Em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no início de abril, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) levou cultura e entretenimento a cerca de 2 mil pessoas que participaram, no domingo (13), da Caminhada pela Conscientização do Autismo, realizada pelo Grupo Compartilha, na Praia da Bica, na Ilha do Governador (RJ). A programação contou com a apresentação da Banda do CFN, que executou canções populares, além da presença de mascotes e batedores militares, que reforçaram a mensagem sobre a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com o presidente do Grupo de Pais Compartilha, Bruno de Almeida — que criou o grupo ao lado de outros pais, devido às dificuldades enfrentadas com seu filho autista João Vitor de Almeida, de 21 anos —, a principal intenção da caminhada é conscientizar a população. “Falta muito ainda no que se trata de tratamento, seja para crianças, idosos ou adultos. Muitos locais encerram os atendimentos aos 18 anos, sendo que o autismo é para sempre”, explicou.

Participando pela primeira vez da caminhada, a dona de casa Vanessa da Silva compareceu com o marido, Herman Cladijo, e os filhos Brenda Zapata, de 10 anos, diagnosticada com autismo, e Thales Zapata, de 7 anos. Para ela, o evento é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a inclusão. “Muito se fala de inclusão na teoria, mas, na prática, nem sempre é assim. Por isso, fiz questão de acordar cedo e trazer minha família para apoiar a causa”, ressaltou.
Já a senhora Ydna Thome, que participou pela terceira vez do evento ao lado do seu filho autista, Felipe Thome da Silva, de 7 anos, a caminhada já faz parte do calendário de obrigações anuais. “Meu filho gosta muito do evento. Espero que continue por muito tempo, certamente nós viremos nas próximas caminhadas”, concluiu.

A animação ficou por conta da Banda dos Fuzileiros Navais, que se apresentou ao lado dos mascotes Fuzileirinho e Marinheirinha, arrancando sorrisos das crianças e posando para fotos. Os batedores militares, pilotando motos Harley-Davidson, também chamaram a atenção do público. Representantes do poder público, ONGs e empresas parceiras marcaram presença com tendas montadas para oferecer informações, promover atividades lúdicas, aplicar vacinas e emitir documentos.
O Imediato do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Luiz Lima, participou da caminhada acompanhado da filha Ana Júlia Lima, de 16 anos, diagnosticada com autismo. Para ele, o evento é essencial para fortalecer a causa. “Este dia na Praia da Bica tem um significado profundo para quem, diariamente, se dedica a proporcionar mais autonomia e qualidade de vida a esses anjos. Como pai de uma criança autista, enfrento desafios constantes e celebro, com alegria, cada conquista. É uma grande honra fazer parte dessa celebração”, destacou.
Após a apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais, foi a vez do cantor e compositor Ito Melodia, ao lado do Bloco Tribo da Cacuia, animar o evento com seus hinos e canções. Ao final, as famílias soltaram balões azuis — cor símbolo do autismo, por transmitir sensações de calma e equilíbrio.

Comentários
Parabenizo a todos, que de qualquer modo contribuiram para o sucesso e brilhantismo, dessa comemoração.
Abraços. Ivan.
Comentar