Primeiro-Tenente (T) Klojda
- Jornalista
- Rio de Janeiro/RJ
Currículo

André Felipe Nunes Klojda
- Jornalista
- Rio de Janeiro/RJ
André Felipe Nunes Klojda incorporou às fileiras da Marinha do Brasil em 2023. Após concluir o Curso de Formação de Oficiais, embarcou no Centro de Comunicação Social da Marinha, em 2024. Tem experiência de cobertura jornalística em diferentes áreas, especialmente em Saúde e Ciência.
Possui a seguinte formação acadêmica:
- Doutorando e mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
- Comunicação Social/Jornalismo (UFRJ), com mobilidade acadêmica na Universidade de Copenhague.
Matérias publicadas
Vapor “Benjamim Guimarães” volta a navegar nas águas do Rio São Francisco
O próximo dia 28 de abril será marcado por um evento significativo para a navegação fluvial brasileira e para a sociedade mineira: o retorno do Vapor “Benjamim Guimarães” às águas. O navio, agora reformado, voltará a navegar pela bacia do Rio São Francisco, onde, desde a primeira metade do século passado, realizou transporte de passageiros e mercadorias entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA).
Fase de verão da OPERANTAR XLIII é concluída após meio ano de atividades
A manhã deste sábado (12) representou um momento importante para a Marinha do Brasil (MB) e para a pesquisa científica nacional: o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” e o Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” retornaram ao Brasil após cerca de seis meses em comissão na Antártica. A chegada dos navios à Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), marcou o fim da fase de verão da 43ª Operação Antártica (OPERANTAR XLIII), iniciada no último mês de outubro.
Marinha promove primeira Operação “Lançamento de Armas” de 2025
Entre os dias 15 e 20 de fevereiro, a Marinha do Brasil (MB) conduziu a fase de mar da Operação “Lançamento de Armas I/2025”, na área marítima entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ). Para os exercícios, que tiveram como objetivo o aprimoramento constante dos militares e dos sistemas de armas empregados, foram mobilizados tanto navios quanto aeronaves da Esquadra.
Conheça iniciativas de incentivo à leitura da Biblioteca da Marinha
Em 2024, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil registrou, pela primeira vez em sua série histórica, que a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira. Assim, iniciativas que estimulem o hábito de ler são mais do que nunca bem-vindas, e a Biblioteca da Marinha atua com esse intuito, tanto dentro quanto fora da Força. Localizada no Centro do Rio de Janeiro (RJ), a instituição abre as portas para aqueles interessados em ler, estudar e pesquisar em suas dependências.
Marinha avança nas pesquisas sobre o naufrágio do Navio-Auxiliar “Vital de Oliveira”
No ano em que o fim da Segunda Guerra Mundial completa 80 anos, militares da Marinha do Brasil (MB) obtiveram os primeiros dados batimétricos (que englobam posição e profundidade) do antigo Navio-Auxiliar (NA) “Vital de Oliveira”, torpedeado em 1944 pelo submarino alemão U-861. O ataque causou cerca de cem mortes.
Conheça a atuação dos mergulhadores da Marinha no resgate às vítimas do desabamento de ponte
Devido à sua complexidade, atividades de mergulho demandam pessoal altamente capacitado e uma estrutura de apoio com equipamentos adequados. Os mergulhadores da Marinha do Brasil (MB) são empregados em operações sensíveis, como a busca pelas vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, ocorrido em 22 de dezembro de 2024.
Longe das famílias, militares da Marinha celebram o Natal em regiões isoladas
Celebrar as festas de fim de ano, em especial o Natal, é sinônimo de estar com as pessoas que mais amamos. Assistir a filmes natalinos favoritos, reunir-se à mesa com a família, visitar parentes e receber convidados – tudo isso faz parte da tradição de muitos brasileiros. No entanto, para alguns, como os militares da Marinha do Brasil (MB) em missão e seus familiares, a história é um pouco diferente.
Solenidade pelo Dia do Marinheiro leva tradição e homenagens ao Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo
Nesta sexta-feira (13), a Marinha do Brasil (MB) celebrou o Dia do Marinheiro, em cerimônia militar, realizada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro (RJ). O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho.
Marinha realiza exercício de resposta a emergências nucleares e radiológicas
A Marinha do Brasil (MB) realizou, na última segunda-feira (25), o 9º Exercício de Resposta a Emergências Nucleares e Radiológicas Navais do calendário de 2024. Nessa oportunidade, foram acionados os Centros de Resposta a Emergências (CARE) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) e da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ). A novidade nesta edição ficou por conta de ter sido empregada uma aeronave durante o exercício em uma simulação de cenário de alta complexidade.
Marinha promove II Simpósio de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica
A Marinha do Brasil (MB) promoveu, nesta sexta-feira (1°), o II Simpósio de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR), no auditório do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro (RJ). Organizado pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, o tema desta edição foi “Gerenciamento de Emergências e Desastres no Âmbito Nacional”.
Memória Olímpica: atleta da Marinha foi porta-bandeira do Time Brasil nas Olimpíadas de 1952
Desde a última sexta-feira (26), os olhos de todo o mundo estão voltados para Paris, na França, onde está sendo realizada a edição dos Jogos Olímpicos 2024. Até o dia 11 de agosto atletas de elite, divididos em 45 modalidades, representam seus países em busca de medalhas e de novos rumos para a história do esporte. Caminhando lado a lado dessa cena esportiva, a Marinha do Brasil (MB) já escreveu importantes páginas no capítulo dos Jogos ao longo das décadas.
Operação “Lançamento de Armas III - 2024” demonstra a letalidade da Marinha contra novas ameaças
A Operação “Lançamento de Armas III – 2024”, conduzida pela Marinha do Brasil (MB), entre os dias 20 e 23 de julho, mobilizou navios e aeronaves da Esquadra com o propósito de empregar armamento real contra alvos de superfície e aéreo, no litoral do Rio de Janeiro (RJ).
“Travessia Segura”: segunda fase da campanha reforça ações para a segurança da navegação
O mês de julho é marcado pelas férias escolares, quando é registrado um aumento considerável no fluxo de embarcações em localidades onde há presença da atividade náutica. Segundo uma pesquisa publicada em janeiro deste ano pelo Ministério do Turismo, 51% dos viajantes preferem destinos com praia e sol para aproveitar o período de descanso.
Oportunidades e desafios na Amazônia Azul
No último sábado (8), celebrou-se o Dia Mundial dos Oceanos. A cada ano, a data representa uma oportunidade para que, internacionalmente, os assuntos relacionados ao mar sejam relembrados e tenham sua importância enfatizada. No Brasil, devido ao extenso litoral, isso se torna ainda mais relevante.
Marinha presta apoio a Centro de Acolhimento Humanitário no Rio Grande do Sul
Como consequência do estado de calamidade causado pelas chuvas, no Rio Grande do Sul, a população local necessita de assistência de diversas formas e em diferentes pontos do estado. Nesse contexto, os militares da Marinha do Brasil (MB) atuam em várias frentes, contribuindo para amenizar os efeitos dessa tragédia climática.
Prontidão Naval: ações da Marinha em situação de calamidade pública
Para a Marinha do Brasil (MB), “Cuidando da Nossa Gente” é mais do que um lema; é um norte. Isto é demonstrado não só na atuação em curso na Operação “Taquari 2”, quando a Força está empenhada em ajudar a população do Rio Grande do Sul, vítimas das enchentes. A atuação humanitária dos militares pode ser conferida também em outros episódios recentes, como nas calamidades causadas, também pelas chuvas, em São Sebastião (SP), em 2023, e em Petrópolis (RJ), em 2022.
Marinha entrega donativos às populações atingidas pelas chuvas no RS
Dia após dia, militares da Marinha do Brasil (MB) continuam entregando, em diferentes localidades do Rio Grande do Sul, donativos destinados à população atingida pelas chuvas. Nesta quinta-feira (16), foram entregues 540 kg de alimentos e 1,8 tonelada de água ao Centro de Distribuição da Defesa Civil, em Rio Grande.
Crianças dedicam desenhos a equipes de resgate no RS
Desde os primeiros momentos da situação de calamidade causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, homens e mulheres dispuseram-se a arriscar a própria segurança em prol do próximo. Entre eles, há pilotos e tripulantes de resgate, como a equipe do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51). O esforço já foi reconhecido, inclusive, por crianças, que fizeram questão de expressar sua admiração por meio de desenhos (confira exemplos ao fim da matéria).
A ajuda que vem do céu: ações de Busca e Salvamento no RS
No contexto da Operação “Taquari 2”, o auxílio à população gaúcha afetada pelas chuvas vem das mais diversas frentes: da água, da terra e do ar. Para além do apoio logístico relacionado à entrega e distribuição de itens de primeira necessidade, prestado pela Marinha do Brasil (MB), as ações de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search and Rescue) são fundamentais e exigem o emprego assertivo dos militares. É o caso, por exemplo, da atuação do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51).
Marinha contribui para segurança da navegação durante show da cantora Madonna
Neste sábado (4), a Marinha do Brasil (MB) mobilizou militares e embarcações, a fim de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica durante o show da cantora Madonna, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).
Para além da Operação “Verão”: o trabalho das Capitanias, Delegacias e Agências
Ainda que, a depender da sazonalidade, o tráfego de embarcações e banhistas aumente consideravelmente, as Capitanias, Delegacias e Agências (CDA), Organizações Militares dedicadas à promoção da Segurança da Navegação, têm rotinas intensas durante todo o ano. Mesmo com o fim da Operação “Verão 2023/2024”, o extenso litoral e as águas interiores do País continuam a ser guardados pelas CDAs, que, por delegação, atuam como agentes da Autoridade Marítima em suas respectivas áreas de jurisdição.
Navio da Marinha parte rumo ao continente africano para contribuir com a segurança marítima na região do Golfo da Guiné
Neste sábado (20), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” seguiu para a comissão “OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV”, que tem como objetivo fortalecer a cooperação e a capacidade das marinhas e guardas-costeiras africanas no combate a diversas atividades ilícitas, como a pirataria e o tráfico de drogas e de pessoas na região do Golfo da Guiné.
Marinha promove Seminário de Projetos Estratégicos
Nesta quinta-feira, 30, a Marinha do Brasil (MB), em parceria com a Base Industrial de Defesa (BID), promoveu, no auditório do Museu Naval, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o Seminário de Projetos Estratégicos. Coordenado pela Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), o evento contou com a participação de empresas dos setores Naval e Offshore.
Marinha promove Workshop de Direito aplicado ao emprego do Poder Naval
A Marinha do Brasil (MB) promoveu o I Workshop de Direito aplicado ao emprego do Poder Naval, nos dias 25 e 26 de fevereiro, na Escola de Guerra Naval (EGN), Rio de Janeiro (RJ).
Conferência “O Mar na Política Externa Brasileira” encerra ciclo de palestras sobre Amazônia Azul
Nesta sexta-feira (29), aconteceu o quarto e último encontro do ciclo de palestras sobre a Amazônia Azul, no Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, o assunto foi “O Mar na Política Externa Brasileira”, apresentado pela Conselheira Maitê de Souza Schmitz, Chefe da Divisão do Mar, da Antártica e do Espaço, do Ministério das Relações Exteriores (DMAE/MRE).
Marinha promove workshop focado na segurança nuclear naval
A Marinha do Brasil (MB) promoveu, nesta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, a primeira edição do workshop “Visita de meios navais com planta nuclear embarcada em águas jurisdicionais brasileiras”. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (SecNSNQ), responsável pela sua realização.
Conheça a atuação da Diretoria de Engenharia Naval
Entre os desafios enfrentados pelos navios da Marinha do Brasil (MB) está a necessidade de se fazerem presentes em diferentes condições climáticas e cenários operacionais, mesmo em tempos de paz. Para isso, a construção naval atua de maneira a prover embarcações robustas e seguras, ampliando a independência tecnológica do Poder Naval Brasileiro.
Marinha celebra primeira atracação de um submarino da Classe "Riachuelo" em Mocanguê
Na manhã desta quinta-feira (4), o Complexo Naval de Mocanguê (CNM) testemunhou a primeira atracação de um submarino da Classe “Riachuelo”. O Submarino “Humaitá” (S41), sediado em Itaguaí (RJ), foi transferido para o Setor Operativo da Força Naval no dia 12 de janeiro de 2024, e permanecerá atracado na Base Almirante Castro e Silva (BACS), no CNM, até este dia 5 de abril.