Neste domingo, 25 de maio, o Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), foi palco de uma das mais emblemáticas celebrações do esporte militar brasileiro: a 37ª Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e a 17ª Corrida do Corpo de Intendentes da Marinha. Com um público superior a 10 mil pessoas, o evento reuniu atletas civis e militares em uma demonstração vibrante de disciplina, superação e integração.
Considerada a mais tradicional prova militar do País, a corrida contou com percursos de 5 km e 10 km, além da marcante presença de mais de 100 pelotões que correram em formação, cruzando a linha de chegada juntos — um símbolo da coesão, do espírito de corpo e da camaradagem que caracterizam as Forças Armadas.
Mais do que uma competição, o evento destacou o valor da atividade física como ferramenta essencial para a saúde e o bem-estar. “Muito além da atividade física, é um estímulo à conduta profissional e à higidez física, absolutamente necessária para o bom desempenho das atribuições de cada um de nós que integra a Marinha do Brasil”, afirmou o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
A edição deste ano marcou ainda um importante avanço na inclusão: pela primeira vez, a corrida contou com a categoria PCD (Pessoas com Deficiência), reforçando o compromisso da Marinha com a valorização do esporte como instrumento de superação e cidadania. Para Carlos Costa Pinho, campeão na categoria cadeirante, a iniciativa tem um impacto que vai além da competição: “É muito importante essa inclusão e socialização feita através do esporte. Também estamos aqui para incentivar a prática de atividades físicas para todos, isso é qualidade de vida.”

Para o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, o número expressivo de participantes e a presença do próprio Comandante da Marinha são indicativos da prioridade cada vez maior que a Instituição vem dando ao Treinamento Físico Militar (TFM). “A presença de mais de 10 mil pessoas mostra a importância que a Marinha tem dado cada vez mais ao Treinamento Físico Militar. A presença do Comandante da Marinha por si só já mostra a importância que o topo da cadeia de comando tem dado a isso. Vamos ter corridas cada vez melhores, cada vez mais vibrantes, congregando principalmente os civis e os militares como deve ser a sociedade brasileira”, destacou.
Além da corrida, os visitantes puderam conhecer de perto equipamentos e viaturas operacionais do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), como a Viatura Blindada Sobre Rodas 4x4 JLTV, o Lançador Múltiplo de Foguetes Astros, a Viatura SR Piranha III C, o UNIMOG 5000 e o Obuseiro 105 mm Light Gun L118, numa mostra que reforça a capacidade operativa da Marinha do Brasil.

A Corrida do CFN e do Corpo de Intendentes da Marinha representa um importante instrumento de promoção da saúde, da disciplina e do espírito coletivo. Ao reunir militares e civis em um mesmo percurso, o evento reforça a relevância da atividade física não apenas como requisito profissional, mas como um valor essencial para a qualidade de vida.
Comentar