajadas de vento. Elas diminuem na noite de quinta-feira, porém voltam a cair sobre a região entre sexta-feira e sábado (11). O mar deve registrar ondas de 1,5 a 2 metros de altura até sábado.

Precauções para navegação

Para prevenir a comunidade marítima quanto aos perigos da navegação, a Marinha mantém informações meteorológicas e avisos de mau tempo atualizados, no site do Centro de Hidrografia e na página do Serviço Meteorológico. Os dados podem ser consultados também nos aplicativos "Previsão Ambiental Marinha" e "Boletim ao Mar", disponíveis para aparelhos móveis com sistemas Android e iOS.

A Autoridade Marítima também incentiva os navegantes a cadastrarem-se no aplicativo NAVSEG, que permite que o trajeto de cada embarcação seja monitorado, em tempo real, pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências, desde a partida até a chegada ao destino informado. Dessa forma, em caso de ocorrências, é possível agilizar a localização e envio de resgate.

Assista ao vídeo:

youtube[https://www.youtube.com/embed/YX8iFSyasFo?rel=0&]

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.