Campeã mundial no Pentatlo Naval, a Terceiro-Sargento Tatiane Souza está concorrendo ao Prêmio de Atleta do Ano de 2024 do Comitê Internacional de Esportes Militares (CISM). A primeira etapa da seleção é aberta ao público, por votação online, até o dia 15 de fevereiro no site da CISM. O prêmio é concedido a dois atletas, um masculino e um feminino, entre os 141 países-membros do comitê que se destacaram em suas categorias, ao longo das competições militares internacionais do último ano.
A atleta da MB foi campeã mundial em 2024, tanto na categoria individual quanto por equipe, no pentatlo naval. O esporte, tipicamente militar, reúne pista de obstáculos, natação de salvamento, natação utilitária, habilidades navais e cross-country anfíbio. Em 2022, Tatiane já havia recebido esse título do CISM, mas na categoria por equipes. Segundo a atleta, esse é mais um momento importante na sua trajetória. “É sempre uma honra ser indicada a esse prêmio, ainda mais por representar a Marinha do Brasil”, destaca.
“Tati Bahia”, como é conhecida, começou sua carreira na natação em Salvador (BA). Depois, seguiu para corrida, e para o triatlo, modalidade que une natação, ciclismo e corrida. Sempre se destacando em competições representando seu estado, ingressou na Marinha por meio do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM) há seis anos, período em que também iniciou no pentatlo naval.

O “Prêmio Atleta 2024 do CISM” visa identificar e reconhecer as conquistas esportivas mais notáveis. O processo de seleção considera valores como o fair play, a empatia, a disciplina e a adesão às regras. Por meio desta seleção, o Comitê busca homenagear atletas que não só obtiveram resultados expressivos no esporte, mas que também exemplificam e promovem valores fundamentais do CISM.
O que é o PROLIM?
A Marinha do Brasil, por meio do PROLIM, atua no desenvolvimento do esporte nacional de alto rendimento, tendo se constituído em um fator importante para a evolução do esporte olímpico brasileiro. O apoio direto proporcionado pelos soldos (vencimentos do atleta militar) tem possibilitado que jovens atletas promissores continuem a se dedicar ao treinamento, evoluindo tecnicamente e se tornando muito competitivos internacionalmente.
A candidatura para fazer parte do PROLIM é feita de forma voluntária, por meio dos editais publicados pelo Comando do 1° Distrito Naval, com sede no Rio de Janeiro (RJ), e o processo de seleção leva em conta os resultados dos atletas em competições nacionais e internacionais.

Vote no Prêmio Atleta do Ano do CISM – até o dia 15 de fevereiro
Acesse o link: https://www.milsport.one/cism-athlete-of-the-year-award-2024
Ao entrar na página, escolha “women” para votar na categoria feminina, selecione a foto que mostra a Terceiro-Sargento Tatiane Souza e clique em “vote”.
Após a escolha, insira seu e-mail e realize a verificação de segurança.
Acesse sua caixa de e-mail e valide seu voto.
Saiba mais sobre o Pentatlo Naval:
O pentatlo naval é um esporte tipicamente militar, sendo, em regra, mais especificamente, praticado por Forças Navais e é composto pelas seguintes modalidades:
- Pista de Obstáculos: os atletas realizam tarefas tipicamente marinheiras, ligadas ao seu dia a dia nas organizações militares;
- Natação de Salvamento: o atleta nada 50 metros e realiza um resgate a uma profundidade superior ou igual a 3 metros. Após o resgate, ele ainda precisa completar um percurso de 75 metros;
- Natação Utilitária: os atletas precisam demonstrar toda sua resistência, nadando e encarando desafios como transportar uma réplica de um fuzil e nadar ultrapassando obstáculos na piscina;
- Habilidades Navais: prova realizada no mar. Os atletas remam e fazem lançamento de retinida, entre outras tarefas marinheiras; e
- Cross-country Anfíbio: corrida de 2.500 metros, na qual os atletas a intercalam com outras atividades, como tiro de fuzil, remo em bote e carregam consigo, ao mesmo tempo, uma réplica do armamento.

Comentar